A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
Apanhado de Estudos Demográficos

Pré-visualização | Página 1 de 3

Apanhado de Estudos Demográficos
1- Considere o gráfico com a pirâmide etária de 2010 do Rio Grande do Sul. 
Sobre a população gaúcha e suas características, apresentadas na pirâmide, assinale a alternativa correta:
D) O topo da pirâmide evidencia o envelhecimento da população, havendo um predomínio de mulheres com idade mais avançada.
2- Um importante indicador socioeconômico criado pela ONU, divulgado anualmente, é o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). A tabela a seguir mostra os índices de alguns países, incluindo o Brasil.
A análise do IDH permite inferir que:
D) Apesar de ocupar uma posição intermediária na colocação mundial, o IDH do Brasil é considerado elevado (alto).
3- O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar, nas próximas décadas, a 30% da população total. Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população está cada vez mais velha. Isso ocorre em função do:
A) Declínio da taxa de natalidade e aumento da longevidade.
4- Observe a imagem a seguir:
	
As imagens mostram a saída do homem do campo do sertão para a zona da mata, devido às estiagens em seu local de origem, obrigando-o a migrar. Porém o migrante retorna ao sertão quando as chuvas voltam a acontecer. 
O tipo de migração representada é:
B) A transumância.
5- Analise o gráfico a seguir:
O gráfico de transição demográfica auxilia na interpretação da nova dinâmica populacional no mundo. 
A partir da análise do gráfico e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
A) O período de pós-transição define-se pelas baixas taxas de mortalidade e natalidade.
6- Leia o trecho a seguir:
“O Social Security (previdência social dos Estados Unidos) fez 75 anos [...]. A ocasião deveria ser marcada pela alegria, um momento para comemorar um programa que trouxe dignidade e decência para as vidas dos norte-americanos idosos. Mas o programa está sendo atacado, e alguns democratas, bem como quase todos os republicanos, participam desse ataque. Existem rumores de que a comissão do déficit do presidente Barack Obama poderá recomendar cortes mais profundos dos benefícios.”
Em diversos países do mundo, o corte nos programas de previdência social arquitetados na primeira metade do século XX está sofrendo reformulações. 
No caso dos Estados Unidos, entre os argumentos levantados pelos que defendem mudanças no Social Security, destaca-se:
A) O aumento da expectativa de vida, que justificaria um aumento proporcional na idade mínima da aposentadoria.
7- Leia o texto a seguir:
População brasileira cresce 0,9% entre 2012 e 2013
A população brasileira cresceu 0,9%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Neste ano, o Brasil tem 201,03 milhões, ou seja, 1,79 milhão a mais do que no ano passado (199,24 milhões). O crescimento é menor do que o observado entre 2011 e 2012, que havia sido 0,93%. Segundo o pesquisador do IBGE Gabriel Borges, a tendência é que o ritmo de crescimento da população caia até 2042, ano em que a população brasileira para de crescer. “A população vai crescendo, cada vez menos, até 2042, quando começa a diminuir”.
Assinale a alternativa que NÃO representa uma tendência demográfica para o Brasil nas próximas duas décadas:
A) Diminuição da população absoluta.
8- Leia o trecho que segue:
O 11° Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos, apoiado pela Unesco, mostra que oferecer ensino às mulheres reduz as taxas de mortalidade e assegura uma vida melhor para as crianças e para as mães. Tal colocação reforça a ideia de que mães com mais informação sobre doenças específicas podem tomar medidas preventivas e assim contribuírem para reduzir as taxas de mortalidade infantil. A educação das mães é, portanto, crucial tanto para a própria saúde quanto para a de seus filhos.
O gráfico a seguir compara as taxas de mortalidade infantil em censos diferentes, a saber, 1990 e 2000, entre as regiões brasileiras. 
Com base na observação do gráfico e em seus conhecimentos, é possível afirmar que:
E) As diferentes formas de ocupação e organização econômica ajudam a entender a oposição entre taxas do Sul e as do Nordeste.
9- Há grandes diferenças entre a China continental do oeste e a do leste. Dentre essas diferenças, podemos afirmar que a China oriental:
A) É mais populosa que a Ocidental
10- A ocupação do território brasileiro pela população se dá de modo bastante irregular. É bastante visível o contraste existente entre a fachada litorânea, onde se encontra a maioria da população, e o interior do país, fracamente povoado. 
Sobre a distribuição geográfica da população no Brasil, é correto afirmar que:
A) Uma das razões fundamentais que explicam a elevada concentração da população brasileira junto ao litoral é a condição do país como ex-colônia de exploração, pois isso gerou uma dependência econômica e criou a necessidade de contato com o mundo exterior.
11-Considere o cartograma a seguir:
Assinale a interpretação correta para o cartograma acima.
 E) A natalidade nos extremos sul e norte da África é menor do que a da sua região central.
12- O texto a seguir apresenta uma das faces do processo de urbanização brasileiro.
[...] Há algumas décadas, a pobreza no Brasil se concentrava no campo e em pequenas e médias cidades desprovidas de iniciativas empresariais. Atualmente, ela se concentra em grandes cidades, onde se acentuaram os contrastes sociais.
Sobre esse processo, é correto afirmar que:
D) Decorreu da industrialização e modernização do campo que acelerou a migração rural-urbana.
13- Leia o texto que segue.
Estamos chegando a 9 bilhões de pessoas no planeta e, nos últimos anos, a fome no mundo aumentou em vez de diminuir. Não é uma questão de produtividade porque, apesar desse aumento na produção de alimento ter crescido muito, temos hoje quase 1 bilhão de pessoas que passam fome. [...] Especular em cima da vida e da morte das pessoas sempre foi um grande negócio - antes era a guerra, agora também é a comida.
De acordo com o fragmento do texto de Saragoussi, podemos concluir que:
C) O excedente populacional do planeta acarreta o subdesenvolvimento e a fome, pois não há recursos para suprir as necessidades de tantas pessoas.
14- Observe o gráfico a seguir, que mostra a expectativa de vida do brasileiro, segundo pesquisa realizada pelo IBGE em 2014.
No Brasil:
I – A expectativa de vida vem continuamente crescendo desde os anos 1980, mostrando uma sensível melhoria nas condições de vida da população.
II – De maneira geral, as expectativas de vida são maiores nos estados mais ricos da federação, diminuindo para os mais pobres.
III – A expectativa de vida de um maranhense em 2014 se aproxima daquela que o brasileiro experimentava em 1980.
IV – O Estado que apresentou a maior evolução de expectativa de vida foi o Rio Grande do Norte.
Está correto o que se afirma em:
A) I, III e IV 
15- Sobre os fatores que justificam a diminuição acentuada na imigração do Brasil, a partir da década de 1930, considere as afirmações a seguir.
I. A crise da Bolsa de Valores de Nova York e a consequente crise econômica do Brasil.
II. As medidas constitucionais de 1934 e 1937 regulamentando e restringindo a imigração.
III. A cota dos 2%, medida segundo a qual a partir de 1934 só poderia entrar no Brasil 2% do total de imigrantes de cada nacionalidade entrados nos últimos 50 anos.
IV. Dificuldades impostas pelos países de emigração para evitar a saída de indivíduos.
V. A Lei Eusébio de Queiroz, proibindo o tráfico de escravos.
Está correto o que se afirma em:
E) I, II, III, IV e V
16- Sobre a imigração alemã (1850-1870), assinale a alternativa INCORRETA:
D) Integrou-se facilmente na comunidade brasileira, especialmente nos estados sulinos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
17- Uma série de fatores contribui para uma qualidade de vida a qual poderíamos chamar de ideal.