Buscar

Bomba de deslocamento não positivo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Bomba de deslocamento não positivo (Bombas hidrodinâmicas)
Centrifugas
É um tipo de bomba que tem por princípio de funcionamento a transferência de energia mecânica para o fluido a ser bombeado em forma de energia cinética. Por sua vez, esta energia cinética é transformada em energia potencial (energia de pressão), sendo o rotor responsável por tal transmissão.
Essas bombas raramente são usadas em sistemas hidráulicos, porque seu poder de deslocamento de fluido se reduz quando aumenta a resistência e também porque é possível bloquear-se completamente seu pórtico de saída em pleno regime de funcionamento da bomba.
Classificação das Bombas centrífugas:
São classificadas em função dos tipos e formas dos rotores, as bombas centrífugas podem ser divididas na seguinte classificação:
Radiais ou Puras: Quando a direção do fluido bombeado é perpendicular ao eixo de rotação.
Fluxo misto ou Semi-Axial: Quando a direção do fluido bombeado é inclinada em relação ao eixo de rotação.
Fluxo Axial: Quando a direção do fluido bombeado é paralela em relação ao eixo de rotação.
Quanto à trajetória do fluido
Bombas radiais ou centrífugas: sua característica básica é trabalhar com pequenas vazões a grandes alturas, com predominância de força centrífuga; são as mais utilizadas atualmente.
Bombas axiais: trabalha com grandes vazões a pequenas alturas.
Bombas diagonais ou de fluxo misto: caracterizam-se pelo recalque de médias vazões a médias alturas, sendo um tipo combinado das duas anteriores.
Componentes das Bombas Centrífugas:
Rotor: É o componente giratório, dotado de pás que tem a função de transformar a energia mecânica de que é dotado em energia de velocidade e energia de pressão. Em função da velocidade específica da bomba, o rotor pode ser do tipo radial, semi-axial ou axial.
Voluta: é responsável pela contenção do fluido bombeado bem como provê oportunidade para a conversão da energia cinética contida no fluido em energia de pressão, passo fundamental para o bombeamento.
Difusor: Sua função é similar a da Carcaça, ou seja, converter parte da energia cinética do fluido em energia de pressão e principalmente, servir de direcionador do fluido da saída do rotor.
Eixo: A função do eixo é de transmitir o torque do acionador ao rotor. O eixo é projetado para que tenha uma deflexão máxima pré-estabelecida quando em operação, evitando-se desta forma que as folgas entre as peças rotativas e estacionárias se alterem em operação, evitando-se desgaste e maior consumo de energia.
Luva protetora do eixo: Tem a função de proteger o eixo contra corrosão, erosão e desgaste, causado pelo líquido bombeado, além de proter o mesmo na região do engaxetamento.
Anéis de desgaste: São peças montadas só na carcaça (estacionário), só no rotor (girante) ou em ambos, e que mediante pequena folga operacional, fazem a separação entre regiões onde imperam as pressões de descarga e sucção, impedindo desta forma um retorno exagerado de fluido de descarga para a sucção.
Caixa de Selagem: A caixa de selagem tem como principal objetivo proteger a bomba contra vazamentos nos pontos onde o eixo passa através da carcaça. O principais sistemas de selagem utilizados em bombas centrífugas são:
. gaxetas
. selo mecânico
 
Gaxetas: É um material deformável, utilizado para prevenir ou controlar a passagem de fluidos entre duas superfícies que possuam movimento, uma com relação a outra.Podem ser confeccionadas em fibras vegetais, minerais ou sintéticas.
Selo mecânico: Quando o fluido bombeado não pode vazar para o meio externo da bomba, por um motivo qualquer (líquido inflamável, tóxico, corrosivo, mau cheiro, etc..), utilizam-se os selos mecânicos.
Os mesmos são constituídos de superfícies polidas que são mantidas em contato através de molas (superfícies de selagem perpendiculares ao eixo).
Mancais: Os mancais tema função de suportar o peso do conjunto girante, forças radiais e axiais que ocorrem durante a operação. Os mancais que suportam as forças radiais são chamados de mancais radiais e os que suportam forças axiais são chamados de mancais axiais.

Outros materiais