AV aulas 1 a 5
29 pág.

AV aulas 1 a 5


DisciplinaAdministração de Novos Negócios Av1 A Av5350 materiais431 seguidores
Pré-visualização9 páginas
Todas as reportagens afirmam que a crise no Brasil não para de piorar. As previsões dos especialistas são pessimistas para o PIB de 2015 e com mais previsões de recessão em 2016. Assinale a alternativa que apresenta o cenário do macroambiente destacado nesta afirmação:
		
	
	Cenário social.
	
	Cenário sindical.
	
	Cenário cultural.
	
	Cenário ecológico.
	 
	Cenário econômico.
	
Explicação:
O Macroambiente é composto de diferentes cenários, e o que analisa o comportamento do PIB é o econômico.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	No ambiente interno da empresa encontram-se os seguintes fatores, exceto:
		
	 
	stakeholders
	 
	políticos
	
	clientes
	
	concorrentes
	
	fornecedores
	
Explicação:
Organizações não existem no vácuo; elas estão inseridas em ambientes.
Ambiente é o universo que envolve a organização.
O ambiente interno envolve tudo que é necessário para que a organização realize suas operações. Então, clientes (sem os quais a empresa não tem razão de existir), fornecedores (sem os quais não há matéria prima), concorrência (que determina as linhas de ação) e stakesholders (grupos interessados na organização), com certeza, fazem parte do ambiente interno da organização, uma vez que são fatores intimamente ligados ao próprio funcionamento de uma empresa. No entanto, os políticos, embora possam indiretamente interferir nas operações empresariais, no que se refere à legislação, podem ser responsáveis por alterações nos processos empresariais, mas como uma influência EXTERNA. Sendo assim, como o enunciado pede para apontar a exceção, a opção correta é ¿políticos¿.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	As organizações, em seus contextos de atuação, interagem com o macroambiente e com o microambiente. É fundamental que todo bom gestor esteja sempre atento às relações de sua organização com os diversos componentes destes dois ambientes mencionados. Estas relações demandam análises e estratégias diferenciadas que variam de acordo com as mais diversas contingências. Diante do exposto, podemos afirmar que fazem parte do microambiente:
		
	 
	concorrentes; variáveis culturais; fornecedores; variáveis sociais.
	
	fornecedores; variáveis tecnológicas; clientes/consumidores; agências reguladoras.
	
	fornecedores; variáveis tecnológicas; variáveis sociais; agências reguladoras.
	 
	concorrentes; clientes/consumidores; fornecedores; agências reguladoras.
	
	variáveis sociais; variáveis tecnológicas; variáveis culturais; agências reguladoras.
	
Explicação:
O microambiente é composto pelas forças e agentes que estão próximos à empresa e podem afetar o seu desempenho no mercado. Fazem parte do microambiente de uma organização: política interna da empresa, fornecedores, prestadores de serviço, clientes concorrentes, consumidor final e etc.
 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Toda empresa recebe influências do ambiente ao mesmo tempo em que o influencia. Desta forma, ela precisa monitorar o ambiente constantemente e se antecipar às oportunidades e ameaças. Baseado nesta informação pode-se afirmar que os clientes, fornecedores e concorrentes fazem parte do:
		
	
	Ambiente interno.
	 
	Macro-ambiente.
	 
	Ambiente de Tarefa.
	
	Ambiente Geral.
	
	Ambiente maior.
	
Explicação:
O ambiente de tarefas é formado pelos clientes, concorrentes, fornecedores, agências reguladoras e parceiros estratégicos. O ambiente de tarefas é aquele mais imediato, no qual uma organização deve operar. Por isso a análise dos principais concorrentes e seus diferenciais, assim como a avaliação de possíveis ameaças de novos competidores e pressão de produtos substitutos são ações próprias do ambiente de tarefa.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O Macroambiente é composto de forças que a empresa não pode controlar diretamente, como as variáveis econômicas, sociais, sindicais, demográficas, políticas, tecnológicas, legais, ecológicas, culturais e mercadológicas. 
Neste contexto, sobre o MACROAMBIENTE, assinale a alternativa INCORRETA: 
		
	
	É o ambiente mais distante das operações das organizações.
	
	O Macroambiente é pouco influenciado pelas organizações. 
	
	O Macroambiente e exerce muita influência sobre as organizações.
	 
	Afeta apenas determinadas organizações, dependendo do setor.
	
	As variáveis do Macroambiente atuam de uma maneira integrada.
	
Explicação:
Ambiente Geral ou Indireto ou Maior ou Macroambiente: 
É o ambiente mais distante. Exerce influência sobre as organizações, mas é pouco influenciado por elas. Afeta todas as organizações, independente do setor de atuação. É composto de forças que a empresa não pode controlar diretamente, como as variáveis econômicas, sociais, sindicais, demográficas, políticas, tecnológicas, legais, ecológicas, culturais e mercadológicas. Estas variáveis atuam de uma maneira integrada, sendo que a variação de uma delas pode influenciar bastante ou quase nada as outras. Por exemplo: a estabilidade econômica, uma variável política, pode reduzir a inflação, aumentando o poder aquisitivo da população. Esta, por sua vez, é uma variável econômica, que influencia a demanda de mercado.
Sendo assim, como o enunciado pede que seja identificada a opção INCORRETA, a alternativa ser assinalada é: Afeta apenas determinadas organizações, dependendo do setor.
 
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Considerando os diferentes ambientes das organizações, os produtos substitutos estão situados em que ambiente?
 
		
	 
	Específico
	
	Macro
	
	Interno
	
	Geral
	
	Indireto
	
Explicação:
Ambiente Interno: Acionistas, Alta Administração, Colaboradores
Ambiente Específico: Comunidade, Clientes, Concorrentes, Fornecedores, Produtos Substitutos
Macroambiente: cenários legal, ecológico, cultural, mercadológico, social, econômico, tecnológico, sindical, demográfico, político
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Com a Globalização associada à Tecnologia da informação são eliminadas as barreiras entre os países, diminuindo os espaços entre as nações. No entanto, os concorrentes de outras nações parecem vir de nenhum lugar e abocanham participação de mercado. Baseado no entendimento sobre Globalização assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	A globalização gera uma competição cada vez menos acirrada.
	
	A globalização exige um diferencial competitivo das empresas.
	
	A globalização gerou uma maior diversidade de produtos e serviços.
	
	A globalização gera margens de lucros menores em função do aumento da concorrência.
	
	A globalização gerou a queda das barreiras entre os países.
	
Explicação:
A reposta é incorreta porque a globalização acirra ainda mais a competição, já que hoje as empresas e consumidores finais conseguem comprar produtos de fornecedores espalhados por todo mundo, de forma rápida e prática.  Hoje a concorrência chega de todos os lados.
 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	As ONGs, organizações sem fins lucrativos (conhecidas como organizações do Terceiro Setor) trabalham junto com as empresas privadas e o governo para tornar a sociedade mais orientada para as necessidades das pessoas. 
Portanto: (assinale a opção CORRETA)
 
		
	 
	As ONGs são includentes.
	
	As ONGs são organizações empresariais.
	
	As ONGs atendem a elite da sociedade.
	
	As ONGs são organizações governamentais.
	
	As ONGS são excludentes.
	
Explicação:
Como as ONGs são organizações NÃO governamentais, não têm fins lucrativos (não são empresariais) e seu objetivo é atender aos mais necessitados, com certeza são organizações