Buscar

trab de rita

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Influência dos fatores físicos e químicos no crescimento bacteriano
(pH) ; (Temperatura); (Salinidade); (Nutriente); (Fonte de Carbono); (Fonte de energia); (O2)/CO2
As bactérias são seres simples, unicelulares, mas cujo efeito sobre os sistemas vivos e, em particular, organismos animais é de extrema importância. Este fator deve-se a dois aspectos.
Em primeiro lugar algumas bactérias são reconhecidas como causadoras de doenças específicas, de maior ou menor gravidade e em segundo lugar fazem parte do equilíbrio natural de muitos organismos superiores com quem coexistem em simbiose, beneficiando ambos com esta relação. Temos o exemplo das bactérias do tubo digestivo, existentes nos animais superiores e que colaboram no processo digestivo, sendo no caso dos ruminantes de extrema importância a sua função.
Quando se fala em crescimento na área de microbiologia, está se referindo a um aumento do número de células e não ao aumento das dimensões celulares como se imagina. Portanto, entende-se por crescimento microbiano associando ao crescimento de uma população de células, esta por sua vez, dará origem a duas ao término de um determinado período de geração ou de duplicação.
Há vários fatores que influenciam diretamente no crescimento da bactéria são os denominados fatores físicos e químicos, que serão abordados neste trabalho.
Fatores Físicos:
Temperatura.
Uma parte significativa dos microorganismos dependem da temperatura para a velocidade de todas as reações químicas ligadas aos processos de crescimento, assim, a temperatura pode ser mínima, máxima e ótima. Entende-se como temperatura mínima aquela em que o microorganismo apresenta capacidade de crescer normalmente. Nessa faixa de temperatura a membrana que atua como gel, há um transporte considerado lento inibindo o crescimento.
 Já a máxima significa dizer que ainda é possível que o microorganismo ainda está sujeito a uma situação possível de crescimento. Há uma desnaturação proteica, pois surgirá um colapso da membrana e uma lise térmica.
Enquanto que na faixa de temperatura ótima a espécie demonstra melhor crescimento quando comparado com a mínima. Pois terá reações enzimáticas em velocidade máxima.
De acordo com o fator físico em estudo, os microorganismos podem ser classificados em 3 grupos, sendo eles: Psicrófilos; Mesófilos e termófilos.
Psicrófilos: Esse grupo tem como característica desenvolver o crescimento em baixas temperaturas entre na faixa de -10 a 15 ºC.
Mesófilos: Apresenta característica de crescer em temperaturas consideradas moderadas entre 10 a 50 ºC.
Termófilos: Têm capacidade de crescer em altas temperaturas entre 40 a 70ºC.
Salinidade.
Os microrganismos, quando não são de origem marinha, possuem um grau de tonicidade intracelular equivalente aquele produzido por uma solução salina de 0,85-0,90 % (Jay, 1986). Quando as células são suspensas em solução salina, estabelece-se uma isotonicidade, ou seja, a água circula através da membrana, igualmente em ambos os sentidos. No entanto, quando as mesmas células são suspensas em soluções salinas de maior concentração, o teor de água livre é maior no interior da célula do que no ambiente externo, que passa a ser hipertônico, resultando na remoção de água do interior com consequente plasmólise e danos ou morte da célula (Leitão, 1998).
A presença do sal exerce também outros efeitos deletérios sobre os microrganismos. Segundo Frazier & Westhoff (1988), entre estes efeitos destacam-se a ionização em solução, liberando o íon Cl, tóxico aos microrganismos, a redução da solubilidade do oxigênio as soluções, sensibilização das células ao CO2 e interferência na atividade de enzimas proteolíticas. Ainda segundo os autores, a ação do NaCl varia diretamente com suas concentrações e com a temperatura.
Fatores Químicos.
pH (potencial hidrogniónico).
É definido como a acidez ou a alcalinidade de uma solução. Grande parte das bactérias crescem melhor dentro das variações pequenas de pH sempre perto da neutralidade em torno da escala 6,5 e 7,5, sendo sua escala de 0 à 14. Poucas bactérias têm capacidades de crescer em pH 4,0 que é considerado ácido. Porém, há uma tipo de bactéria quimioautotrófica que pode desenvolver em água bastante ácida. Ela é encontrada em águas de drenagem de minas de carvão, oxidando enxofre para formar ácido sulfúrico, pode sobreviver em valores de pH 1,0. Os fungos filamentosos e as leveduras podem crescer em variações de pH maiores que as bactérias, sendo, no entanto, os valores ótimos de pH para fungos geralmente inferior, entre pH 5 e 6. 
Fonte de Energia, Fonte de Carbono e Nutriente.
As bactérias necessitam de alimento como fonte de energia, para formar seu protoplasma e materiais estruturais, diferindo entre si nas suas necessidades nutritivas. Os elementos mais importantes são: o carbono, o hidrogénio, o azoto, o oxigénio e o fósforo. Além disso, necessita de quantidades menores de ferro, magnésio, potássio e cálcio e de outros elementos. Como fontes de carbono e energia utilizam geralmente os hidratos de carbono e os aminoácidos. Uma bactéria pode necessitar para formação do seu material celular de um ou mais compostos orgânicos, pois, é incapaz de sintetizar compostos simples. Tais nutrientes são conhecidos como fatores de crescimento. São de três tipos: - aminoácidos que são necessários para a síntese proteica; - purinas e pirimidinas necessárias para a síntese de ácidos nucleicos (DNA e RNA); vitaminas necessárias à síntese de enzimas, como a timina e a riboflavina. Existem diversos grupos de bactérias em relação às suas fontes alimentares.
Oxigênio (O2).
As bactérias, como os microrganismos em geral, dependem das suas necessidades em oxigénio. As bactérias que dependem do O2 para a sua atividade são denominadas como aeróbias obrigatórias ou aeróbias estritas. Por outro lado existem as bactérias anaeróbias obrigatórias, ou seja, só crescem na ausência do oxigénio livre. Portanto cada bactéria tem sua especificidade. A maioria destas têm preferência pelas condições de aerobiose, e são denominados aeróbios facultativos. Há um quarto grupo de bactérias, denominadas de microaerófilas, tendo como necessidade oxigénio em concentrações consideravelmente inferiores à do ar. Existe uma relação entre tensão de oxigénio e o potencial oxidação-redução. Esta é essencialmente uma medida da capacidade oxidante/redutora (OR) do meio que no ambiente um potente agente redutor, baixará o potencial OR favorecendo, o crescimento dos anaeróbios. Por outro lado, como o oxigénio é um agente oxidante, a sua presença assegura potenciais OR relativamente altos, assim, beneficiando o crescimento dos microrganismos aeróbios.
Links que usei: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABElwAL/crescimento-microbiano
https://docs.google.com/presentation/d/1duBSie9J6fnv8G9KZAk5JHL42jBBE0y_zc2VAxgKdMA/edit?pli=1#slide=id.i12

Outros materiais