Buscar

PPP02 Forum

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A importância da comunicação interna nas empresas
 
“Vivemos na era da informação e do conhecimento, e isto por si só já impõe às empresas a necessidade de olharem de forma mais estratégica para a comunicação interna. Mas além disso, organizações se transformam com frequência e seu clima e sua cultura organizacional também mudam em virtude das interações entre seus colaboradores, de mudanças de mercado, de contexto sociocultural e histórico-econômico. Nesses momentos, é normal que os gestores se assustem à medida que novos desafios surgem e fica cada vez mais difícil manter o equilíbrio e a coesão interna. A importância da Comunicação Interna para a empresas, portanto, fica cada vez mais clara e se impõe como prioridade nas empresas que prezam pela eficiência e pela entrega efetiva de resultados. [...]”.
 
Para ler o texto na íntegra, acesse:
 
REIS, K. A importância da comunicação interna nas empresas. Cultura Colaborativa, 30. Set. 2016. Disponível em: <http://culturacolaborativa.socialbase.com.br/importancia-comunicacao-interna/>.  
 
 
Necessariamente, a comunicação empresarial  ̶  interna e externa  ̶  deve ser clara, objetiva, dialógica e conduzida de forma estratégica para se constituir em uma das ferramentas de  gestão corporativa. Para tanto, devem ser evitadas a ambiguidade, a incoerência entre a imagem da empresa e sua atuação e deve ser considerado o receptor da mensagem. Assim, não são comprometidos os resultados da empresa, sua cultura e seu potencial de inovação, seja de forma tangível (como prejuízos acarretados por questões jurídicas) ou intangível (como o comprometimento da imagem da empresa com seu quadro de colaboradores).
 
Tendo esse entendimento em mente, considere a seguinte situação-problema:
 
A empresa X necessita informar aos seus colaboradores o corte de um benefício, ocasionado por questões de ordem financeira. Esse comunicado será realizado por meio de um e-mail. Desse modo, responda:
 
Quais cuidados devem ser tomados com relação à linguagem nele utilizada para que o fato seja compreendido adequadamente?
Ao utilizar a linguagem do e-mail , este deve ser formal, equivaler a, de acordo com a norma culta da língua portuguesa. Nesse comando, a empresa deve ser clara, objetiva e precisa em sua comunicação, de modo que os colaboradores possam entender a mensagem em poucas palavras.
De que modo a falha na comunicação empresarial interna pode prejudicar o relacionamento entre líderes e demais colaboradores?
Havendo falha de comunicação, ou consistir em, a mal compreensão por parte dos colaboradores, isso poderá causar boatos na comunicação entre o líder e seus colaboradores. Analisando na prática, isso significaria o surgimento de fofocas (conversas distorcidas) e intrigas entre os membros de uma equipe ou departamentos. Assim prejudicando a empresa, com o desinteresse dos colaboradores gerando vários problemas.

Outros materiais