Buscar

A educação formal é aquela que acontece dentro do ambiente escolar

Prévia do material em texto

A educação formal é aquela que acontece dentro do ambiente escolar, onde o educador transmite o que sabe para o educando, já a educação informal é a experiência de vida de cada indivíduo e também as coisas em que eles acreditam, como política, religião, entre outros.
Para ser um pedagogo com qualidade e bom educador é necessário que ele tenha experiência na área em que está trabalhando, pois a teoria é importante, mas a pratica é indispensável, para completar é insubstituível o senso crítico, pois devemos avaliar o que levamos como conteúdo aos alunos.
É importante realizar dinâmicas e brincadeiras com o conteúdo para que o aluno aprenda se divertindo e não trate os estudos como antigamente, onde somente era ensinado na forma escrita e com cadernos e livros em mãos. Pode-se fazer também jogos educativos, desde a produção até a brincadeira. É interessante mandar atividades para casa para que os pais também participem da vida escolar dos filhos. Dar atividades sensoriais para o desenvolvimento da coordenação motora. Ler junto a turma é bem interessante para o desenvolvimento da dicção do aluno.
A educação formal é estabelecida pelo governo como educação padrão, onde se transfere o conhecimento que o professor tem para seu aluno, onde possui a função de preparar o aluno para atuar efetivamente junto a sociedade, oferece o conhecimento cientifico, o que vemos nos materiais didáticos, é entendida como o tipo de educação organizada com uma determinada sequência e proporcionada pelas escolas, depende de uma diretriz educacional centralizada como o currículo, com estruturas hierárquicas e burocráticas, determinadas em nível nacional, com órgãos fiscalizadores dos ministérios da educação.
Já a educação não formal é muita mais estendida, é o modo de educação fora do "quadrado", muitas vezes é a educação que se aprende fora da sala de aula, assim como visitas a diversos locais onde podemos aprender sem estar preso ao local escolar, é totalmente motivacional, com uma visão muito mais ampliada, sua maior importância está na possibilidade da criação de novos conhecimentos, onde aguça a criatividade humana.
 A educação formal é aquela que acontece dentro do espaço escolar, é aquela estabelecida pelo governo como educação padrão, onde o professor trasnfere todo seu conhecimento para seus alunos, é aquela educação onde o objetivo é formar o sujeito para integrá-lo aos processos sociais, políticos e culturais- prática social.Essa educação é dependente de uma diretriz educacional centralizada como o currículo com estruturas hierárquicas e burocráticas, determinadas em nível nacional, com órgãos fiscalizadores dos ministérios da educação.
Já a educação não formal acontece fora do âmbito oficial, ou seja fora da escola. O trabalho realizado em um espaço não formal nem sempre é valorizado pela equipe diretiva e pedagógica. A educação não formal acontece em ongs em espaços onde se busca orientação tanto para a família, quant6o para as próprias crianças que desistiram da escola por diferentes motivos. 
A formação educativa por competências utiliza o aluno como parte de um processo formador amplo, que não se limita apenas ao espaço escolar.
Por isso, podemos destacar as competências da Base Nacional Comum Curricular, onde temos:
O conhecimento;
O Pensamento científico, crítico e criativo;
O repertório cultural;
A comunicação;
A cultura digital;
O Trabalho e Projeto de Vida;
A argumentação;
A Autoconhecimento e auto cuidado;
A empatia e a cooperação;
E por fim, a Responsabilidade e cidadania.
Quanto as atividades, dentro e fora do espaço escolar temos:
Os aprendizados em situações cotidianas, como;
A relação interpessoal nas ruas;
A inclusão dentro da escola, assim como o contato com indivíduos especiais, entre outros, pois é a partir da observação das diferenças que o indivíduo se constrói.
A educação formal acontece dentro de ambientes escolares, é aquela educação que tem por objetivo formar o individuo para integrá-lo aos processos sociais, políticos e culturais, ou seja para que ele possa enfrentar suas dificuldades e conflitos , é uma forma de integrar o sujeito à sociedade. Já a educação não formal é aquela que acontece fora do ambiente escolar, como por exemplo em visitas a vários lugares onde podemos aprender sem estar na escola usando livros e cadernos, é motivacional e com uma visão mais ampla, onde adquirimos novos conhecimentos, porém nem sempre é valorizado justamente por acontecer fora do ambiente escolar.
Podemos destacar as competências da Base Nacional Comum Curricular, onde temos:
O conhecimento;
O Pensamento científico, crítico e criativo;
O repertório cultural;
A comunicação;
A cultura digital;
O Trabalho e Projeto de Vida;
A argumentação;
O Autoconhecimento e auto cuidado;
A empatia e a cooperação;
E por fim, a Responsabilidade e cidadania.
Sobre as atividades dentro e fora do ambiente escolar, pode citar:
A relação interpessoal na rua, a inclusão dentro das escolas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes