Buscar

Apol 3 - Sistemas Organizacionais 100%

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 2/5 - Sistemas Organizacionais
Você é o gerente de produção de uma nova empresa. A empresa vai abrir algumas plantas industriais em cidades distintas e precisa determinar onde instalar cada uma dessas plantas. Essa decisão é importante para sua empresa pois dela depende uma distribuição eficaz dos recursos que são compartilhados entre cada uma das fábricas. Coube a você fazer os estudos para a localização de cada planta. Você deseja tomar uma decisão lógica. Para tanto você observa os seguintes passos e verifica quais são necessários para sua tomada de decisão:
I. Identificar o problema
II. Desenvolver e avaliar alternativas possíveis
III. Implementar a melhor decisão
Assinale a opção correta:
	
	A
	Somente a afirmação I é correta
	
	B
	Somente a afirmação II é correta
	
	C
	Somente as afirmações I e II são corretas
	
	D
	As afirmações I, II e III são corretas.
Questão 3/5 - Sistemas Organizacionais
Um supermercado acaba de inaugurar uma nova filial e o gestor responsável pelo estabelecimento observa que o andamento do serviço nos caixas é diferenciado ao longo do dia, tendo horários com um fluxo maior de atendimento e outros com fluxo reduzido de atendimento. Quando de sua inauguração, uma das promessas divulgadas pelo supermercado era a de que o cliente não esperaria mais do que cinco minutos para ser atendido pelo caixa. Verificando que esta situação não está sendo cumprida nos horários de pico, o gestor responsável buscou um método de auxílio a tomada de decisão que o ajudasse a maximizar o serviço de atendimento nos horários de pico, minimizando o custo. Assinale qual dos métodos seria o mais adequado para o gestor utilizar nessa situação:
	
	A
	Análise do ponto de equilíbrio
	
	B
	Árvore de decisão
	
	C
	Teoria da fila
	
	D
	Brainstorming
Questão 4/5 - Sistemas Organizacionais
A tarefa de decidir compreende três etapas, a saber: o relacionamento de todas as possíveis estratégias; a determinação de todas as consequências que acompanham cada uma dessas estratégias, e a avaliação comparativa desses grupos de consequências. Aqui a palavra ‘todas’ é usada deliberadamente. É impossível, evidentemente, que o indivíduo conheça todas as alternativas de que dispõe ou todas as suas consequências. Essa impossibilidade representa uma discrepância fundamental do comportamento real em relação ao modelo da racionalidade objetiva [...] O comportamento real não alcança racionalidade objetiva pelo menos em três aspectos diferentes: 1. A racionalidade requer um conhecimento completo e antecipado das consequências resultantes de cada opção. Na prática, porém, o conhecimento dessas consequências é sempre fragmentário. 2. Considerando que essas consequências pertencem ao futuro, a imaginação deve suprir a falta de experiência em atribuir-lhes valores, embora estes só possam ser antecipados de maneira imperfeita. 3. A racionalidade pressupõe uma opção entre todos os possíveis comportamentos alternativos. No comportamento real, porém, apenas uma fração de todas estas possíveis alternativas é levada em consideração. Assim, o indivíduo, para comportar-se de maneira perfeitamente racional teria de dispor de uma descrição completa das consequências decorrentes de cada estratégia alternativa e de efetuar uma comparação entre elas. Teria de conhecer nos mínimos detalhes a maneira em que ocorreriam mudanças ao seu redor em decorrência do fato de ter-se comportado de uma maneira ao invés de outra, bem como de acompanhar as possíveis consequências de comportamento através de períodos de tempo, distâncias e escalas de valores limitados.
Adaptado de: SIMON, Herbert. Comportamento administrativo. 3. ed. São Paulo: Editora da FGV, 1979.
Neste contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Nunca é possível alcançar a máxima eficácia em uma decisão
PORQUE
II. Nossa racionalidade é sempre limitada
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa
Correta da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Questão 5/5 - Sistemas Organizacionais
“É matemática simples. É o enunciado de um problema. Se um carro novo construído pela minha empresa sai de Chicago em direção ao oeste a noventa e cinco quilômetros por hora, o diferencial traseiro trava, o carro bate e pega fogo com todo mundo dentro, minha empresa inicia um recall? Você pega a população de veículos em uso na região (A), multiplica pelo índice provável de defeitos (B) e depois multiplica o resultado pela média de custos de um acordo judicial (C). A vezes B vezes C é igual a X. Isso é o que nos custará se não fizermos o recall. Se X for maior que o custo do recall, fazemos o recall e ninguém sairá machucado. Se X for menor que o custo do recall, então não o faremos. Em todos os lugares a que vou há uma carcaça de um carro queimado me esperando. Sei onde estão todos os esqueletos escondidos. Considero isso a estabilidade do meu emprego”.
Fonte: PALAHNIUK, Chuck. Clube da luta. São Paulo: Leya, 2012.
O trecho do livro comenta sobre decisões tomadas em uma empresa automobilística qualquer. Embora a situação seja fictícia, há a possibilidade de ela acontecer dentro dos limites de uma determinada visão ética.
Assinale qual visão ética permitiria esse tipo de decisão em uma empresa:
	
	A
	Visão utilitarista
	
	B
	Visão de direitos
	
	C
	Visão de justiça
	
	D
	Visão moral

Outros materiais