Buscar

EXERCÍCIOS cap 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS cap.9
1. Em 1983, o governo Ronald Reagan lançou um novo programa agrícola baseado no pagamento em espécie (denominado Payment-in-Kind Program). Para examinar como funciona esse programa, vamos considerar o mercado do trigo.
a.	Suponhamos que a função de demanda seja QD = 28 - 2P e a função de oferta seja QS = 4 + 4P, onde P seja o preço do trigo em dólares por bushel e Q seja a quantidade em bilhões de bushels. Descubra o preço e a quantidade de equilíbrio para o livre mercado.
b.	Agora suponhamos que o governo queira reduzir a oferta de trigo em 25%, a partir do equilíbrio de livre mercado, pagando aos produtores para que suas terras não sejam cultivadas. Entretanto, o pagamento será feito com trigo em vez de dólares, daí decorre o nome do programa. Esse trigo virá da vasta reserva governamental resultante dos programas de suporte de preços anteriormente praticados. A quantidade de trigo paga será igual à que poderia ter sido colhida nas terras que deixaram de ser cultivadas. Os produtores encontram-se livres para vender esse trigo no mercado. Qual será a quantidade produzida pelos agricultores de agora em diante? Qual a quantidade indiretamente fornecida ao mercado pelo governo? Qual será o novo preço de mercado? Qual será o ganho dos produtores? Os consumidores sairão ganhando ou perdendo?
c.	Se o governo não tivesse devolvido o trigo aos agricultores, precisaria tê-lo armazenado ou, então, destruído. Será que os contribuintes ganham com a implementação desse programa? Quais são os potenciais problemas criados por ele?
2. Atualmente, os Estados Unidos importam todo o café que consomem. A demanda anual de café por parte dos norte-americanos é dada pela curva da demanda Q = 250 – 10P, onde Q é a quantidade (em milhões de libras) e P é o preço de mercado por libra de café. Os produtores mundiais podem colher e enviar café aos distribuidores norte-americanos a um custo marginal constante (= médio) de $8 por libra. Os distribuidores norte-americanos podem, por sua vez, distribuir café por uma constante de $2 por libra. O mercado de café nos Estados Unidos é competitivo, e o Congresso norte-americano está pensando em estabelecer uma tarifa sobre as importações de café, no valor de $2 por libra.
a.	Na ausência de tarifa, quanto os consumidores pagam por uma libra de café? Qual é a quantidade demandada?
b.	Se for imposta uma tarifa, quanto os consumidores pagarão por uma libra de café? Qual será a quantidade demandada?
c.	Calcule o excedente perdido do consumidor.
d.	Calcule a receita oriunda da tarifa que o governo auferirá.
e.	Para a sociedade como um todo, a tarifa vai resultar num ganho líquido ou numa perda líquida?

Continue navegando