PROJETO INTEGRADOR PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO un2
6 pág.

PROJETO INTEGRADOR PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO un2


DisciplinaProjeto Intregador40 materiais52 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Teste
	ATIVIDADE AVALIATIVA 2
	Iniciado
	03/06/19 17:24
	Enviado
	03/06/19 18:51
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	2 em 2,5 pontos  
	Tempo decorrido
	1 hora, 27 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O estudo das vantagens competitivas (ou base de diferenciação em relação aos concorrentes) permite entender as razões pelas quais os consumidores preferem um produto em detrimento de outros. A partir disso, as empresas procuram tomar decisões sobre como elas poderão se distinguir dos concorrentes. As principais vantagens competitivas estão no produto, preço, formas de distribuição e atendimento.
 
A partir do ponto apresentado acima e do conteúdo estudado, considere as seguintes afirmações:
 
I.                    A imagem que os clientes associam aos produto e serviços pode ser uma vantagem competitiva. Construir uma imagem positiva é algo muito difícil. Assim, não é o melhor atributo a ser perseguido como vantagem competitiva. Portanto, a empresa deve começar por se diferenciar nos detalhes do produto e no preço.
II.                 Uma vantagem competitiva deve ser algo que o cliente valorize. Ter uma vantagem que seja muito criativa, única, mas que o cliente não reconhece, não faz muito sentido e deixa de ser uma vantagem para ser apenas um diferencial. Então, quem decide 0o que é uma vantagem competitiva é o cliente.
III.              Uma vantagem competitiva que possa ser copiada pelo concorrente não é uma vantagem, apenas um diferencial momentâneo. Uma vantagem deve ser sustentável, ou seja, durável por longo tempo. 
IV.               Criar CD´s (Centros de Distribuição) em parcerias com concorrentes ( Clusters ) não trará uma vantagem competitiva, apenas terá algum impacto nos custos operacionais. 
 
Agora, assinale a alternativa que traz o que é correto afirmar.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II e III apenas.
	Resposta Correta:
	 
II e III apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A resposta está correta. Uma vantagem competitiva é tudo aquilo que gera valor para o cliente e que ele reconhece e valoriza. O ideal é que ela seja muito difícil de ser copiada, caso contrário, em pouco tempo deixa de ser uma vantagem ou diferencial competitivo.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Em qualquer processo de planejamento, objetivos devem ser cuidadosamente estabelecidos. A falta de clareza dos objetivos propostos pode comprometer toda a execução do plano pela falta de entendimento ou comprometimento dos colaboradores.
 
Com relação à finalidade dos objetivos estabelecidos no processo de planejamento, assinale com V as alternativas verdadeiras e com F as alternativas falsas. 
 
(   ) Fornecer às pessoas um sentimento específico e adequado com relação ao seu papel na empresa.
(   ) Dar consistência à tomada de decisão de longo prazo entre executivos, por entender que os objetivos são imutáveis.
(   ) Estimular o emprenho e a realização baseada em resultados esperados. 
(   ) Reduzir os custos operacionais.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, V, V.
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A resposta está correta. Ao deixar claros os objetivos, pressupõe-se uma alteração do status quo (estado atual) dos colaborares, que passam a ficar alinhados com os propósitos dos objetivos, mesmo que alguns objetivos sejam mais específicos.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Quando David Norton e Robert Kaplan desenvolveram o conceito do Balanced Scorecard (BSC) estavam convencidos de que até o final da década de 90 os sistemas de controle eram falhos. Geralmente, só se sabia se um plano ou objetivo havia sido atingido quando não havia mais tempo para corrigir qualquer desvio. Isso era lamentável, já que, dependendo de qual índice foi negativo e seu tamanho, as implicações poderiam ser desastrosas para a empresa. Após a criação e uso do BSC nas empresas, ele passou a ser mais que um sistema de controle, tornou-se também um sistema de gestão.
 
Com base no texto acima e no conteúdo estudado, assinale a alternativa correta sobre o BSC.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A grande vantagem do BSC é não medir somente os indicadores financeiros, mas sim tudo que deve ser medido e monitorado no ambiente de negócios, apontando suas tendências.
	Resposta Correta:
	 
A grande vantagem do BSC é não medir somente os indicadores financeiros, mas sim tudo que deve ser medido e monitorado no ambiente de negócios, apontando suas tendências.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Correto. A grande vantagem deste conceito é sua capacidade de medir indicadores financeiros, não financeiros, de ocorrência e de tendência (ótimo para previsões). É um conceito universal aplicável a qualquer tipo e porte de empresa, indistintamente.
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Cada departamento da empresa apresenta uma tendência muito forte para maximizar seus objetivos e resultados, de modo que o esforço de um departamento pode anular ou comprometer o de outro. O modelo de APO estabelece uma convergência em prol de um único objeto. No entanto, esse aspecto poder gerar divergência, pois os colaboradores podem, ao trabalhar no coletivo, esquecer das suas responsabilidades pessoais.
 
Considerando a afirmação acima e o conteúdo estudado, avalie as proposições a seguir e a relação entre elas.
 
I.                    Cada subobjetivo maximizado leva a empresa a se transformar em um sistema centrífugo de esforços.
  
PORQUE 
  
II.                 Os esforços individuais para realizar metas corporativas podem privilegiar a quantidade em detrimento da qualidade e gerar uma divergência no objetivo central, por exemplo. 
 
A respeito dessas proposições, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
	Resposta Correta:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A resposta está correta. A administração por objetivo realmente privilegia a sinergia, no entanto, pode fazer os colaborares reduzirem a atenção e importância de suas tarefas individuais e se focarem em demasia na meta de outros.
	
	
	
Pergunta 5
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Os indicadores de desempenho devem ter um formato padrão de medidas para que possam ser lidos e interpretados com precisão por todos os usuários. Para a devida precisão, são aferidos por unidades de medidas, índices e fórmulas.
 
Sobre os indicadores de desempenho, considere um padrão de medição baseado em uma fórmula, no qual as características são exibidas logo na sequência. Sobre esse padrão, assinale com V, as afirmações verdadeiras e com F, as falsas.
 
(  ) Valores definidos por inúmeras variáveis e conjugações.
(  ) Grandezas de medidas padrão. 
(  ) Valores relativos (%).
(  ) Nota estatística apurada em um julgamento. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, V, F, F.
	Resposta Correta:
	 
V, F, F, F.
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Durante as últimas décadas do século XIX, na escola clássica de administração, Taylor desenvolveu o que temos até a atualidade como embasamento da administração. Ele criou as quatro funções da administrativas: PODC.
 
Nesse sentido, considerando a definição de POCD, assinale com V, as afirmações verdadeiras e com F, as falsas.
 
(  ) Planejamento é o processo de projeto do plano de ação, com definição dos seus responsáveis para alcance dos objetivos estratégicos.
(  ) Organização é tornar produtivos os processos eficientes e eficazes