Buscar

Atividade 1 - GRA0060 LIDERANÇA, CULTURA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL PNA (ON) - 201910 29767659 06

Prévia do material em texto

Revisar envio do teste: ATIVIDADE AVALIATIVA 1
 
	Usuário
	MARCELO NASCIMENTO DA BOA MORTE
	Curso
	Bloco 2 - GRA0060 LIDERANÇA, CULTURA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL PNA (ON) - 201910.29767659.06
	Teste
	ATIVIDADE AVALIATIVA 1
	Iniciado
	04/05/19 12:59
	Enviado
	04/05/19 13:50
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	1,25 em 2,5 pontos  
	Tempo decorrido
	50 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O processo decisorial em grupo é complexo e depende das características pessoais dos membros do grupo, da situação em que esse grupo está envolvido e da maneira como os seus membros percebem a situação. Por isso, durante esse processo podem ocorrer alguns problemas, tornando-o mais moroso e exigindo que o líder do grupo saiba utilizar algumas técnicas importantes para resolver tal situação. 
CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 2 ed. São Paulo: Elsevier, 2010 (adaptado).
 Para minimizar os problemas, que possam surgir nas decisões tomadas em grupo, as técnicas importantes que o líder deve saber utilizar são:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Consenso e brainstorming.
	Resposta Correta:
	 
Consenso e brainstorming.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. As técnicas importantes para minimizar os problemas, gerados no processo de decisões tomadas em grupo, são consenso e brainstorming.
	
	
	
Pergunta 2
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	A cultura organizacional é transmitida aos funcionários por meio de diversas maneiras, sendo que as mais poderosas são as histórias, os rituais, os símbolos e a linguagem. Essas maneiras são classificadas como componentes da cultura organizacional e impactam, diretamente, o comportamento das pessoas dentro da empresa. 
Robbins, S. Fundamentos do Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14 ed. São Paulo: Pearson, 2010 (adaptado).
 
 
Além das histórias, dos rituais, dos símbolos e da linguagem, também são considerados componentes da cultura organizacional:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
mitos, regras, ritos e valores.
	Resposta Correta:
	 
artefatos, mitos, ritos e valores.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. Além das histórias, dos rituais, dos símbolos, da linguagem, também são considerados componentes da cultura organizacional os artefatos, os mitos, os ritos e os valores organizacionais. Para saber mais sobre os componentes da Cultura Organizacional, releia o Capítulo 1.4.4 do e-book.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Observe a charge:
 
 
 
Fonte: NOGUEIRA, F. Cultura e Conflitos. Disponível em https://wikiteacher.wordpress.com/2012/04/17/cultura-e-conflitos/ Acesso em 15/04/2019.
 
A partir das ideias da charge e considerando a influência da cultura organizacional sobre o comportamento dos membros que compõem a organização, qual é a única assertiva correta?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	
A organização é um ser vivo, formada por pessoas e estas, consequentemente, influenciam e são influenciadas pelo ambiente organizacional no qual se encontram inseridas.
	Resposta Correta:
	
A organização é um ser vivo, formada por pessoas e estas, consequentemente, influenciam e são influenciadas pelo ambiente organizacional no qual se encontram inseridas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. As pessoas representam o elemento básico de qualquer organização, influenciando e sendo influenciadas por esse ser vivo organizacional.
	
	
	
Pergunta 4
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	A cultura de uma empresa se refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros que a compõem. Essa cultura tem a finalidade de diferenciar a empresa daquelas existentes no mercado, representando o ser da empresa e direcionando o comportamento dos seus funcionários. 
Robbins, S. Comportamento Organizacional. 11 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2006 (adaptado).
 
A cultura da empresa, descrita por Robbins (2006) recebe o nome de
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
cultura sistêmica.
	Resposta Correta:
	 
cultura organizacional.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A cultura interna das organizações, que representa o ser da empresa, é nominada Cultura Organizacional. As outras alternativas, apesar de estarem presentes nas teorias da administração – como por exemplo a cultura sistêmica que refere-se ao ambiente aberto das empresas, não têm relação com a cultura organizacional. Procure reler o capítulo 1.4 do e-book.
	
	
	
Pergunta 5
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	A cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas, que é compartilhado por todos os membros de uma organização. Ela representa o universo simbólico da organização e proporciona um referencial de padrões de desempenho entre os funcionários, influenciando a pontualidade, produtividade e preocupação com qualidade e serviço ao cliente.
CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4 ed. São Paulo: Manole, 2014 (adaptado).
Sobre a cultura organizacional pode-se afirmar que ela nasce, normalmente, a partir dos valores do fundador da empresa, ou seja, a partir do que ele acredita ser
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
necessário para atingir os objetivos da organização.
	Resposta Correta:
	 
verdadeiro e importante para organização.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. Tradicionalmente, os fundadores de uma empresa são os que criam a cultura inicial da organização a partir dos seus valores pessoais e daquilo que eles consideram como verdadeiro e importante. Para saber mais sobre a diversidade nas organizações, releia o Capítulo 1.4.1 do e-book.
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Gerenciar pessoas significa administrar comportamentos e compreender que eles ocorrem num determinado contexto e com determinadas características que compõem o sistema organizacional. Esse sistema, que influencia diretamente a forma como as pessoas se comportam dentro da empresa, é classificado como o terceiro nível de estudo do comportamento organizacional. Portanto, administrar comportamentos sob a ótima do sistema organizacional representa uma estratégia para a sobrevivência das organizações.
KIENEN, Nádia; WOLF, Sabrina. Administrar comportamento humano em contextos organizacionais. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 11-37, jan. 2002. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/rpot/article/view/6846 Acesso em 13/04/2019.
 
Conforme o texto, o nível Sistema Organizacional é composto por fatores principais. Considerando isso, avalie as afirmações abaixo.
 
I. Estrutura organizacional é um dos fatores principais.
II. Liderança organizacional é um dos fatores principais.
III. Políticas e práticas de recursos humanos é um dos fatores principais.
IV. Cultura organizacional é um dos fatores principais.
V. Burocracia organizacional é um dos fatores principais.
 
É correto apenas o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O nível Sistema Organizacional é composto por três fatores principais: estrutura organizacional, políticas e práticas de recursos humanos e cultura organizacional.
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	No mundo dos negócios virtual e globalizado, as informações decorrentes do conhecimento estão se tornando os bens essenciais negociados. Ao contrário dos bens materiais – sujeitos à depreciação, o conhecimento quanto mais utilizado ou disseminado, mais valioso se torna.
CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 2 ed. São Paulo: Elsevier,2010 (adaptado)
 
Considerando as ideias do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
       
I. Atualmente, há necessidade de se cultivar relações produtivas e construir credibilidade junto aos colaboradores da empresa e a todo público impactado por essa organização.
 
PORQUE 
 
II. Nesta nova era, apesar das pessoas terem informações praticamente em tempo real, os líderes e as empresas não éticos continuam se mantendo protegidos pelo mundo virtual.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	Resposta Correta:
	 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Nesta nova era, realmente há necessidade de se cultivar relações produtivas e construir confiança e credibilidade com os colaboradores e com todo público impactado pela organização, pois as pessoas têm informações praticamente em tempo real e os líderes e as empresas não éticos ficam expostos com maior facilidade.
	
	
	
Pergunta 8
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia a reportagem
 
Funcionária sofre discriminação racial de cliente na fila do cinema
 
Polícia Civil investiga a denúncia de discriminação racial em um shopping da Asa Norte de Brasília. A vítima é a atendente de cinema Marina Serafim dos Reis, 25 anos. De pele negra, ela trabalhava na bilheteria quando um homem de aproximadamente 40 anos começou a confusão na fila para compra dos tíquetes. Ele teria chegado atrasado à sessão e queria passar na frente dos demais. Os insultos começaram quando a funcionária disse que ele teria de esperar. “Ele disse que meu lugar não era ali, lidando com gente. Falou que eu deveria estar na África, cuidando de orangotangos ”. Indignados, clientes e funcionários acionaram a segurança, mas o homem conseguiu fugir.
Jornal Correio Braziliense, 01/05/2012 (adaptado). Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/05/01/interna_cidadesdf,300313/funcionaria-sofre-discriminacao-racial-de-cliente-na-fila-do-cinema.shtml . Acesso em 10/04/2019.
 
Considerando que situações semelhantes à retratada no texto estão se tornando cada vez mais frequentes no ambiente organizacional, como as situações semelhantes do texto deveriam ser tratadas internamente na  empresa para que sejam evitadas?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Coibir as condutas de assédio sexual.
	Resposta Correta:
	 
Selecionar funcionários semelhantes ao perfil socioeconômico dos demais colaboradores da empresa.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. Visando evitar as práticas discriminatórias no ambiente organizacional, a primeira ação da empresa deve estar voltada ao reconhecimento da diversidade como fator positivo. A partir dessa mudança de comportamento, será menos complexo desenvolver outras ações, quais sejam: implantar uma política salarial que valorize homens e mulheres, coibir as condutas de assédio sexual e assédio moral e selecionar colaboradores com perfis socioeconômicos diversos isso, todas as outras ações. Para saber mais sobre a diversidade nas organizações, releia o Capítulo 1.3.2 do e-book.
	
	
	
Pergunta 9
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	A percepção pode ser definida como a forma com que a pessoas capta, organiza e visualiza o mundo a sua volta. Assim, pode-se afirmar que cada pessoa tem uma visão diferente de mundo, baseada em sua bagagem pessoal e profissional, suas crenças e suas experiências de vida.
SIQUEIRA, D. M. Liderança, cultura e comportamento organizacional. Cap. 1. São Paulo: Laureate, 2019 (adaptado).
 
Baseando-se no conceito apresentado no texto, analise as seguintes asserções. 
 
Um gestor, ao tomar uma decisão, utiliza da percepção que traz consigo, pois observa o ambiente organizacional, capta seus estímulos e os interpreta para depois efetivar uma ação para resolver um problema.
 
PORQUE 
 
Um problema pode ter diferentes olhares, de deferentes gestores, mas a interpretação e a decisão para resolvê-lo são as mesmas.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. Um problema pode ter diferentes olhares, de diferentes gestores e, consequente, diferentes decisões, haja vista que a percepção de mundo entre as pessoas e a interpretação do problema são diferentes. Releia o Capítulo 1.2.1 do e-book.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O comportamento organizacional estuda o impacto que os elementos componentes da empresa têm sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, com o objetivo de utilizar essa informação para melhorar a eficácia organizacional. 
Robbins, S. Fundamentos do Comportamento Organizacional. 12 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014 (adaptado).
 
Avalie os elementos abaixo, considerando aqueles elementos apresentados no texto, que compõem a empresa e influenciam o comportamento das pessoas.
 
I. Indivíduos.
II. Grupos. 
III. Burocracia
IV. Estrutura.
V. Competitividade.
 
É correto apenas o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Segundo Robbins (2014), comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e estrutura exercem sobre o comportamento humano dentro das organizações.
	
	
	
A)Como estabelecer a relação de confiança em um mundo virtual, em que as pessoas se relacionam a distancia ?
O mundo virtual exigem profissionais flexíveis ,adaptáveis, Por que as diferenças trazem inovações . O comportamento muda de acordo com o contexto.
B)Administrar o comportamento organizacional é fonte de vantagem competitiva. Com base na afirmação é correto afirmar que : 
Compreender o comportamento organizacional ajuda a identificar fatores que afetam o desempenho.
c)Dentre as perspectivas do comportamento organizacional , individual,grupal e sistema organizacional, as consideramos como variável: 
independentes
D)Dentre as estratégias para solução de problemas no ambiente organizacional temos o brainstorming, compreendido como :
Uma estratégia em grupo para levantamento de idéias.
E)Gestão estratégica da diversidade compreende 
1Práticas de inclusão
2capacitação dos gestores
3Promover paridade de oportunidades
4Possibilita a inovação 
1 ,2 ,3 e 4 corretas
Programação coletiva da mente , que distingue uma organização da outra . A afirmativa define:
Cultura Organizacional

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes