Buscar

RESUMO DE QUESTOES - LINGUAGENS DA ARTE

Prévia do material em texto

O estudo de Linguagens da Arte e Regionalidades propicia: uma percepção estética do mundo; 
A relação do homem contemporâneo com a arte estreitou-se devido: aos meios de comunicação de massa; 
De que forma o homem tem interagido com a arte? Tendo acesso a notícias sobre obras de arte e alterando a imagem do objeto artístico para contextualizá-lo em outra circunstância. 
Qual o principal objetivo a ser alcançado quando apreciamos uma obra de arte? O sentimento do belo. 
O que é mímesis? Conceito que define a arte como imitação da realidade. 
De que maneira se forma um cânone? Pelo reconhecimento da importância, por parte da crítica e do público, de um artista ou obra. 
Que tipos de censura atuaram no ocidente? A censura religiosa e a censura política. 
Sobre a censura no Brasil, é correto afirmar que: a censura foi política, imposta pela ditadura militar. 
Como a censura pode ser definida? Como um meio de controle ou proibição exercida sobre a liberdade de expressão.
No Brasil, a censura ditatorial perseguiu sistematicamente: os artistas e intelectuais. 
A que ideologia está associada a arte da Antiguidade Clássica? À democracia. 
Que orientações ideológicas seguiam os gregos no processo de criação artística? O naturalismo e o cientificismo. 
O que diferencia o naturalismo da Antiguidade Clássica do naturalismo do Renascimento? No Renascimento, o naturalismo foi representado com mais consciência, saber científico e habilidade técnica do que na Antiguidade Clássica. 
Que modalidade artística representou melhor a democracia na Antiguidade Clássica? O teatro. 
O que a arte barroca representa com suas formas irregulares? A finitude e fragilidade humana. 
Que tendência apresenta a arte neoclássica do século XVIII? O individualismo. 
Que propostas ideológicas delimitam o pensamento burguês do século XVIII? Razão e Subjetivismo. 
Que ideais do século XVIII definem a literatura neoclássica? Bucolismo, simplicidade e afastamento da corte. 
A sociedade moderna define-se como: caótica, devido às revoluções econômicas e sociais. 
O que representa a arte pós-moderna? A cultura de massa. 
A visão dos europeus sobre os indígenas era: religiosa, visto que promovia a evangelização dos indígenas. 
Como a literatura brasileira do século XIX representou o indígena americano? De maneira estereotipada, positiva ou negativamente. 
Como podemos definir a relação entre as culturas africanas e a identidade brasileira? Houve uma mescla dos elementos culturais africanos a outras culturas manifestadas no Brasil. 
A literatura de cordel trata de temas: cotidianos e de abrangência nacional. 
Qual afirmativa abaixo é a correta? As lendas e mitos do folclore brasileiro incorporaram-se ao repertório de nossas narrativas cotidianas. 
Considerando que a arte é um produto ideológico, é correto afirmar que: o objeto de arte, apesar de ser uma expressão do eu, manifesta a coletividade na qual o artista está inserido. 
A importância da cultura popular está em: representar a visão de mundo de um povo. 
Onde se localiza a origem do samba? No Rio de Janeiro, onde ficavam escravos traficados. 
Qual a origem dos passos de dança do forró? O “arrasta-pé”, para não levantar a poeira dos terreiros de chão batido do Nordeste. 
A cultura Hip Hop pode ser definida como: uma expressão artística e ideológica que une corpo e mente. 
O que representa Eros na cultura grega antiga? Um deus da energia vital. 
Que papel representaram as revistas femininas no século XIX? A inserção das mulheres no mundo das letras.
De que forma as mulheres conquistaram os seus direitos de cidadania? Com a publicação de livros sobre os direitos das mulheres e com movimentos organizados. 
Qual a importância da arte homoerótica? Possibilita a expressão livre do homoerotismo, levando a sociedade a uma discussão séria sobre a questão. 
Sobre a relação entre homoerotismo e literatura é correto afirmar que: a literatura é a modalidade de arte que mais constantemente apresenta o tema do homoerotismo. 
Em que contexto social se insere a poesia concreta? No desenvolvimentismo do final dos anos 1950.
Por que a poesia concreta dialoga com as artes plásticas? Porque as palavras utilizadas formam imagens. 
Identifique as características da “Geração de 45” que não foram adotadas pelos concretistas: A literatura sociológica e introspectiva e o rigor da linguagem. 
Por que Ferreira Gullar e Wlademir Dias Pino se afastaram do movimento concretista? Porque temiam que as formas ortodoxas da poesia concreta impedissem a comunicação com o leitor. 
Sobre a poesia concreta, não é correto afirmar que: foi uma tendência a qual não aderiram poetas contemporâneos
Antes do cinema brasileiro conseguir se firmar no cenário nacional, que modelo de cinematografia predominava no Brasil? O cinema norte-americano, com a estética de Hollywood. 
A partir dos anos 30, qual foi a primeira reação do cinema brasileiro ao predomínio das produções norte-americanas? Imitar o cinema norte-americano com um ciclo de filmes estrelados por Carmen Miranda. 
O que pretendia o chamado Cinema Novo? Apresentar um Brasil desconhecido dos centros urbanos, especialmente o Nordeste. 
Sobre a adaptação de Vidas Secas para o cinema, podemos afirmar que: O filme manteve características fundamentais da obra literária. 
Sobre a adaptação de Macunaíma para o cinema, podemos afirmar que: o filme foi um sucesso de público, apesar de ter se mantido fiel à estrutura narrativa da obra, inclusive quanto à antropofagia. 
Sobre a relação entre literatura e música, é correto afirmar que: os gregos antigos usavam a música para acompanhar as representações teatrais e a declamação de poemas. 
Qual a maior contribuição da cultura medieval para a música contemporânea? Os modelos literários consolidados pelas cantigas trovadorescas e retomados pela música contemporânea
Que manifestação cultural surgida na Idade Média é normalmente associada a parte das composições de Chico Buarque de Holanda? As cantigas de amigo trovadorescas. 
Que tipo de modelo literário marcou a música popular brasileira dos anos 70? O Arcadismo, pois foram retomados temas bucólicos
Que consideração crítica faz Silviano Santiago em relação ao predomínio da música sobre a literatura na cultura contemporânea? Silviano Santiago atribui a causa desse fenômeno ao fato de a nova geração não ter desenvolvido o gosto pela leitura.
Lady Gaga fez sua estreia como artista plástica em uma galeria em Londres. A cantora criou a peça, mictório branco deitado, referindo-se ao artista Marcel Duchamp, que em 1917, criou o mictório, escandalizando o público e mudando o conceito de arte. A peça da cantora não deve ser vista com preconceito, pois representa o que é próprio da cultura: de massa
O homem contemporâneo tem adquirido maior conhecimento sobre a arte devido: à divulgação da arte pelos meios de comunicação de massa
Quando uma obra de arte deixa de ser apenas uma ¿coisa¿ e se transforma em objeto artístico? Quando são atribuídas representações ao objeto produzido por um artista
Quando o artífice se torna artista? Quando deixa de usar apenas a técnica e aciona o saber para produzir objetos
Considere o texto abaixo para responder à questão: É célebre a escultura de Laocoonte, em que estão representados pai e filhos envolvidos por serpentes. Nela está tematizada a dor de um pai que vê os filhos serem devorados. O crítico alemão Lessing sentiu-se intrigado pela seguinte questão: como entender que a personagem principal do grupo representado mal abra a boca, apesar de sofrer de modo tão intenso? 
O que se pode deduzir corretamente do texto acerca da representação artística? Numa obra de arte, a expressão não é determinada pela natureza do objeto representado, mas está relacionada aos princípios que regem a modalidade artística adotada.
Considerando que toda obra de arte é uma representação, entendemos que o objeto artístico é: uma representação de quem o vivencia
Para explicar a composição moderada da dor, assinala: É que as leis da esculturaimpõem a figuração da dor de modo totalmente diverso do da poesia. A escultura e a pintura não podem representar senão um único momento de uma ação; é preciso então escolher o momento mais fecundo; ora, só é fecundo aquilo que deixa campo livre à imaginação; não é preciso, pois, escolher o momento do paroxismo [o momento mais intenso], mas o que o precede ou segue.
Quanto à arte literária, é correta a seguinte inferência: os discursos literários, graças à natureza da linguagem verbal, podem retomar uma mesma ação em distintos momentos, diferentemente do que ocorre na escultura ou na pintura.
A relação entre o artista e a censura torna-se paradoxal, porque: a perseguição feita pela censura exige que o artista seja mais criativo na elaboração de suas obras, a fim de driblar a atenção dos censores
Podemos afirmar que a origem da obra de arte encontra-se: no artista
No programa do Balé Parade, apresentado em 18 de maio de 1917, foi empregada publicamente, pela primeira vez, a palavra sur-reallisme. Pablo Picasso desenhou o cenário e a indumentária, cujo efeito foi tão surpreendente que se sobrepôs à coreografia. A música de Erik Satie era uma mistura de jazz. Música popular e sons reais tais como tiros de pistola, combinados com as imagens do balé de Charlie Chaplin, caubóis e vilões, mágica chinesa e Ragtime. Os tempos não propícios para receber a nova mensagem cênica demasiado provocativa devido ao repicar da máquina de escrever, aos zumbidos de sirene e dínamo e aos rumores de aeroplano previstos por Cocteau para a partitura de Satie. Já a ação coreográfica confirmava a tendência marcadamente teatral da gestualidade cênica, dada pela justaposição, colagem de ações isoladas seguindo um estímulo musical. SILVA, S.M. O surrealismo e a dança. GUINSBURG, J; LEINER (Org.). O Surrealismo. São Paulo: Perspectiva, 2008 (adaptado). As manifestações corporais na história das artes da cena muitas vezes demonstram as situações cotidianas de um determinado grupo social, como se pode observar na descrição acima do balé Parade, o qual reflete: as inovações tecnológicas nas partes cênicas, musicais, coreógrafas e de figurino. 
Leia o texto: Atrás da porta - Francis Hime - Chico Buarque/1972 - O poema Atrás da Porta foi fruto de intervenção da censura, na época da ditadura militar. O poeta teve que substituir, à força, no 8º verso ou linha, a expressão Nos teus pelos, pôr No teu peito. Esta ocorrência, externa ao poema, modifica o verso, alterando o seu significado. A censura pretendia com essa proibição: proibir fortes apelos sexuais na música popular brasileira.
O texto acima é um poema concreto de Décio Pignatari. A mensagem do poema faz uma crítica de ordem social, porque: Degrada o ato de quem consome bebida estrangeira
Por que a censura atua sobre o cânone artístico? Porque a arte põe em risco os interesses específicos do poder instaurado. 
Segundo Walter Benjamin, no livro "A Obra de Arte na Era da Reprodutibilidade Técnica", a arte no século XX deixou de ser original devido: À produção em série de filmes, músicas e livros acarretando o fim da aura do objeto artístico. 
A partir de 1968, o poder político no Brasil transformou a censura em prática oficial. Que manifestações culturais foram, então, as mais censuradas? A música, a literatura, o teatro e o cinema
Na Antiguidade Clássica (período greco-romano), a arte era vista como: uma atividade que se aproximava da habilidade técnica 
Por que podemos afirmar que a arte grega do período clássico (séculos V e IV a.C.) está associada à democracia? Porque o ser humano passou a ser representado de forma mais individualizada, em oposição à perfeição e equilíbrio das formas. 
Assinale abaixo a alternativa em que uma determinada fase histórica da arte ocidental está corretamente associada à sua característica: Modernismo - enfraquecimento do estatuto de coisa especial outrora atribuído à obra de arte.
O poema acima do poeta marginal Cacaso tem como tema o amor, e seu título, Happy end, seria o final feliz que todos procuram. O último verso define o contexto em que o poeta se encontra, que é o de: espera
"Como é difícil acordar calado/ Se na calada da noite eu me dano/ Quero lançar um grito desumano/ Que é uma maneira de ser escutado/ Esse silêncio todo me atordoa/ Atordoado eu permaneço atento/ Na arquibancada pra qualquer momento/ Ver emergir o monstro da lagoa." Esses versos foram extraídos da canção “Cálice”, de autoria de Chico Buarque e Gilberto Gil. Que aspectos do contexto brasileiro da época estão metaforizados nos versos citados? Censura e anticomunismo
Na década de 1970, não era raro encontrar em portas de bares, teatros e cinemas de grandes cidades brasileiras alguns poetas vendendo seus livros, em geral produzidos com parcos recursos gráficos. Essa expressão poética brasileira tinha como poetas: Ana Cristina Cesar, Paulo Leminski, Chacal, Francisco Alvim e Cacaso. Esse grupo fundou em 1970 a Poesia Marginal, movimento cultural, criado num momento de exceção no país", afirma o carioca Ricardo Carvalho Duarte, ou simplesmente Chacal. (Texto adaptado do ensaio "De mão em mão: a poesia marginal dos anos 70", de Heitor Ferraz Mello). O texto acima caracteriza os poetas marginais e a sua poesia. Segundo o texto, escolha a opção que contenha o objetivo mais importante do grupo: fazer com que a poesia produzida por eles chegasse rapidamente às mãos do leitor. 
Sobre o conhecimento da obra de arte, podemos afirmar que: Compreender a obra de arte implica em com ela interagir, reavaliando suas partes constituintes e o contexto em que se insere. 
Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação abaixo: Na obra Entrudo, de Jean-Baptiste Debret (1768-1848), observa-se que: a cena apresenta composição harmoniosa e nela destaca-se a representação de figuras humanas. 
Antes do Modernismo Brasileiro seria impossível usar a palavra "latrina" num poema, já que esta palavra é tida como feia, grotesca, inadequada para a poesia, pois é associada às fezes. Portanto, o feio passa a ser um elemento constituinte na arte e na poesia moderna. Considerando o trecho acima, assinale a alternativa incorreta: O poeta modernista valoriza a tradição literária que o antecedeu, enfatizando a presença do sublime em suas obras. 
Segundo Nelson Sodré, o triunfo do indianismo se deu porque a sociedade brasileira pós-independência não havia mudado em nada, muito menos no seu sistema servil, e o indianismo serviu para mascarar isso O índio fez "esquecer" o escravo, mas ironicamente, a mão de obra escrava alavancou a produção e as populações indígenas dos arredores foram aniquiladas. (SODRÉ, Nelson Werneck. História da literatura brasileira: seus fundamentos econômicos. 5ª Ed. Civilização Brasileira: RJ, 1969, p. 189-284.). De acordo com o texto, o indianismo, longe de ser superficial seria a manifestação de uma sociedade de senhores de terra. A opção que se opõe à argumentação de Nelson Werneck Sodré, é: Questionar a autenticidade da construção literária do índio romântico é uma tarefa que possibilita entender mais profundamente a política Imperial do Segundo Reinado.
Demonstre que conceito de arte muda ao longo dos tempos, tomando como exemplos as duas imagens abaixo: A primeira obra de Vênus, de Antônio Canova faz com que a arte seja algo já "determinado" visivelmente de modo ao espectador entender até mesmo, que seja apenas pelo contexto histórico em que fora exposta. Já na segunda, escultura de Constantin Brancusi, é apresentada de maneira que o espectador possa observar que não precisa ter "formas" ou "aspectos" estabelecidas para que a mensagem seja transmitida. O aluno deve demonstrar compreensão dos seguintes conceitos: A teoria da arte como expressão e o objeto artístico como reprodução dos sentimentos e emoções do artista;
Como os processos de colonização e construção da identidade cultural brasileira estão representados no poema abaixo? Erro de português (Oswald de Andrade) - Quando o português chegou Debaixo duma bruta chuva Vestiu o índio Que pena! Fosseuma manhã de sol O índio tinha despido O português: O aluno deve apontar a perspectiva irônica presente no poema.
Como se forma um cânone? O cânone se forma a partir da aceitação pública e da crítica de um artista ou de uma obra de arte que se torna modelo.
Em que momento histórico do Brasil as composições que apresentavam ideais árcades se tornaram mais frequentes e por quê? Durante a ditadura militar, porque muitas músicas foram censuradas por conter letras que se manifestavam contra o governo
Qual a importância dos meios de comunicação de massa, especialmente os jornais e as revistas, no contexto da ditadura política no Brasil? Sendo perseguidos, os meios de comunicação de massa enviavam mensagens subliminares, disfarçadas, buscando informar o público sobre a atuação da censura. 
A tendência experimental modernista de criar formas heterógenas visa ressaltar uma estratégia alternativa de representação. Assim, tanto na literatura quanto nas artes visuais observa-se: A referencialidade na ordem do dia 
Sobre a relação entre arte e etnia, é correto afirmar que: ao representar as manifestações étnicas, a arte contribui para a formação e consolidação de identidades de povos miscigenados. 
Com relação à representação indígena na literatura brasileira, é INCORRETO afirmar que: Em poetas do Modernismo de 22, o índio é representado de maneira realista, sem valor alegórico
Assinale abaixo a alternativa em que uma determinada fase histórica da arte ocidental está corretamente associada à sua característica: Modernismo ­ enfraquecimento do estatuto de coisa especial outrora atribuído à obra de arte. 
O que torna a obra de arte um cânone? O reconhecimento da recepção crítica e pública da originalidade e capacidade de expansão das ideias propostas pela obra.
O filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844­1900) influenciou várias gerações e movimentos artísticos. O Expressionismo, que teve forte influência desse filósofo, contribuiu para o pensamento contrário ao racionalismo moderno e ao trabalho mecânico, através do embate entre a razão e a fantasia. As obras desse movimento deixam de priorizar o padrão de beleza tradicional para enfocar a instabilidade da vida, marcada por angústia, dor, inadequação do artista diante da realidade. Observe as imagens abaixo e assinale a opção relativa à obra que reflete esse enfoque artístico: Imagem 3 (O grito, Edvard Munch) 
Assinale a afirmativa que melhor explicita as formas de censura praticadas sobre o cânone artístico: Diversas obras de arte, em todos os tempos, foram censuradas por doutrinas morais, religiosas e políticas.
A pintura acima, O Nascimento de Vénus, pertence ao pintor Sandro Botticelli. Caracterize o estilo renascentista na pintura: O Renascimento na pintura de Botticelli, pintor florentino, apresenta estilo linear, a pouca profundidade e a ênfase dada aos contornos produzem um efeito de baixo-relevo. Os corpos das figuras parecem etéreos, voluptuosos e o tema se refere à mitologia grega.
Congresso Internacional do Medo (Carlos Drummond de Andrade) - Este poema representa na obra de Carlos Drummond de Andrade a fase em que ele se volta para o social. Por quê? O poema trata do medo das pessoas que leva à estagnação e ao medo do medo
Segundo Aires Almeida, existem três tipos de teoria da arte, a saber, 1. Teoria da imitação, 2. Teoria da expressão e 3. Teoria formalista. Assinale abaixe a alternativa que apresenta a conceituação de arte adequada a sua respectiva teoria: Uma obra somente será considerada artística se estiver vinculada a alguma ideologia. (Teoria da expressão) 
Compare as figuras abaixo, que apresentam mobiliários de épocas diferentes: a figura 1 corresponde a um projeto elaborado por Fernando e Humberto Campana e a figura 2, a um mobiliário do reinado de D. João VI. Acerca da comparação entre ambas as figuras, pode-se afirmar que: As diferenças entre ambas as cadeiras indicam que, ao longo do tempo, desde o reinado de D. João VI, o mobiliário foi se adaptando consoante as necessidades humanas, a capacidade técnica e a sensibilidade estética de uma sociedade. 
A função da obra de arte Não é: Ser um produto destinado ao consumo
De acordo com Lúcia Helena, a Semana de Arte Moderna ecoou na imprensa e abriu caminho para a difusão de três princípios fundamentais do modernismo brasileiro. Assinale a alternativa que indica esses três princípios: A pesquisa estética, a atualização da inteligência artística e a estabilização da consciência criadora nacional 
Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação abaixo: Na obra Entrudo, de Jean­Baptiste Debret (1768­1848), observa-se que... a cena apresenta composição harmoniosa e nela destaca­se a representação de figuras humanas. 
O acesso à literatura de grupos minoritários étnicos e sexualmente definidos ­ como os afros americanos, os hispânicos, os homossexuais, as mulheres, dentre outros ­ provoca uma revisão no estudo do cânone literário. Essa revisão impactou os currículos de Letras, que se voltam para o estudo de obras de grupos minoritários, e que, dessa forma, incorporam novos valores e assumem a luta contra a: Discriminação 
O que se entende por Cultura Popular? Proposta do movimento modernista.
Faça um comentário sobre o slogan "Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça", que marcou o início do Cinema Novo no Brasil: Os cineastas brasileiros frustraram-se com a falência da indústria cinematográfica e resolveram lutar por um cinema de "conteúdo".
Que sentimentos do homem moderno são representados pela arte do século XIX? O mal-estar e o sentimento de inadequação à modernidade
De acordo com Stuart Hall, o indivíduo contemporâneo não tem uma identidade fixa. Isso faz com que ele: Seja considerado um sujeito fragmentado, típico da pós-modernidade.
TEXTO A: Oiticica, Hélio. Metaesquema I, 1958. Guache s/ cartão. 52 cm x 64 cm. Museu de Arte Contemporânea ¿ MAC/USP. Disponível em: http://www.mac.usp.br. Acesso em: 01 maio 2009. TEXTO B: Metaesquema I - Alguns artistas remobilizam as linguagens geométricas no sentido de permitir que o apreciador participe da obra de forma efetiva. Nesta obra, como o próprio nome define: meta ¿ dimensão virtual de movimento, tempo e espaço (...). Levando-se em consideração o texto e a obra Metaesquema I, reproduzidos acima, verifica-se que: A obra confirma a visão do texto quanto à ideia de estruturas que parecem se movimentar, no campo limitado do papel, procurando envolver de maneira mais efetiva o olhar do observador.
Confeito - A questão do feminino surge na poesia de Adélia Prado no modo como lê um conjunto de práticas culturalmente marcado, de modo que o sujeito lírico ora com ele se identifica, ora dele se afasta, num movimento pendular entre a tradição e a ruptura. No poema Confeito, o sujeito lírico revela na ação de comer um bolo de noiva uma postura transgressora ante o ritual da cerimônia do casamento. Escolha a alternativa que corresponde a esta análise: O eu lírico reconhece a carga erótica que existe nas entrelinhas do ritual do casamento.
Com licença poética - Adélia Prado -O poema Com licença poética dialoga com o antológico "Poema de Sete Faces”, de Carlos Drummond de Andrade, primeiro texto, do primeiro livro do poeta, Alguma Poesia, de 1930. Em Drummond, nos versos: Quando nasci, um anjo torto/desses que vivem na sombra/disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida, o anjo torto é uma ideia-força de valor negativo. No texto de Adélia Prado, a opção que melhor define o significado do anjo, é: beleza
Descreva um pouco do período da censura no Brasil: Os artistas e intelectuais, principalmente, sofreram perseguições.
De acordo com Lúcia Helena no livro "Movimentos da Vanguarda Européia", antes do Modernismo brasileiro, seria impossível usar a palavra "latrina" num poema, já que esta palavra é tida como feia, grotesca, inadequada para a poesia, pois é associada às fezes. Usá-la, como faz Oswald de Andrade, significa um ato de ousadia, de utilização do grotesco, ou seja, uma demonstração de que o "feio" passa a ser umelemento constituinte da poesia moderna. De acordo com o texto, NÃO se pode afirmar que: Os modernistas valorizavam as expressões da tradição literária na poesia.
Com a ascensão da burguesia no século XVIII, o ser humano passa a ser mais valorizado. Isso se reflete na produção artística do neoclassicismo, e a obra de arte passa a representar: o individualismo
"Bagagem, meu primeiro livro, foi feito num entusiasmo de fundação e descoberta nesta felicidade. Emoções para mim inseparáveis da criação, ainda que nascidas, muitas vezes, do sofrimento. Descobri ainda que a experiência poética é sempre religiosa, quer nasça do impacto da leitura de um texto sagrado, de um olhar amoroso sobre você, ou de observar formigas trabalhando."/.../ O texto acima revela a poética de Adélia Prado. Assinale a única característica que NÃO caracteriza a sua poesia: política
Casamento - No poema acima, há a mulher conservadora que se entrega à relação do casamento, contrapondo-se à mulher feminista que não se submete aos caprichos do marido. Assinale a opção que caracteriza a poesia de Adélia Prado: cotidiana
S.O.S. Paulo Leminski - O poema acima é um poema concreto. A opção que não caracteriza o concretismo, é: em forma de soneto.
Leia o seguinte fragmento sobre relações étnicas no Brasil Colônia. Segundo o texto, a imagem do indígena foi construída como: não adaptado ao trabalho nos engenhos
A composição da poesia concreta se dá: pela integração entre o som, a visualidade e o sentido das palavras
Os surrealistas pretendem ser, mais do que uma escola, um meio de conhecimento e estudo de aprofundado de conteúdos ainda não explorados pelos que os antecederam. Tudo é inverso da lógica da racionalidade porque eles privilegiam: o inconsciente, o sonho, a loucura e os estados alucinatórios
Num sermão pregado em 1657, Vieira nos dá uma visão bastante realista do contraste que vem caracterizando o Brasil de então - Vieira no texto revela a ideologia colonialista que se fundamenta no etnocentrismo, que é: a supremacia do branco
A que ideologias está associada a arte do Renascimento? Ao humanismo e ao cientificismo
No início do século XX, Eliseu Visconti foi o artista que melhor representou os postulados impressionistas no Brasil. Um dos princípios impressionistas é que a pintura deve mostrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz do sol num determinado momento, pois as cores da natureza mudam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol. Explique como esse princípio está presente no quadro de Visconti abaixo reproduzido: AVENIDA CENTRAL - c.1910: Visconti incorpora os princípios impressionistas, retrata a cidade com uma atmosfera luminosa e transparente.
Assinale a afirmativa que melhor define censura: Controle ou proibição exercida sobre a liberdade de expressão
A cultura pós-moderna, de acordo com D. Bell, é o momento em que a vanguarda não mais suscita indignação, em que o prazer e o estímulo dos sentidos se tornam os valores dominantes na vida comum. Neste sentido, podemos dizer que o pós-modernismo aparece como: A democratização do hedonismo e a consagração generalizada do novo.
Durante a Idade Média, predominaram um estilo e uma estética que, associados à ideologia cristã, tinham como proposta: a transcendência do espírito humano
Leia a seguinte advertência de Jesús Martín-Barbero. A advertência do autor sugere a necessidade de estudos e pesquisas na América Latina que considerem o processo de comunicação como: um meio de transmissão de conhecimento.
Guardar - Antônio Cícero - Analise o texto acima, levantando os elementos estruturais que dão musicalidade ao poema: Poesia em suas origens era musicada. No poema de Antônio Cícero, a musicalidade está contida na escolha vocabular, que pertencem ao campo semântico de guardar um segredo, cujo sentido ele transgrede poeticamente ao ressignificar através de novos significados como: Guardar uma coisa é olhá-la, fitá-la, mirá-la por /admirá-la, isto é, iluminá-la ou ser por ela iluminado. A repetição de versos marca o ritmo e a musicalidade do poema: Guardar uma coisa (verso 1,4,6) e pelas expressões Por isso (verso9,12,14) e nas rimas internas como: Guardar uma coisa é olhá-la, fitá-la, mirá-la. 
A arte cristã medieval é definida por imagens que fazem referência: às histórias bíblicas e às vidas de santos
A "cidade" retratada na pintura de Alberto da Veiga Guignard está tematizada nos versos: Repousemos na pedra de Ouro Preto, Repousemos no centro de Ouro Preto: São Francisco de Assis! igreja ilustre, acolhe, À tua sombra irmã, meus membros lassos. (MENDES, Murilo. Poesia completa e prosa. Org. Luciana Stegagno Picchio. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p. 460.)
A que ideologia está associada a arte medieval? À ideologia cristã
O período clássico é identificado pela produção de obras que têm como objetivo: representar o homem de forma mais realista.
Assinale a única alternativa que NÃO representa uma proposta da arte barroca: A arte barroca, pela riqueza dos materiais utilizados, representa o valor da vida humana
Claudio Manuel da Costa é um escritor brasileiro árcade. Seus versos representam a vida bucólica no campo, opondo-se à confusão das cidades. Dos versos apresentados, marque os que representam essa proposta ideológica: Pastores, que levais ao monte o gado, / Vede lá como andais por essa serra.
O escritor francês Charles Baudelaire é considerado o "pai da modernidade" por ter sido pioneiro em registrar os sentimentos do homem moderno. Leia o poema "A Uma Passante" de Baudelaire, a seguir transcrito, e identifique a alternativa que corresponde à proposta ideológica do autor nos fragmentos destacados: A efemeridade e a transitoriedade da vida moderna.
Por representar os valores da classe burguesa, segundo os quais os interesses individualistas prevaleceriam sobre os grandes ideais, o Neoclassicismo é marcado por: ênfase no indivíduo e no caráter mais intimista do ser humano.
A tendência experimental modernista de criar formas heterogênas visa ressaltar uma estratégia alternativa de representação. Assim, tanto na literatura quanto nas artes visuais observa-se: A referencialidade na ordem do dia
Com a ascensão da burguesia a partir da Revolução Francesa (1789), houve uma evolução no fazer artístico. Assinale a alternativa que associa corretamente o contexto histórico com a produção artística do período: Os burgueses, ao assumirem o poder, desejaram ver retratados os seus anseios nas obras de arte. Assim, os temas da produção artística tornaram-se mais intimistas e passaram a evidenciar o indivíduo.
O quadro acima, intitulado Les Champs-Elysées (1717), pertence ao pintor Antoine Watteau. Marque a alternativa que identifica corretamente o contexto histórico dessa obra de arte: O período denominado Neoclassicismo ou Arcadismo, por representar a vida bucólica dos campos.
A música da banda de rock nacional Rappa chamada "Todo camburão tem um pouco de navio negreiro" faz uma referência ao tráfico negreiro que marcou a história do Brasil colonial. O mesmo tema, ainda no século XIX, foi discutido no poema "O Navio Negreiro", de Castro Alves. Diante dessas afirmativas, é correto afirmar que: a história dos africanos marcou a nossa cultura de tal forma que se tornou objeto da literatura e, contemporaneamente, é comparada à realidade social brasileira.
Sobre a formação da nacionalidade brasileira, é correto afirmar que: dos indígenas, herdamos mais significativamente vocábulos étnicos e uma percepção estética acentuada.
Os indígenas brasileiros eram vistos pelos colonizadores europeus como seres bárbaros, incapacitados intelectualmente. Os jesuítas começaram a mudar essa visão ao se aproximarem dos ameríndios utilizando-se de dois recursos de caráter pedagógico. Identifique-os: O catecismo e o teatro
Ao ver a representação indígena na imagem acima, podemos afirmar que: que o indígena é um ser dócil, puro e cuja beleza é realçada pela relação estreita com a natureza.
Soneto Masoquista - Glauco Mattoso é reconhecido pela veia satíricae pornográfica, pertencendo à geração de 1970, da Poesia Marginal. O poema acima revela a crítica à classe política brasileira que vive para fazer o povo sofrer. A palavra que reforça o gosto dos políticos para fazer sofrer, é: masoquista
O poeta e diplomata mineiro Francisco Alvim pertence ao movimento dos poetas marginais. No poema Discordância, utiliza um provérbio popular para demonstrar suas ideias que são: contra a acomodação.
No poema Reclame, o poeta se utiliza de dois recursos expressivos: apropriação do texto da propaganda e a ambiguidade. A mensagem do poema é: a escolha para se alienar ou participar só depende de nós.
O Modernismo de 1922, os escritores de 1930 e a "Geração de 45" inovaram as artes ao incluir na literatura: as expressões culturais populares do Brasil.
Sobre a relação música/poesia, pode-se dizer que: as letras de música têm sido estudadas nos espaços acadêmicos, o que as qualifica, em muitos casos, como textos poéticos
Patrícia Rehder Galvão, conhecida como Pagu (1910/1962), foi uma escritora, poetisa, diretora de teatro, tradutora, desenhista e jornalista brasileira. Participou do Movimento Modernista de 1922, embora não tivesse apresentado nenhuma obra artística. Militante comunista, Pagu foi a primeira mulher presa no Brasil por motivações políticas, tendo sido severamente torturada por apoiar uma greve de estivadores na cidade de Santos (SP). Seguiram-se mais vinte e três prisões por seu ativismo político e social. A biografia de Pagu representa a luta das mulheres pelo direito de participar livremente da cultura e da política. Considerando esse contexto, todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO: Os primeiros movimentos feministas ocorreram durante a Revolução Russa de 1917.
A compreensão da sexualidade expressa na obra de arte exige do espectador: a devida contextualização do tema, considerando-se os conceitos a ele associados desde a cultura da Antiguidade Clássica.
Sobre a poesia concreta, é correto afirmar que: afasta-se da subjetividade e do lirismo que representa a tradição poética.
A composição da poesia concreta se dá: pela integração entre o som, a visualidade e o sentido das palavras
São características do Concretismo: o grafismo das palavras, a atividade visual e o abandono da sintaxe tradicional. 
Leia o seguinte fragmento de I-Juca-Pirama, de Gonçalves Dias. Com base na citação de Antonio Candido, é possível afirmar que nos versos acima citados ocorre: Valorização do lendário e do folclórico, tomados como inspiradores de uma arte nacional de estilo primitivista.
A poesia marginal é marcada: por uma linguagem agressiva e subjetiva em relação à política brasileira dos anos 70
Com relação à representação indígena na literatura brasileira, é INCORRETO afirmar que: Em poetas do Modernismo de 22, o índio é representado de maneira realista, sem valor alegórico
Assinale a afirmativa correta: As manifestações artísticas populares são determinadas pelas condições históricas e geográficas do território em que são concebidas.
O filme "Arquitetura da Destruição “do diretor Peter Cohen é considerado como um dos melhores estudos sobre o nazismo no cinema. Hitler também foi considerado um artista (o veio artístico do "arquiteto da destruição" tinha grandes pretensões), mas isso não eliminou os estragos provocados pela sua estratégia de conquista universal. Neste sentido podemos dizer que o nazismo associado à arte: Tinha como um de seus princípios fundamentais a missão de embelezar o mundo, nem que para tanto destruísse todo o mundo.
Quando se discute a adaptação da obra literária para o cinema, como é o caso de Vidas Secas, de Graciliano Ramos, transformada em filme por Nelson Pereira dos Santos, é preciso ter em mente que: toda obra literária adaptada para o cinema sofre alterações significativas.
O surgimento do cinema no Brasil foi marcado por: adaptações de romances nacionais.
A imagem acima a gravura está baseada na Santa Ceia de Leonardo Da Vinci. Reconhecemos Jesus e os apóstolos como os personagens da saga de Star Wars, filme de George Lucas. A retomada da Santa Ceia de Leonardo Da Vinci em uma montagem gráfica foi realizada pela referência à cultura: De massa.
Para Waldenyr Caldas, "é só a partir do final do século XIX que se configura a síntese da nossa expressão musical urbana através do hibridismo de sons indígenas, negros e portugueses." (CALDAS, Waldenyr. Iniciação à música popular brasileira. 2.ed. São Paulo: Ática, 1989. p.05). Assinale a alternativa abaixo que apresenta os três ritmos essenciais na formação da música brasileira, de acordo com o referido musicólogo: Cateretê, lundu e habanera.
Segundo o texto, o índio visto pelo ângulo da catequese foi construído ideologicamente como um elemento impossível de ser escravizado, reforçado pela ideia de que seria mais facilmente convertido do que o Negrão mito que reforça essa ideia é o: do bom selvagem
Leia a seguinte afirmação acerca do movimento Tropicalista: Propôs uma transformação estética plena em que os problemas nacionais e os apelos sensoriais passaram a integrar a expressão artística.
O Pde Antônio Vieira, no texto acima, constrói a figura do negro como um ser humano. Esta posição contraria o etnocentrismo que considera o branco como uma raça: superior
Rui Knopfli (1932-1997), poeta moçambicano, apresentou em sua obra posições ideológicas contra o regime colonial, tornando-se alvo constante de perseguições políticas. No poema Naturalidade, esta questão transparece. Assinale opção em que o poeta revela com clareza, a sua formação cultural, de país colonizado: Eivam-me de literatura e doutrina/ europeias/ e europeu me chamam.

Outros materiais