Acadêmico prova libras 2
5 pág.

Acadêmico prova libras 2


Disciplina<strong>pegagogia</strong>8 materiais37 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Acadêmico:
	Deise Aparecida Pilla (1592682)
	Disciplina:
	Língua Brasileira de Sinais - Libras (MAT52)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:447282) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	11309315
Parte superior do formulário
	1.
	Para conversar em qualquer língua, não basta conhecer as palavras, é preciso aprender as regras de combinação destas palavras para produzir uma frase. Por isso, durante a criação dos sinais em Libras, as palavras ou sinais são criados a partir de itens lexicais. Partindo do pressuposto de que cada língua tem um número determinado de unidades mínimas lexicais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Essa união de regras lexicais durante a criação dos sinais possibilita a transmissão de qualquer pensamento visual não verbal.
(    ) O parâmetro da orientação é de suma importância, para não se criar sinais com movimentos sem sentido ou de difícil execução.
(    ) Não existe um número determinado de unidades mínimas para determinar a diferença de um sinal com relação a outro sinal.
(    ) Dentro da gramática da Libras, durante a criação dos sinais ou palavras, não importa se o sinal será bem elaborado. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	 
	 
	2.
	De nada adianta o aluno ser fluente em Libras se o professor desconhece esta forma de comunicação. Assim, é essencial que esse educador seja proficiente na Libras ou use meios que contribuam para o aprendizado do aluno. Na prática, existe um método simultâneo que se caracteriza pelo uso concomitante da fala e sinalização na ordem sintática da língua da comunidade ouvinte. Nesse processo, acontece o que chamamos de Bimodalismo ou português sinalizado. A partir destas informações, analise as sentenças a seguir:
I- Se o aluno surdo dominar a Língua de Sinais e seu processo de alfabetização ocorrer somente em Língua Portuguesa, ele não terá dificuldades em reter o conhecimento.
II- O bimodalismo refere-se à exposição ou ao uso de uma só língua, produzida em duas modalidades: oral e gestual, mas não é considerado o melhor método de ensino para o surdo. 
III- São encorajadas todas as formas de comunicação, inclusive o português sinalizado ou pidgin, para de fato ocorrer o processo de alfabetização do aluno surdo.
IV- Para um melhor aproveitamento escolar, o aprendizado bilíngue deve ocorrer na seguinte ordem: Primeira - Língua Brasileira de Sinais, segunda - Língua Portuguesa.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 
	 
	3.
	A expressão facial/corporal é de grande importância na comunicação das emoções (tristezas, alegrias, dor, surpresa, medo). No caso da língua de sinais, as expressões do corpo e do rosto podem ser consideradas como um termômetro da linguagem de sinais. Por meio das expressões, percebemos também os sentimentos emitidos. Sobre a expressão facial/corporal, analise as seguintes sentenças:
I- Com as expressões do corpo e da face atribuímos sentido a determinados fatos, situações e objetos.
II- Conforme a expressão que manifestamos, damos a entonação dentro da língua de sinais.
III- Dependendo da expressão, demonstramos negação, dúvidas, questionamentos, ou afirmamos algo.
IV- Em Libras, as expressões têm importância para comunicar algo. Somente os seguintes parâmetros são considerados: a Configuração das Mãos (AM), o Movimento (M) e o Ponto de Articulação (PA).
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	 
	 
	4.
	A educação do surdo no Brasil surgiu da necessidade primeiramente de ensinar o surdo a falar, ou seja, a oralidade foi a primeira abordagem a ser trabalhada. Já a Língua Brasileira de Sinais - Libras - surgiu com a abordagem bilíngue que busca ensinar libras, como primeira língua, e o português como segunda língua. Neste sentido, assinale a alternativa CORRETA quanto à origem da nossa língua de sinais:
	 a)
	A Língua de Sinais Inglesa.
	 b)
	A Língua de Sinais Holandesa.
	 c)
	A Língua de Sinais Francesa.
	 d)
	A Língua de Sinais Canadense.
	 
	 
	5.
	Cada sinal em Libras possui característica própria, geralmente se remete a uma letra, palavra, objeto etc. Conforme a frase que está sendo feita, o sinal pode ter sentidos diferentes. Observe a imagem a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://libras.files.wordpress.com/2008/07/alfabeto-em-libras.jpg>. Acesso em: 4 dez. 2008.
	
	 a)
	Letra P.
	 b)
	Letra L.
	 c)
	Letra Q.
	 d)
	Letra H.
	 
	 
	6.
	A datilologia entra no aspecto fonológico na Libras e tem sido resultado de pesquisas de ouvintes no sentido de ensinar o surdo a falar. A maior parte das comunidades surdas de todo o mundo a utilizam em suas respectivas Línguas de Sinais. No Brasil, a datilologia é muito usada para soletração de uma palavra usando o alfabeto manual em Libras, para expressar nomes de pessoas, localidades e outras palavras que não possuem sinal específico. Neste sentido, analise as sentenças a seguir:
I- Uma palavra da Língua Portuguesa que por empréstimo passou a pertencer à Língua Brasileira de Sinais pode ser expressa pelo alfabeto manual.
II- A datilologia é largamente empregada por ouvintes que não aprenderam a gramática e os sinais empregados na Libras, a fim de superar a barreira na comunicação.
III- Entre a comunidade surda é normal o uso da datilologia quando não se sabe o sinal correspondente na Libras, uma vez que ele faz parte de sua cultura.
IV- Não é importante pausar entre uma letra ou palavra durante a soletração do alfabeto manual, pois sua aprendizagem ocorre de forma rápida e natural.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 
	 
	7.
	Na Língua Brasileira de Sinais existem alguns parâmetros que servem para estruturar as diversas formas de níveis linguísticos. O ponto de articulação é um destes parâmetros, ele é o local onde ocorre o sinal, e vale destacar que este sinal pode tocar ou não o corpo da pessoa que o está realizando. Neste sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Existem sinais que exigem a realização de movimento em seu ponto de articulação, para que estes sejam representados corretamente. 
( \ufffd\ufffd  ) O ponto de articulação é o parâmetro mais significativo para a Língua Brasileira de Sinais, de maneira que os demais parâmetros podem ser dispensados.
(    ) Existem sinais que sofrem alteração em função das transformações sociais, porém o que não muda é o ponto de articulação e movimento.
(    ) Normalmente, os pontos de articulação são sinais que não apresentam termo que diferencie gênero, número, portanto não possuem desinência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	 
	 
	8.
	Segundo os estudos linguísticos, para dar significado a uma língua, existe um sistema de representação ou símbolos que resulta em uma escrita dessa língua. Na Libras também encontramos símbolos para representar sua escrita criada nos Estados Unidos, por volta do ano de 1974. Sobre essa escrita, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Com base nesses registros, pesquisadores dos Estados Unidos com um grupo de surdos, aprenderam