Buscar

DETERGENTES - QUÍMICA

Prévia do material em texto

DETERGENTES
Tendo início a partir da Segunda Guerra Mundial, os detergentes começaram a ser produzidos devido à escassez de óleos e gorduras necessárias para a fabricação de sabões. 
Os detergentes são produtos sintéticos produzidos a partir de derivados do petróleo e assim como os sabões, reduzem a tensão superficial de um líquido, sendo considerados então tensoativos (são compostos anfifílicos que formam micelas em solução). Os tensoativos são responsáveis pela característica mais importante e desejada em um detergente: a capacidade de remoção das sujidades. 
Mas o que torna um detergente ou sabão tensoativo? Este fato só é possível devido a sua estrutura, que possui uma parte hidrofílica (dissolvível em água) e uma parte hidrofóbica (insolúveis em água).
Isso acontece porque em sua estrutura molecular uma parte é polar e outra apolar, o que dá a estas moléculas a propriedade de acumularem-se em interfaces de dois líquidos miscíveis ou na superfície de um líquido. 
Detergentes são compostos constituídos por longas cadeias carbônicas apolares com uma extremidade polar. 
Observe o esquema:
 Extremidade de carga positiva: detergente catiônico
 Extremidade de carga negativa: detergente aniônico.
De uma forma simples, a tensão superficial é como uma “barreira” que existe entre a água e as sujidades (esta barreira porque a água é polar e as gorduras são apolares, assim elas não se “juntam”), como os detergentes têm um lado polar e outro apolar ele pode quebrar esta barreira e “retirar” as sujidades através da formação de micelas. Numa micela, a extremidade apolar do tensoativo, ou detergente, fica voltada para o centro, interagindo com o óleo (ou substâncias hidrofóbicas), enquanto a extremidade polar fica para fora interagindo com a água (ou substâncias hidrofílicas).
Formação de uma micela: 
Embora os detergentes sejam grandes aliados na hora da limpeza, também é um grande problema para o ambiente. Indústrias e usinas vêm lançando produtos tóxicos como pesticidas, detergentes, petróleo em baías e rios, causando vários problemas ao ambiante e ao homem. Além disso, a maioria dos detergentes descartados vão parar em rios através da rede de esgoto, eles são responsáveis pela poluição conhecida como cisnes-de-detergentes: espumas esbranquiçadas e densas que impedem a entrada de gás oxigênio na água, o que afeta as formas aeróbicas aquáticas. Mas, visto que os detergentes são tensoativos não deveria “limpar” a água dessas substâncias hidrofóbicas como o petróleo, por exemplo? Não, já que nesse caso trata-se de detergentes não biodegradáveis.
 	Para diferenciar um detergente biodegradável de um detergente não biodegradável basta analisar a estrutura química da cadeia. Os detergentes em geral são feitos a partir da mistura de alquil-benzeno-sulfonatos. 
A diferença nos biodegradáveis começa na cadeia carbônica que os constitui. Repare que a cadeia não possui nenhuma ramificação, portanto, é classificada como linear. 
A parte à esquerda da molécula é considerada linear. (p-dodecilbenzenossulfonato de sódio)
Um detergente é considerado não biodegradável se em sua cadeia de hidrocarbonetos houver ramificações. A estrutura dos detergentes não biodegradáveis possui ramificações na cadeia carbônica. 
Observe à esquerda da molécula. (p-1,3,5,7-tetrametiloctil-benzenossulfonato de sódio)
As ramificações da cadeia carbônica tornam o detergente não biodegradável porque os micro-organismos existentes na água produzem enzimas capazes de quebrar as moléculas de cadeias lineares presentes nos detergentes biodegradáveis. Mas essas mesmas enzimas não reconhecem as cadeias ramificadas presentes nos detergentes não biodegradáveis, por esse motivo eles permanecem na água sem sofrer decomposição.
Contudo, não são somente os detergentes não biodegradáveis que causam problemas, os excessos de detergentes biodegradáveis também causam problemas, além da eutrofização (excesso de nutrientes e compostos químicos ricos em fósforo ou nitrogênio, numa massa de água, provocando um aumento excessivo de algas), são tóxicos e podem destruir bactérias responsáveis pela decomposição de material orgânico.
Para ser resolvido o problema da contaminação das águas, novos tensoativos biodegradáveis foram desenvolvidos. O desenvolvimento destes novos produtos associados aos já existentes proporcionou um incremento do uso destes tensoativos. Estes tensoativos incluem lipídeos simples, lipídeos complexos e ácidos bílicos. Tensoativos biodegradáveis também são chamados de tensoativos verdes, pois, podem ser degradados por microbactérias no meio ambiente, reduzindo, assim o impacto ambiental. Assim, os detergentes têm suas vantagens e desvantagens, e como qualquer outra coisa na vida, em excesso tanto os detergentes “bons” podem se tornar uma desvantagem para a vida humana.
REFERÊNCIAS
<http://www.mundoeducacao.com/quimica/detergente-biodegradavel.htm>. Acessado em 12 de novembro de 2013.
<http://limpezalimpa.blogspot.com.br/>. Acessado em 12 de novembro de 2013.
<http://www.alunosonline.com.br/quimica/detergentes-biodegradaveis.html>. Acessado em 12 de novembro de 2013.
<http://www.ebah.com.br/content/ABAAAeuvQAG/detergentes-biodegradaveis>. Acessado em 12 de novembro de 2013.
<http://www.infoescola.com/produtos-quimicos/detergentes/>. Acessado em 12 de novembro de 2013.
<http://www.portalsoin.com.br/como-funcionam-os-detergentes-biodegradaveis/>. Acessado em 12 de novembro de 2013.
<http://www.cienciamao.if.usp.br/dados/t2k/_quimica_qui43.arquivo.pdf>. Acessado em 15 de novembro de 2013.
<http://www.ibb.unesp.br/Home/Graduacao/ProgramadeEducacaoTutorial-PET/ProjetosFinalizados/Sabao_e_detergente_saiba_como_funcionam.pdf>. Acessado em 15 de novembro de 2013.
<http://www.iq.ufrgs.br/aeq/html/publicacoes/matdid/livros/pdf/sabao.pdf>. Acessado em 16 de novembro de 2013.
<http://www.abq.org.br/cbq/2008/trabalhos/6/6-529-4564.htm>. Acessado em 25 de Novembro de 2013. 
<http://fdr.com.br/formacao/produtos-de-limpeza/tensoativos-detergentes-e-limpa-vidros/>. Acessado em 25 de Novembro de 2013.
<http://www.projetoagua.dape.net/polui%E7aodasaguasbiologia.htm>. Acessado em 25 de Novembro de 2013.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes