Buscar

Analise filme as vantagens de ser invisivel

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Analise:
Escolhemos o Filme As Vantagens de Ser Invisível – que relata a convivência de um jovem altruísta, à procura de sua própria identidade, marcado por traumas como o suicídio de seu melhor amigo e a morte de sua tia que tanto amava, passa a viver sua vida preso em sua própria mente, começa a escrever cartas a um amigo imaginário e isso o ajuda a não se sentir tão solitário. Podemos observar no filme aspectos de campo grupal, coesão e processos identificatórios.
Com base no texto sobre o narcisismo, Freud observa no luto uma reação a perda de um objeto traduzida por uma tentativa reinterada do ego em continuar a investir no objeto perdido, provocando desinteresse pelo mundo externo. Tudo gira em torno dessa perda. Porém, o principio da realidade intervém, o ego percebe que o objeto amado não existe mais. 
Charlie conhece Sam e Patrick e começam uma verdadeira amizade e encontram uns nos outros a segurança um porto seguro para viver, e passam a viver a vida de forma altruísta, com novas descobertas em um mundo novo de festas, músicas, drogas, sexo, sonhos de carreira etc. A rotina de Charlie passa por muitas mudanças, ele aprende sobre amizade, sobre como enfrentar situações totalmente novas, e como conviver com pessoas que são muito diferentes dele. Outro fenômeno do campo grupal que foi observado é a capacidade das identificações do grupo, a maneira que cada um reconhece o problema do outro. Segundo Zimerman (apud FOULKES, 1964), afirma que “o campo grupal consiste em uma galeria de espelhos onde cada um se reflete e é refletido nos, e pelos demais”.
O filme relata um breve romance entre Charlie e Sam, com base no conceito de BION, esse fenômeno é nomeado como “supostos básicos” que são regidos por desejos reprimidos, ansiedades e defesas, e que podem colocar o grupo em riscos. Estes mesmos desejos, impulsos, ódios ou paixões movem silenciosa e continuamente, nossas próprias ações. Assim tentar explicar a natureza humana reflete também, de uma forma ou de outra, o quanto é difícil e complexa a compreensão do ser humano, principalmente a convivência entre os seres humanos.
Com o final do ano letivo Sam e Patrick se mudam de cidade para ingressar na faculdade, e Charlie volta a se ver sozinho novamente, e as lembranças do passado voltam a atormentar sua mente, ele começa a se sentir culpado pela morte de sua tia e volta a ficar deprimido. Charlie é internado novamente e revela seu segredo, e tem o suporte profissional para enfrentar suas lembranças dolorosa de um abuso sofrido na infância. Ao encara seus medos, assumindo para seus familiares suas dores, Charlie abre caminho para novas e vibrantes emoções que estão por vir.

Outros materiais