prova de sociologia
4 pág.

prova de sociologia

Pré-visualização2 páginas
A experiência brasileira de modernidade, no que diz respeito à produção cultural e artística, ganhou ênfase a partir da vinda da família real portuguesa ao Brasil em meados do século XIX. Entretanto, podem ser relacionadas algumas práticas e tentativas ainda nos séculos anteriores. Com relação à produção cultural moderna brasileira, analise as sentenças a seguir:
I- Podem-se relacionar as cartas, os mapas e os relatos das viagens que foram elaborados pelos navegadores do século da época das grandes navegações. 
II- Marquês de Pombal propunha reformas no campo do ensino que era oferecido no país, que previa a introdução de saberes científicos aos conteúdos que eram ministrados nos raros espaços educacionais existentes. 
III- O país contava com ampla sistematização da produção cultural das populações nativas, registros de exemplares da diversidade ambiental e de minérios que o país apresentava. 
IV- O Brasil, de certa forma, ficou desfavorecido no que diz respeito ao desenvolvimento de suas expressões artísticas, científicas e intelectuais, isso se dava ao fato de sermos uma colônia de Portugal, o que submetia à tradição cultural da metrópole.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	2.
	Durante a história das sociedades, as pessoas aprenderam a se organizar em grupo, a partilhar soluções técnicas e políticas, bem como desenvolver linguagens. Assim, o estudo sobre a sociedade envolve diferentes tipos de informação, seja informação quantitativa ou qualitativa que possa descrever como ocorre o fenômeno social. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- Nas conversas do cotidiano, é normal as pessoas opinarem sobre a vida em sociedade.
II- O senso comum também é uma fonte de debate sobre a vida política e social.
III- As pessoas podem ter, em alguma área, uma opinião mais crítica sobre a sociedade.
IV- Temas como família e poder ficam de foram do estudo sobre a sociedade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	3.
	Para Weber, a desigualdade não é uma simples questão de a pessoa "ter e não ter" com relação a quem detém os meios de produção; ela é parte de um processo mais amplo de diferenças e hierarquia. Sobre essa questão de hierarquia, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <https://bit.ly/2OsCt9r>. Acesso em: 11 maio 2018.
	
	 a)
	O suicídio.
	 b)
	O capital.
	 c)
	Ética protestante e o nascimento do capitalismo.
	 d)
	Curso de Filosofia Positiva.
	4.
	O sociólogo polonês Zygmunt Baumann (1925) tem sido um dos teóricos mais lidos e utilizados para compreender e explicar os aspectos da sociedade contemporânea. Em suas formulações utilizou uma metáfora oriunda dos estados físicos da matéria, que é o ?líquido?, para melhor explicar e ilustrar o caráter das relações no interior desta sociedade. O que o autor procurou explicar com o uso dessa metáfora?
	 a)
	Que, na dimensão econômica, esta metáfora traduz que as relações entre pessoas e produtos são mediadas pelos valores éticos e culturais.
	 b)
	Que este estado da matéria indica a rigidez, a longa duração, a permanência e a perpetuidade.
	 c)
	Que é esperado que o indivíduo seja flexível, maleável, leve e dinâmico em suas relações.
	 d)
	Que as relações entre as pessoas têm se tornado cada vez mais duradouras, estáveis, seguras e sólidas.
	5.
	Na sociedade em que surgiu a disciplina de Sociologia, o homem foi colocado numa nova relação diante do universo, da natureza e da sociedade. A partir de então, o homem passou a ser compreendido como a medida e o limite de todas as coisas. Como foi identificada e definida esta sociedade?
	 a)
	Antropocêntrica.
	 b)
	Heliocêntrica.
	 c)
	Nova ciência.
	 d)
	Teocêntrica.
	
	&quot;A sociologia, de modo bem simples, é o estudo sistemático do comportamento social e dos grupos humanos. Ela focaliza as relações sociais e como essas relações influenciam o comportamento das pessoas e como as sociedades, a soma de tais relações se desenvolve e muda.&quot; (SHAEFER, 2006, p. 3).
O fragmento citado estabelece um conceito parcial que define a sociologia. Trata-se de uma explicação que delimita a área de estudo desse conhecimento segundo uma maneira específica de compreender a ação dos pesquisadores dessa área. Nesse sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O fragmento representa a visão tradicional da sociologia no tempo de seu surgimento.
(    ) O texto evidencia a necessidade de uma visão crítica e transformadora por parte dos sociólogos.
(    ) A ideia expressa sobre a sociologia sugere uma pesquisa social neutra e com um estudo sistemático.
(    ) A concepção de sociologia em questão descarta a possibilidade de desenvolvimento e progresso da sociedade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SCHAEFER, Richard T. Sociologia. 6. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	 *
	Observação: A questão número 6 foi Cancelada.
	7.
	O renascimento científico foi um período em que a ciência voltou a ter um desenvolvimento após séculos de condenação dogmática. Os cientistas, mesmo que de forma mais discreta, começaram a expor suas ideias e, gradativamente, geraram uma retomada das pesquisas que existiam nesse período apenas em países de cultura árabe. Sobre um cientista que negou a criação, afirmando a supremacia da razão, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <https://bit.ly/2L1BOOh> Acesso em: 10 maio 2018.
	
	 a)
	Guttenberg.
	 b)
	Pomponazzi.
	 c)
	Galileu Galilei.
	 d)
	Copérnico.
	8.
	A partir da segunda metade do século XVIII, com a primeira Revolução Industrial e o surgimento do proletariado, cresceram as pressões para uma maior participação política e a urbanização se intensificou, recriando uma paisagem industrial muito distinta da que antes existia, conhecida como proletariado. Sobre os indivíduos que correspondem ao proletariado, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <https://bit.ly/2Kei3he>. Acesso em: 10 jun. 2018.
	
	 a)
	Senhor feudal que passa a se converter em grande empresário.
	 b)
	Clero que orienta a população rumo à salvação.
	 c)
	Trabalhadores que vendem sua mão de obra.
	 d)
	Nobreza que passa a exercer suas funções de modo mais dinâmico.
	9.
	Os primeiros ares e sinais do período conhecido como modernidade podem ser identificados no interior dos movimentos, como o renascimento cultural, do humanismo e da reforma protestante que remontam aos primórdios do século XV. Diante de que contexto social, religioso e cultural estes movimentos emergiam e se afirmavam? Que concepções e valores defendiam? Sobre essas questões, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Insurgiam-se diversas vertentes que procuravam contestar o dogmatismo e a dominação ideológica praticada pela Igreja Católica e, por outro lado, defendia a renovação intelectual em toda Europa.
(    ) Os movimentos artísticos e intelectuais procuravam alterar a concepção de um homem pecador, e Deus encontrava-se no centro do Universo. Por outro lado, defendiam a ideia de que o homem possuía as condições plenas de realização e que deveria colocar-se no centro do universo.
(    ) Estes movimentos procuravam se diferenciar do período anterior e defender novas ideias/concepções. Acabou por difundir que a Idade Média caracterizava-se por ser de profundo rebuscamento,