Gestão da Qualidade de Produtos e Processos Av II
5 pág.

Gestão da Qualidade de Produtos e Processos Av II

Pré-visualização2 páginas
Disciplina:
	Gestão da Qualidade de Produtos e Processos (EPR10)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:446988) ( peso.:1,50)
	Prova:
	11317549
	Nota da Prova:
	10,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A análise de valor é aplicada tanto em produtos já consolidados como para aqueles que ainda se encontram na etapa de projeto. Nesse processo, busca-se avaliar os efeitos de um determinado produto. Esses efeitos são segmentados em funções. Sobre as metas a serem alcançadas pela análise de valor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Com esse procedimento, busca-se aperfeiçoar o produto e o processo.
(    ) Busca-se incluir os envolvidos e afetados pelo problema na solução, o que estimula a cooperação.
(    ) Melhoria da qualidade e diminuição dos custos.
(    ) Aumento do conhecimento (know-how) e disseminação desse conhecimento em vários níveis da organização.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	2.
	Os gestores das empresas detêm algumas atribuições no âmbito da qualidade. Nesse sentido, é importante a criação de uma visão da qualidade, que deve envolver todos os colaboradores. Como nesse processo são envolvidas pessoas com diversas funções dentro da hierarquia, que apresentam ideias e cultura muitas vezes bastante distintas, faz-se necessário transformar a qualidade em um valor para os colaboradores. Sobre o papel dos gestores e a qualidade nas empresas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É importante que os colaboradores entendam e acreditem que a qualidade é importante para eles.
(    ) Os gestores precisam, acima de tudo, passar segurança para os colaboradores, alterando os números reais da qualidade, se necessário.
(    ) Embora seja comum a ideia de que a qualidade deva envolver todos os colaboradores, o processo de controle da qualidade deve ficar a encargo de especialistas.
(    ) A remuneração variável (participação nos resultados) de uma empresa pode ser considerada uma forma de vincular valor à qualidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	3.
	Após a conclusão da etapa de projeto de um novo produto, é necessário por em prática a execução do projeto, resultando na fabricação do produto. Quando existe uma distância entre quem projetou e quem irá executar, existem grandes chances de ocorrência de erros, retrabalhos e aumento nos gastos. A Engenharia Simultânea, por outro lado, visa solucionar esses e outros problemas relacionados à interface projeto/produção. Nesse contexto, analise as seguintes sentenças:
I- Busca-se, através da Engenharia Simultânea, promover a integração entre os diversos setores envolvidos para a criação de novos produtos.
II- O conceito de Engenharia Simultânea não exclui a participação dos clientes no processo. Especificamente, essa relação é chamada de ?Comakership?.
III- Na Engenharia Simultânea, o produto é projetado dentro do processo produtivo, simultaneamente ao processo de fabricação, em que todas as suas particularidades são projetadas junto aos operadores e equipamentos.
IV- Como nesse processo projetamos simultaneamente ao processo produtivo, os erros se restringem aos primeiros testes piloto, e não existem conflitos entre setores, pois o projeto é criado no ambiente produtivo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	4.
	Para que sejam cumpridos os requisitos de qualidade dos produtos em relação às expectativas e necessidades dos clientes, faz-se necessário considerar os processos que envolvem o cumprimento desses requisitos. Podemos classificar os processos de acordo com a sua área ou setor vinculado, tais como os processos produtivos ou os processos administrativos. Com relação à definição de ?processo?, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Processo compreende a relação entre o dispêndio de energia e a geração de custo operacional no processo produtivo.
	 b)
	Podemos definir processo, de uma forma abrangente, como um conjunto de ações direcionadas para o atingimento das metas.
	 c)
	Devido à abrangência do conceito de processo, é inviável atribuirmos um significado correto para o termo.
	 d)
	A definição de processo, quando envolve a gestão da qualidade de produtos e processos, restringe-se à etapa de fabricação do produto.
	5.
	Nas indústrias, a relação com os fornecedores pode ser pautada no estreitamento dos relacionamentos, tendo como vantagem a busca por ganhos em comum, promovendo o desenvolvimento de produtos e processos de forma cooperativa. Para Juran (2009), os fornecedores podem ser considerados uma extensão de nossa empresa. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma ferramenta utilizada para o estreitamento do relacionamento entre clientes e fornecedores:
FONTE: JURAN, J. M. A qualidade desde o projeto: novos passos para o planejamento da qualidade em produtos e serviços. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
	 a)
	Kanban.
	 b)
	Andon.
	 c)
	Comakership.
	 d)
	Set-up rápido.
	6.
	Visando à redução de custos, muitas empresas optam pela formação de parcerias com seus fornecedores, cujo nível ideal de relacionamento é chamado de ?Comakership?. A implantação dessas parcerias pode representar um aumento da competitividade das empresas, porém ela depende do atendimento a alguns requisitos, obtidos em etapas. Sobre a implantação do sistema ?Comakership?, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Em uma das fases de evolução do processo de implantação da ferramenta ?Comakership?, faz-se necessário selecionar fornecedores, tendo como requisito a qualidade.
(    ) Em uma das etapas evolutivas do processo de implantação, cliente e fornecedor interagem com o intuito de estudarem os seus processos de forma mútua, promovendo a integração estratégica.
(    ) Em uma das etapas desse processo, busca-se determinar o preço de custo dos materiais fornecidos, somando a estes os custos do produto já produzido. A essa etapa denominamos integração de custos.
(    ) A implantação da ferramenta "Comakership" pode resultar em uma condição de fornecimento sincronizado de insumos. Nesse caso, parte-se da condição de que o fornecedor apresente qualidade assegurada.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	7.
	O Poka-Yoke foi concebido na Toyota com a ajuda de Shigeo Shingo, considerado um dos gurus da qualidade. As técnicas possibilitam que qualquer pessoa possa executar sem cometer erros. Essa metodologia é indicada para reduzir o número de não conformidades nos produtos e os erros humanos no processo. Sobre as funções básicas do Poka-Yoke, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A função fundamental do Poka-Yoke é sinalizar a detecção de anormalidades.
(    ) A função do Poka-Yoke é gerar maior controle das características preestabelecidas do produto e/ou processo.
(    ) Os dispositivos de Poka-Yoke não podem paralisar o sistema produtivo (máquina, linha etc.).
(    ) O Poka-Yoke tem como função primordial a redução de erros humanos no processo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	8.
	Segundo Abraham Maslow (1908-1970), as pessoas possuem diferentes necessidades e motivações. Quando tratamos das necessidades