Buscar

av1 sociolinguistica

Prévia do material em texto

Av1 - Sociolinguística
Avaliar
1)
Analise a imagem a seguir:
(Disponível em: https://bit.ly/2YUAhNj. Acesso em: 08 abr. 2019)
O texto se refere a um julgamento de valor negativo sobre a língua, quando há desvalorização de certos usos, isto é, de certas variedades linguísticas. Assinale a alternativa que apresenta o termo a que esse conceito corresponde:
Alternativas:
a)
Diglossia
b)
Competência comunicativa
c)
Preconceito linguístico
d)
Dialeto
e)
Déficit cognitivo 
2)
A Sociolinguística tem por objeto de estudo os padrões de comportamento linguístico observáveis dentro de uma comunidade de fala e os formaliza analiticamente através de um sistema heterogêneo, constituído por unidades e regras variáveis.
(LUCHESI, Dante; ARAÚJO, Silvana. A Teoria da Variação Linguística. Disponível em: http://www.vertentes.ufba.br/a-teoria-da-variacao-linguistica. Acesso em: 08 abr. 2019)
Analise as afirmativas a seguir:
I) Dentre as vertentes da sociolinguística, há diferenças em relação à metodologia utilizada e o tipo de dado analisado.
II) A sociolinguística variacionista tem trabalhado com dados de fala e com bancos de dados vastos, no sentido de descrever diferentes usos da língua.
III) A sociolinguística educacional enfoca as práticas de ensino e o trabalho com diferentes usos da língua em sala de aula.
IV) Os níveis de análise linguística não estão sujeitos à variação: nível fonético-fonológico, morfológico e sintático.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
apenas I, II e III. 
b)
apenas II, III e IV. 
c)
apenas III e IV. 
d)
apenas I, III e IV.
e)
apenas I, II e IV. 
3)
Leia o texto:
(Disponível em: https://bit.ly/2WU1cXB. Acesso em: 08 abr. 2019)
O texto evidencia a mudança na linguagem em decorrência do tempo, porém é importante observar que:
Alternativas:
a)
a língua portuguesa brasileira tem por origem um pidgin. 
b)
a mudança ocorre por causa da escolaridade do falante. 
c)
somente o aspecto social é determinante para a mudança. 
d)
nem toda variação na língua torna-se mudança.
e)
o português brasileiro tem como base a língua crioula. 
4)
A linguagem e sociedade são fatos que estão intrinsecamente relacionados e isso tem sido afirmado com precisão pela Linguística – ciência que estuda a linguagem. Também os estudos sociolinguísticos, embora relativamente jovens em comparação com outras ciências existentes, vêm timidamente, porém com coerência, apontando a evidência de tais fatos. A variação linguística se trata do uso da língua condicionado por diferentes fatores, sendo estes regionais, contextuais, socioculturais ou históricos.
(CARDOSO, Ana Luísa. Variação linguística no português brasileiro em sala de aula. In.: Ensino, guia de educação. Disponível em: <https://canaldoensino.com.br/blog/variacao-linguistica-no-portugues-brasileiro-em-sala-de-aula>. Acesso em: 12 abr. 2018.)
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I) Em um mesmo país, há diversas variações dentro de um mesmo idioma, o regionalismo é um exemplo de variação linguística.
PORQUE
II) Podemos exemplificar este caso com os vocábulos ‘mimosa’, ‘mexerica’ e ‘bergamota’ para referir-se à tangerina em diferentes regiões do Brasil.
Com base na relação estabelecida entre as asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b)
As asserções I e II são verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é verdadeira, e a asserção II é falsa.
d)
A asserção I é falsa, e a asserção II é verdadeira.
e)
As asserções I e II são falsas.
5)
A língua varia de acordo com o contexto comunicativo, isto é, a ocasião determina o modo de falar, que pode ser formal ou informal. Esta variação, portanto, refere-se ao registro empregado pelo falante em determinado contexto interacional, ou seja, depende da situação em que a pessoa está inserida.
(SILVA, Suzete Oliveira da. Linguagem virtual: um novo código? In: Dia a dia educação, 2008. Disponível em: https://bit.ly/2uSaUOa. Acesso em: 15 abr. 2019.)
Analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):
(   ) Em uma palestra, por exemplo, um professor deve utilizar a linguagem formal, isto é, aquela que respeita as regras gramaticais da norma-padrão.
(   ) Em uma conversa com os amigos, esse mesmo professor pode se expressar de forma mais natural e espontânea, sem a obrigação de refletir sobre a utilização da língua de acordo com a norma culta.
(   ) A linguagem usada na internet e em um texto formal deve ser diferenciada: enquanto, na internet são permitidos os usos de abreviações e de "pra" no lugar de "para", em uma redação, isso é proibido, uma vez que é um texto que exige a norma culta da língua.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
V - F - V
b)
V - V - V
c)
V - F - F
d)
F - V - V
e)
F - V - F

Continue navegando