Buscar

673540 - Sociologia da Comunicação COM GABARITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO
	ALTERNATIVA CORRETA
	
	 
	1
	B
	2
	B
	3
	C
	4
	B
	5
	C
	6
	D
	7
	C
	8
	B
	9
	E
	10
	B
Questões de múltipla escolha
Disciplina: 673540 - Sociologia da Comunicação
Questão 1: Adorno substituiu o termo “cultura de massa” por “indústria cultural”, mas qual a principal justificativa para a substituição?
A) para ser coerente com o modo industrial de elaboração cultural.
B) para deixar claro que a modalidade de cultura da indústria cultural não é proveniente das massas, como o é a cultura popular.
C) para acentuar o caráter de mercadoria da produção cultural.
D) para adequar o termo aos resultados de suas pesquisas sobre a produção cultural contemporânea.
E) para acentuar o caráter consumista e técnico dos produtos.
Questão 2: As modalidades de discurso que constroem a comunicação social aparecem isoladas ou articuladas, e ainda com ou sem movimento. Contudo, é possível utilizar uma das modalidades como referência à outra, completando a produção do sentido. Quais das imagens abaixo não utilizam desse recurso, mas associadas produzem outro sentido?
 
A) A primeira e a quarta.
B) A segunda e a quarta.
C) A primeira e a terceira.
D) A quarta.
E) A terceira e a quarta.
Questão 3: As alternativas abaixo focalizam o discurso autoritário de sensibilização e mobilização política como uma modalidade de discurso sedutor, que constrói a realidade para o Outro e estabelece práticas sociais coerentes com a “realidade” construída. O público receptor não reconhece esse discurso como autoritário e o aceita, como se passou no nazismo e na ditadura brasileira, nos anos 1960. Qual das proposições abaixo oferece uma explicação verdadeira para essa situação, embora sucinta?
A) Não importa o grau de veracidade desse discurso, mas que ele pareça verdadeiro aos que são seduzidos por ele, mesmo porque esse público não tem condições de análise crítica. 
B) O discurso é autoritário, mas construído como de sensibilização política, e não de mobilização política, porque assim é mais eficiente. Contudo, é apresentado como informação para o público, reforçando seu próprio estatuto de verdade.
C) A base desse discurso é a verossimilhança com a realidade construída, por isso ele é articulado, sedutor, supostamente racional e científico; completa a argumentação a reiterada referência à defesa de instituições, nação, valores culturais e outros elementos emocionais que emprestem legitimidade ao discurso, e justificativa para a adesão.
D) O discurso é de mobilização política, mas apresentado como informação verdadeira, contudo não é incorporado na formação política do público, no sentido de concepção de mundo e vida social.
E) O público receptor não reconhece essa modalidade de discurso como autoritário, e sim da autoridade protetora ou vingativa; portanto, um discurso cujas raízes são religiosas e culturais. 
Questão 4: Noam Chomsky se vale do conceito “consenso planejado” para caracterizar ambiente de comunicação social. Qual dos processos mencionados abaixo predomina nesse ambiente?
A) O controle governamental sobre os meios de comunicação, especialmente televisão, mediante verbas de propaganda etc.
B) Em geral um processo que corresponde a situações políticas especiais em que meios de comunicação e governo articulados produzem discursos cujas ideias e valores servem para eleger um “inimigo público”, e assim justificar medidas governamentais de exceção.
C) Reforço sobre as ideias reconhecidas e desejadas pela população como recursos para atingir o bem-estar de todos, sobretudo após eleições.
D) A repressão às liberdades civis e direitos políticos. 
E) A ação de um governo autoritário agindo pela força física sobre os cidadãos.
Questão 5: Para Habermas, “Não é através da comunicação pública, mas através da comunicação das opiniões publicamente manifestas que o público das pessoas privadas não organizadas é levado na esteira da publicidade demonstrativa ou manipulativa” (HABERMAS, J., 1965. In: COHN, G. (Org.). Comunicação e indústria cultural. São Paulo: Nacional, 1977. p. 198). A qual dos segmentos de opinião manifestados publicamente o autor se refere nesse fragmento? Aponte a alternativa correta:
A) Às opiniões formais que circulam em áreas relativamente restritas dos assessores, jornalistas, intelectuais e empresários.
B) Às opiniões das pessoas individuais, ainda que fundamentadas, que circulam em alguns meios.
C) Às opiniões formais manifestadas por instituições publicitariamente eficazes.
D) Às opiniões das organizações políticas manifestadas pelos partidos políticos.
E) Às opiniões manifestadas por segmentos não organizados, ou eventualmente organizados do público.
Questão 6: O funcionalismo é uma corrente teórica bastante utilizada em estudos de sociologia da comunicação, especialmente os que focalizam comportamento de consumidores, eleitores e assemelhados. Abaixo são citadas algumas características originais desses estudos, mas qual dessas alternativas não está correta?
A) O funcionalismo parte do pressuposto de que o comportamento social seja originado por necessidades de fundo psicológico, e manifestação socioeconômica.
B) A hipótese genérica do funcionalismo pressupõe certa “padronização” de resultados esperados.
C) Nas pesquisas funcionalistas, as questões formuladas nos questionários e formulários podem induzir as respostas.
D) As pesquisas funcionalistas permitem o exame e análise crítica das tendências e posições políticas da população.
E) A quantificação, especialmente a utilização de recursos sofisticados da estatística, deveriam fundamentar as análises dos resultados das pesquisas, mas esse cuidado não é frequente no comum das pesquisas.
Questão 7: A construção da cidadania pode ser encarada como um projeto de caráter político, de formação de uma consciência política. Neste caso, deve-se pensar que: 
A) Em projeto de construção da cidadania, os meios de comunicação (rádio, TV e cinema) devem ser afastados.
B) O rádio teria espaço em projetos desta natureza, mas a televisão não. 
C) Tanto a televisão quanto o rádio, cinema e a internet poderiam participar com benefícios em um programa de construção de cidadania, desde que o conteúdo fosse elaborado com tal finalidade. 
D) Um projeto de construção da cidadania prescinde dos meios de comunicação; bastariam reuniões em comitês, leituras e nada mais.
E) A ideia de cidadania decorre da ideologia burguesa, portanto os meios de comunicação, instrumentos da burguesia, são fundamentais na construção desse projeto.
Questão 8: No Brasil, o cinema nacional e música popular incorporaram a construção de um conteúdo político encaminhando a questão: “Quem fala de cidadania para quem?”, mas essas duas modalidades de manifestação cultural observaram estratégias assemelhadas na construção desse conteúdo? Escolha a alternativa que forneça uma explicação correta à questão:
A) Sim, o cinema nacional e a música popular brasileira sempre discutiram a questão da cidadania a partir de uma posição da modernidade, das tendências internacionais, desde a bossa nova, ao rock dos anos 1980, ao rap de hoje, a discussão da cidadania é sempre internacional, o mesmo panorama aparece no cinema, porque o brasileiro já se acostumou ao cinema americano.
B) Tanto para entendimento do filme, quanto para apropriação do conteúdo do discurso das letras da música popular é necessário que o receptor (espectador ou ouvinte) desenvolva o movimento para dentro da obra e para fora dela, é nesse movimento que ele exercita o olhar de análise crítica fundamental à cidadania.
C) Tanto para entendimento do filme, quanto para apropriação do conteúdo do discurso das letras da música popular é necessário que o receptor (espectador ou ouvinte) desenvolva um olhar para fora do filme ou da música, para perceber sua modernidade e oportunidade.
D) As duas modalidades diferem sensivelmente na relação de comunicação, porque enquanto a música permite aopúblico se apropriar daquele discurso, utilizando-o em situações distintas, um espectador no cinema não “vê” o processo de construção da cidadania, mas uma manifestação individualizada dele, a qual pode lhe parecer estranha e desagradável; 
E) Filmes e músicas no Brasil sempre foram dependentes do capital externo (distribuidoras, gravadoras etc.), portanto, nos anos 1960, não houve preocupação com a cidadania, mas com o sucesso do protesto, assim como as “pornochanchadas” dos anos 1970 foram sucesso de bilheteria.
Questão 9: Se o discurso dos que se apresentam no cenário político perdeu seu poder de referência à instância política da vida social, qual a consequência desse fenômeno para a democracia? Assinale a alternativa correta:
A) O discurso político assumiu uma única expressão: a econômica. Consequentemente, as pessoas escolhem candidatos como o fazem com os produtos, comparando as vantagens que eles apresentam ou que prometem.
B) O discurso político apenas perdeu o sentido ideológico que o alimentava no passado, de uma referência para o futuro, mas não deixou de ser referência política para a democracia.
C) Como o discurso político de hoje versa sobre o panorama político e econômico mundial, consequentemente as pessoas não se interessam por projetos, nem se envolvem.
D) A democracia contemporânea se caracteriza pela indiferença da maioria e pelo interesse de uma minoria marcada por uma dimensão pragmática e imediatista predominante.
E) Não houve realmente perda de referência à instância política, mas alteração, confundindo a política com a dinâmica da economia, acarretando descrédito em relação à política e desencanto com a democracia.
Questão 10: O consumo é também uma linguagem, uma forma de comunicação na sociedade contemporânea. Nesse sentido pode-se dizer que há um conteúdo ideológico no consumo. Admitindo-se essa proposição, qual das alternativas abaixo extrai dela uma conclusão errada?
A) a linguagem do consumo é uma produção simbólica, portanto um código social de comunicação.
B) a linguagem do consumo é parte da ideologia burguesa, portanto reafirma os valores básicos de liberdade, fraternidade e igualdade.
C) no código do consumo, a liberdade reside na escolha de produtos disponíveis, a igualdade na produção de diferenças, e a fraternidade na competição.
D) o código do consumo não é explícito, mas é do entendimento dos segmentos sociais visados com a produção.
E) o código do consumo é assumido como a expressão da vida social contemporânea.

Outros materiais