Buscar

AV 1

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Laurilene Leal Soares (1751179)
	Disciplina:
	Gestão de Projetos Escolares (17806)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:447924) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	10521918
Parte superior do formulário
	1.
	O conhecimento significativo proposto pela pedagogia de projetos está relacionado aos princípios das teorias de aprendizagem propostas por Piaget, Ausubel, Vygostky e Wallon. De acordo com a teoria de Wallon, quais as relações estabelecidas com a Pedagogia de Projetos?
	 a)
	O desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação com os outros indivíduos e com o meio social em que vive. Para ele, a aprendizagem só ocorre quando há troca de experiências e conhecimentos.
	 b)
	Há esquemas que englobam conceitos e ocorrem de maneira dinâmica e o processo de aprendizagem é explicado por estágios de desenvolvimento. As crianças possuem um papel ativo na construção de seu conhecimento.
	 c)
	A afetividade é muito importante para o processo de aprendizagem. Ele defende que a vida psíquica é formada por três dimensões, motora, afetiva e cognitiva, que atuam de forma integrada. O processo de evolução depende tanto da capacidade biológica do sujeito, quanto do ambiente.
	 d)
	A aprendizagem é um processo em que a nova informação interage com a estrutura cognitiva do indivíduo, por isso é sempre preciso considerar o conhecimento prévio que o indivíduo possui como ponto de partida para um novo conhecimento.
	 
	 
	2.
	Os possíveis elementos de um projeto de trabalho são: o tema ou problema, os objetivos, os conteúdos, a metodologia, a avaliação, os recursos e o registro. Sobre o desenvolvimento da pedagogia de projetos, analise as afirmativas a seguir:
I- Inicialmente é preciso determinar o processo de avaliação classificatória, para só depois levantar os questionamentos, definir as etapas, organizar as ações e definir os assuntos que serão pesquisados.
II- Os questionamentos geram uma avaliação classificatória que conduzirá todo trabalho, porque só é possível responder às questões a partir da pesquisa.
III- É necessário delimitar o tempo de duração e socializar todas as pesquisas e os resultados obtidos na investigação, além de estabelecer os critérios de avaliação.
IV- O registro do projeto é imprescindível para que o trabalho possa ser compartilhado com outros educadores e para que possa ser avaliado pelos autores.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 
	 
	3.
	Os projetos interdisciplinares são desenvolvidos, exclusivamente, no contexto escolar e objetivam a aprendizagem de conceitos das diferentes disciplinas curriculares, possibilitando a construção de uma interação contínua. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir:
I- A gestão de projetos contempla desafios que desencadeiam a autonomia tão idealizada no meio educacional. 
PORQUE
II- Precisam estar em consonância, pois o projeto de ensino do professor deve corresponder ao projeto de aprendizagem do aluno e ao projeto de ensino-aprendizagem proposto pela escola. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 
	 
	4.
	A atitude interdisciplinar é caracterizada pela busca da pesquisa. É a transformação de pensar, do construir. Exige a passagem da subjetividade para a intersubjetividade. Quanto à interdisciplinaridade, analise as afirmativas a seguir:
I- É a substituição de uma concepção fragmentária para unitária do ser humano.
II- Ao trabalhar com os projetos, abre-se a possibilidade de desenvolver uma ação pedagógica tecnicista na perspectiva da interdisciplinaridade.
III- Pressupõe uma atitude tradicional a ser assumida frente ao problema de conhecimento.
IV- É preciso compreender como relacionar as contribuições de cada participante do projeto, respeitando o ponto de vista de cada um.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 
	 
	5.
	A aprendizagem ocorre quando buscamos respostas para as nossas dúvidas, quando somos afetados pelas pessoas que nos cercam e quando estamos envolvidos nos movimentos que estão ao nosso redor. Todas as nossas vivências promovem aprendizagem. Quanto à aprendizagem, analise as afirmativas a seguir:
I- É um processo complexo e depende da maneira como cada pessoa se organiza, aprende e interioriza as informações.
II- Sistemas autônomos de significações que denotam normas, costumes, crenças, saberes característicos de grupos sociais em tempos e espaços definidos. 
III- Pode ser definida como o ato de aprender ou adquirir conhecimento por meio de uma experiência, de um processo ou método. 
IV- Ocorre pela aquisição de informações, conhecimentos, habilidades, valores e atitudes que acontecem a partir do ensino ou das experiências vivenciadas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa IV está corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 
	 
	6.
	Ao realizar um projeto interdisciplinar, é preciso compreender como relacionar as contribuições de cada participante do projeto, respeitando o ponto de vista de cada um. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir:
I- A interdisciplinaridade não é algo que se ensine ou que se aprenda, mas algo que se vive.
PORQUE
II- É uma atitude feita de curiosidade, de abertura, de intuição das relações existentes entre as coisas e que escapam à observação comum.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 
	 
	7.
	Para a elaboração e a organização de projetos escolares, há alguns princípios didáticos como: participação efetiva dos alunos, autonomia, autenticidade, autoria, identidade, heterogeneidade, interação de diferentes grupos sociais, desprendimento das práticas disciplinares engessadas, interdisciplinaridade, entre outros. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os alunos não entram em contato com os conteúdos disciplinares, porque os conteúdos são trabalhados de maneira global.
(    ) No trabalho com projetos, o conhecimento é construído em estreita relação com o contexto e a participação se legitima na teoria. 
(    ) Todos os envolvidos no projeto podem contribuir com a construção do conhecimento, com a sistematização dos conceitos, relacionando-os ao meio afetivo.
(    ) A pedagogia de projetos visa ressignificar o espaço escolar, transformando-o em um espaço vivo de interações, aberto ao real e às suas múltiplas dimensões.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	 
	 
	8.
	Professor e aluno devem estar sempre buscando novas fontes de conhecimento, porque além de habilidadese competências é preciso relembrar que o conhecimento se constrói com base em pilares que possibilitam o desenvolvimento integral do ser humano. Os quatro pilares do conhecimento são fundamentais na prática pedagógica: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Com base na pedagogia de projetos, compreenderemos que há uma relação estreita entre os pilares do conhecimento. Como podemos compreender o pilar aprender a ser?
	 a)
	É o pilar mais relevante para o desenvolvimento do ser humano. A sensibilidade, o sentido ético e estético, a autonomia, o senso crítico e a imaginação são imprescindíveis para o crescimento integral da pessoa.
	 b)
	A participação nos projetos desenvolve este pilar naturalmente, na medida que o projeto vai avançando, pois o desenvolvimento do projeto depende da parceria do grupo e do compromisso de cada integrante em avançar.
	 c)
	É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que não seja efêmero, para que se mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente.
	 d)
	A comunicação e a resolução de conflitos são aspectos imprescindíveis para que os projetos tenham consistência teórica. As técnicas para chegar aos resultados são trabalhadas ao longo do projeto, nas ações práticas que são programadas para demonstrar a teoria na prática.
	 
	 
	9.
	Ao planejar o desenvolvimento de um projeto, prevendo os conteúdos e as respectivas disciplinas, é preciso considerar que os conteúdos de determinada disciplina não são trabalhados linearmente, pois a sequência dos conteúdos deverá estar relacionada às dúvidas do grupo. Dessa maneira, como deve ser a organização do planejamento do projeto?
	 a)
	Tem como objetivo a aprendizagem de conceitos e o desenvolvimento de competências e habilidades específicas de uma ou mais disciplinas.
	 b)
	Organizado na perspectiva da transdisciplinaridade sem fronteiras entre as disciplinas, ressaltando a unidade que deve existir entre elas.
	 c)
	Os projetos interdisciplinares podem ser organizados a partir das vivências ou do uso das múltiplas linguagens textuais.
	 d)
	Deve seguir um planejamento rígido, dividido em unidades estáticas, com a lista de conteúdos previstos para determinado período.
	 
	 
	10.
	A formação das redes de conhecimento vai se formando a partir da necessidade de pesquisar para desvelar as curiosidades do grupo e buscar uma compreensão significativa acerca do tema. Como podemos definir uma rede de conhecimento?
	 a)
	A rede significa educação em valores, com a busca pelas soluções para os problemas sociais, científicos e culturais das pessoas.
	 b)
	A rede está diretamente ligada à ideia de cadeia, de encadeamento lógico, de ordenação necessária, de linearidade na construção do conhecimento.
	 c)
	Ao sugerir atividades, professor e aluno constroem a rede de conceitos e linguagens, desenvolvendo habilidades acima das competências.
	 d)
	É compreender e aprender significados. É ver os objetos com relação uns com os outros, percebendo que os significados formam feixes de relações.
	 
	 
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.
Gravar respostas
Parte inferior do formulário

Outros materiais