A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Apol 4 03 06 19

Pré-visualização | Página 1 de 1

Apol 4 03 06 19
Nota: 100
Disciplina(s):
Controladoria
Teoria Contábil Avançada
Questão 1/5 - Teoria Contábil Avançada
Nos últimos anos, muitos estudos sobre o comportamento do lucro contábil, ao longo do tempo, vêm sendo desenvolvidos. Nesse âmbito, por que devemos dar uma atenção especial para as contas extraordinárias e não operacionais, que compõe o lucro?
Nota: 20.0
	
	A
	essas contas possibilitam prever como será o comportamento das receitas com vendas operacionais da entidade para os próximos períodos.
	
	B
	contas não operacionais, por incluir as despesas com dividendos, são apreciadas positivamente pelos investidores que buscam retorno.
	
	C
	essas contas indicam a atividade fim da empresa, servindo como parâmetro para previsões futuras do lucro contábil.  
	
	D
	porque são as contas de maior relevância do demonstrativo de resultado de exercício.
	
	E
	contas extraordinárias e não operacionais geralmente possuem caráter transitório e não correspondem atividade fim da empresa.  Dessa forma, podemos estar gerando informações não padronizadas.
Você acertou!
Resposta: E
Estudos realizados na área contábil, que envolve lucro como fator preditivo ao longo do tempo, costuma-se separar do resultado, a contas extraordinárias e não operacionais, padronizando o lucro observado ao longo do período (pag. 8).
Questão 2/5 - Teoria Contábil Avançada
O escritório de consultoria Alfa, empregando sofisticados métodos estatísticos, consideraram que o retorno esperado das ações da mineradora Beta seria de 2% ao mês. No entanto, em função do recente prejuízo divulgado, constatou-se que no mês de março, esses ativos apresentou uma variação negativa de 5%. De acordo com as terminologias empregadas no mercado financeiro, essa variação percebida no mês de merço é também conhecida como? 
Nota: 20.0
	
	A
	Retorno anormal
Você acertou!
Resposta: A
Com bases nos conceitos apresentados na aula (pg. 7), esse retorno abaixo do esperado é conhecido como “retorno anormal”.
	
	B
	Retorno esperado
	
	C
	Retorno catastrófico
	
	D
	Média ponderada
	
	E
	Retorno elevado ao expoente negativo
Questão 3/5 - Controladoria
Com relação as perspectivas estratégicas do balanced scorecard e as questões fundamentais para mensuração do desempenho, associe os itens as assertivas a seguir utilizando os códigos:
I. Finanças
II. Cliente
III. Processo
IV. Aprendizagem e crescimento
(    ) Nesta perspectiva as empresas buscam identificar os segmentos de clientes e mercado onde querem competir.
(    ) Nesta perspectiva a empresa identifica os objetivos relacionados aos recursos humanos, tecnologia da informação cultura e alinhamento organizacional.
(  ) Esta perspectiva permite analisar de que forma uma determinada área melhora em função de outra.
(   ) É a primeira perspectiva a ser elaborada, contém objetivos e medidas de desempenho que representam as medidas finais de sucesso das empresas que visam lucro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Nota: 20.0
	
	A
	I – II- III- IV
	
	B
	II – I- III- IV
	
	C
	III – II- I- IV
	
	D
	IV – II- III- I
	
	E
	II – IV- III - I
Você acertou!
Comentário: A alternativa que apresenta a resposta CORRETA é a (e), pois de acordo com o material, as perspectivas do balanced scorecard são elaborados de forma ordenada, buscando equilibrar os objetivos estratégicos por meio das perspectivas internas e externas de desempenho. (Rota 5, Tema 4 - p.12-16)
Questão 4/5 - Teoria Contábil Avançada
No mercado de capital, é comum deparar-se com ativos financeiros que oscilam diariamente, como é o caso das ações da Petrobrás, que nos dias de pregão, sofrem variações tanto positivas como negativas. Nesse contexto, como podemos considerar que as informações contábeis adicionam valor ao preço desse ativo?
Nota: 20.0
	
	A
	Exclusivamente em situações em que o lucro divulgado pela contabilidade acrescenta, no mínimo, 2% no preço do ativo.
	
	B
	Ocorre nas ocasiões em que os demonstrativos apurados são auditados com parecer adverso, demonstrando que há rigidez nos procedimentos adotados pela empresa.
	
	C
	Em situações adversas, onde há ausência de informação contábil e os investidores, sem informações financeiras, precificam ativos ao preço contábil real.
	
	D
	Quando, na data do anúncio da informação contábil, ocorrem variações importantes.
Você acertou!
Resposta: D
Se ocorreram variações importantes nos preços dentro desse período, pode-se dizer que a informação contábil adicionou informação ao mercado (Iudícibus & Lopes, 2004).  (pag. 6).
	
	E
	Atualmente, conforme preconizados pelos estudos, as informações contábeis são as únicas que efetivamente possuem a potencialidade de adicionar valor ao preço do ativo.
Questão 5/5 - Controladoria
O conceito de avaliação de desempenho é consolidado por Valmorbida (2014) a partir dos elementos ou atividades integrativas. Acerca dessas atividades, assinale a alternativa INCORRETA:
Nota: 20.0
	
	A
	a singularidade parte do princípio que os sistemas de avaliação de desempenho são elaborados a partir da percepção dos gestores.
	
	B
	a abrangência corresponde a integração dos sistemas de mensuração e a gestão de desempenho.
	
	C
	o aprendizado e a melhoria correspondem a atividades integrativa que valida o sistema de avaliação de desempenho.
	
	D
	a atividade de integração valida o sistema de avaliação de desempenho, de modo a acompanhar a sua utilidade.
Você acertou!
Comentário: A alternativa que apresenta a resposta INCORRETA é a (d), pois de acordo com o material, a atividade de integração envolve os sistemas de mensuração e avaliação de desempenho.   (Rota 5, Tema 1 - p.4-5)
	
	E
	a singularidade no sistema de avaliação de desempenho contribui para o estabelecimento de metas e identificação de objetivo.