Buscar

Importância da resolução de problemas na matemática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:444347) ( peso.:1,50)
	Prova:
	10686944
	Nota da Prova:
	10,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada
	1.
	O ensino da matemática por meio da resolução de problemas passou a ter maior ênfase na década de 1980. Os professores recebiam diversas listas de exercícios e de problemas para aplicarem durante as aulas. Quanto à importância de ensinar matemática contemplando a resolução de problemas, analise as sentenças a seguir: 
I- Ensinar matemática utilizando a resolução de problemas foi uma proposta que não trouxe mudanças para o aluno, pois contempla a memorização dos exercícios matemáticos.
II- Ensinar matemática por meio da resolução de problemas é uma forma significativa de abordar o conteúdo, pois desenvolve habilidades matemáticas.
III- O ensino da matemática, quando prioriza a resolução de problemas, permite que os alunos utilizem os conhecimentos que já possuem e consigam relacionar com as novas informações.
IV- O ensino da matemática por meio da resolução de problemas dá oportunidades ao aluno de ampliar seu conhecimento e a conhecer como se aplica a matemática no dia a dia.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	2.
	No processo de escuta, encontram-se sinais de comunicação que se estabelecem quando a mensagem transmitida é captada pelo receptor que, ao escutar, processa a informação adquirida através de dois fatores - o inato e o ambiental. Quanto a este último, desenvolve-se a capacidade de interagir verbalmente, segundo as regras de convivência dos diferentes ambientes e instituições. Significa dizer que a escuta pode ser aprendida e praticada na escola. Sobre o favorecimento e o desenvolvimento da escuta, analise as afirmativas a seguir:
I- Na sala de aula, dentre as possibilidades de exercitar a habilidade de escuta, está a leitura em voz alta de textos diversos, cuja compreensão dependerá da realização de atividades, como resumo, respostas a um questionário, ou ainda orientação sobre um determinado jogo. 
II- Dentre as estratégias para desenvolver habilidades de escuta, podemos citar o contar e ouvir histórias ou relatos.
III- Um ambiente propício para a prática da escuta supõe a mediação do professor, especialmente no que se refere à explicação prévia dos objetivos, a antecipação de certas dificuldades que podem ocorrer.
IV- O professor deverá atentar para o fato de que as atividades de produção oral de textos dos mais variados tipos, descrição do funcionamento de aparelhos e equipamentos, narração de acontecimentos e fatos dificultam o desenvolvimento da habilidade de escuta.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	3.
	No ato da comunicação, uma habilidade é fundamental para que a mensagem seja concluída. Estamos falando da habilidade de escuta. A escuta se relaciona com a comunicação interpessoal, pois enquanto quem emite a mensagem fala, quem recebe a mensagem se concentra para compreendê-la. No ato de comunicação, a mensagem precisa ser clara e completa, para que haja entendimento. Sobre as habilidades de escuta, analise as sentenças a seguir:
I- Para exercitar a habilidade de escuta na escola, uma possibilidade é a leitura em voz alta de textos diversos. 
II- Diversas estratégias podem ser propostas para desenvolver a habilidade de escuta em cada situação. Essa ação depende da organização do professor. 
III- A mediação do professor não interfere no ambiente para que ocorram estratégias que promovam a habilidade de escuta. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	4.
	A linguagem é a característica que nos difere dos demais seres, permitindo-nos a oportunidade de expressar sentimentos, revelar conhecimentos, expor nossa opinião frente aos assuntos relacionados ao nosso cotidiano, e, sobretudo, promovendo nossa inserção ao convívio social. É preciso provocar o aluno para que este analise a fala, para que note que há variações no emprego e também no uso decorrente de fatores geográficos, sociais, profissionais, situacionais, entre outros. Quanto às variações linguísticas e à escola, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O professor deverá fomentar possibilidades para a reflexão sobre a diferença de falares. Uma vez que "um dialeto não é simplesmente um uso errado do modo de falar do outro dialeto. São modos diferentes" (CAGLIARI, 2006, p. 19).
(    ) As variações linguísticas acontecem porque as línguas se modificam ao longo do tempo, sendo papel da escola fazer a orientação, pois cada modo de falar é adequado para determinada circunstância.
(    ) Uma das funções da escola é conscientizar o discente de que a variedade linguística poderá ocorrer no nível lexical, fonético, morfológico, entre outros, que se vinculam a fatores como o geográfico, o social e o sociocultural e de contexto; os preconceitos acontecem quando um determinado grupo passa a considerar um elemento superior. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Linguística. São Paulo: Scipione, 2006.
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	V - V - V.
	 d)
	V - V - F.
	5.
	O professor consegue identificar o que o aluno já sabe sobre o conteúdo, por meio do erro cometido durante a resolução de problemas. Assim, ele poderá, pela mediação, reconstruir esse conhecimento a partir do que o aluno já sabe. Por isso, é importante o professor sempre estar atento ao comportamento da criança e fazer correções quando necessário, para corrigir o processo de raciocínio. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O contato com o material concreto não possibilita à criança fazer relação com os objetos, nem pensar sobre os números
	 b)
	O papel do professor é desenvolver a autonomia na criança, proporcionando um pensar autônomo e crítico.
	 c)
	O conhecimento sobre o número é ensinado por meio de treino e de forma acelerada, para que a criança estabeleça relações.
	 d)
	O professor deve ter claro que o conceito de número deve ser ensinado e não construídos pela própria criança, pois ela não possui tal capacidade.
	6.
	As atividades desenvolvidas pela criança, de caráter pedagógico ou de caráter lúdico, estimulam diversas habilidades operatórias. O estímulo pode ser maior ou menor, dependendo de como o professor trabalhará as atividades. Sobre o papel do professor da Educação Infantil no desenvolvimento das habilidades operatórias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na fase da Educação Infantil, a criança não tem capacidade ainda de perceber as características dos objetos, como as cores, as formas e os tamanhos, por isso não é relevante elaborar atividade que estimulem essa capacidade.
(    ) É importante que o docente possibilite à criança explorar os objetos para ter contato com diferentes texturas, desenvolvendo a  sensibilidade tátil.
(    ) As habilidades operatórias são construídas de forma progressiva por meio de atividades pedagógicas, até que a criança consiga interpretar a matemática e compreender as operações concretas.
(    ) Os jogos podem ser usados para o desenvolvimento de habilidades operatórias, podendo ser aplicado com crianças de qualquer idade, independentes delas terem maturidade ou não para a sua compreensão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - F - F- F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	7.
	Entre a língua falada e a escrita existem diferenças marcantes. Escrever um texto é diferente de falar uma mensagem, pois cada uma dessas formas de expressão tem características próprias. Sobre as principais diferenças que envolvem a língua e a escrita, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) A língua escrita não apresenta recursos como entonação e ritmo, que enriquecem a língua falada.
(    ) Quando falamos, podemos utilizar recursos da linguagem não verbal, como gestos e expressões fisionômicas, o que não ocorre na comunicação escrita.
(    ) Na linguagem falada, geralmente há repetição de palavras e emprego de gírias e expressões populares em maior quantidade do que na escrita.
(    ) Quem está proferindo a mensagem falada pode perceber imediatamente a reação do receptor, fato impossível no caso da mensagem escrita.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	8.
	A ideia de número foi sendo aperfeiçoada ao longo dos séculos, devido à necessidade do adulto de contar os objetos. A criança adquire esse conceito de número quando ela consegue classificar e quantificar, e isso ocorre de forma progressiva. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: 
I- Para contribuir no processo de aquisição do número, o professor deve conseguir perceber quando o aluno conta de memória e quando ele conta com significado numérico.
II- Para a construção da estrutura mental do número a criança deve memorizá-los para conseguir assimilar os signos.
III- Quando a criança não ordena mentalmente os objetos na hora de contar, facilmente poderá se esquecer de contar algum ou contar mais de uma vez o mesmo objeto.
IV- Para que ocorra a construção de conceitos numéricos, é preciso que a criança consiga estabelecer relações entre o conhecimento que já possui com o contexto em que está inserida.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	9.
	Ensinar por meio da resolução de problemas exige planejamento, dedicação e preparo por parte do professor, pois a forma de ensinar matemática ainda é abstrata e distante da realidade do aluno. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para que o aluno compreenda a resolução de problemas, o professor não pode utilizar um mecanismo direto de ensino, mas proporcionar ao aluno processos de pensamento para que saia da abstração do conceito e compreenda a atividade de forma contextualizada.
(    ) Para muitos educadores matemáticos, ensinar por meio de resolução de problemas permite que o aluno utilize o conhecimento que já possui para desenvolver seu raciocínio lógico.
(    ) Para conseguir resolver atividades por meio da resolução de problemas, o aluno precisa utilizar  métodos de investigação e enfrentar novas situações, para compreender como ocorre a formação de  conceitos.
(    ) A prática pedagógica correta que deve ser utilizada pelo professor é a memorização dos conceitos para depois apresentar o problema para o aluno resolver.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	10.
	É necessário que a escola modifique a sua metodologia de ensino, buscando um novo sentido para a prática pedagógica. Adotar diferentes metodologias ao ensinar a matemática facilita a aprendizagem dos conceitos matemáticos. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os alunos não apresentam nenhuma dificuldade em compreender como se dá a construção do número.
	 b)
	É importante que o aluno manipule objetos de contagem no dia a dia para a compreensão dos conceitos matemáticos.
	 c)
	A escolha de materiais para realizar as atividades não é importante, pois a ação do professor durante o processo de aprendizagem não é relevante.
	 d)
	As atividades pedagógicas devem ser apresentadas de forma sequenciadas para que o aluno decore de forma rápida os conceitos.

Outros materiais