Buscar

apol Artes Visuais, História e Sociedade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina(s):
Artes Visuais, História e Sociedade
	Data de início:
	15/04/2019 18:04
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	15/04/2019 18:45
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/5 - Artes Visuais, História e Sociedade
Observe a imagem a seguir:
 
Após esta avaliação, caso queira observar atentamente esta imagem, ela está disponível em: Máscara fúnebre de Obalufon. Instituto Pierre Verger. Salvador, Bahia (link: http://portalafrobrasil.blogspot.com.br/2012/10/a-arte-yoruba-e-sua-relacao-com-o-divino.html. Acesso em 01/03/2017. 
Considerando a imagem e os conteúdos abordados no livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre o Cubismo e a influência das máscaras africanas no trabalho de Pablo Picasso, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	O artista considerou que as máscaras pareciam ser produzidas por crianças e admirava a ingenuidade destas.
	
	B
	Picasso se identificou com as ideias da desconstrução da figura humana presente nas máscaras africanas e com o fato delas enfatizarem a essência e não a aparência das pessoas.
Você acertou!
Picasso visitou uma exposição de máscaras africanas em Berlim e se identificou com o primitivo, com a representação da essência das pessoas, seu espírito, ao invés de se representar a aparência das pessoas de forma realista (livro-base, p.150).
	
	C
	Picasso apenas compartilhou de uma moda da época, que via a África como um continente repleto de temas exóticos e interessantes.
	
	D
	Por ser de origem africana o artista buscava inspiração nas memórias de sua infância, na qual a produção de máscaras era muito presente.
	
	E
	As máscaras africanas foram importantes na obra de Picasso porque ele as considerava um exemplo de representação da aparência humana.
Questão 2/5 - Artes Visuais, História e Sociedade
Observe a seguinte imagem:
 
Após esta avaliação, caso queira observar atentamente a imagem, ela está disponível em: GAUGUIN. Paul: Autorretrato (Perto de Gólgota) –, 1896. Óleo sobre tela, 76 cm x 64 cm, Museu de Arte de São Paulo, São Paulo – Brasil. 
Considerando a imagem dada e os conteúdos abordados no livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre o artista Paul Gauguin, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	O artista Paul Gauguin foi ao Taiti na tentativa de se libertar das tradições e de ver o mundo de forma diferente de um europeu.
Você acertou!
Gauguin foi ao Taiti com a família na tentativa de pintar de forma diferente da tradicional, distanciando-se da Europa como uma forma de se libertar (livro-base, p. 30 e 31).
	
	B
	O artista Paul Gauguin foi um representante do Barroco Protestante e se dedicava à pintura de gênero.
	
	C
	Gauguin, apesar de passar anos no Taiti, continuou a pintar de forma tradicional, revelando como é difícil se libertar das tradições.
	
	D
	A obra de Gauguin demonstra como sua pincelada é lisa e seus temas mórbidos.
	
	E
	Gauguin levou ao Taiti a tradição do Neoclássico, influenciando toda uma geração de artistas deste país.
Questão 3/5 - Artes Visuais, História e Sociedade
Observe as seguintes imagens: 
Após esta avaliação, caso queira observar atentamente esta imagem, ela está disponível em: A jangada da Medusa – Théodore Géricault,1819. Óleo sobre tela, 4,91m x 7,16 m. Museu do Louvre, Paris – França (Disponível em: http://www.louvre.fr/en/mediaimages/le-radeau-de-la-meduse. Acesso em 01 de mar. 2017.
 
Após esta avaliação, caso queira observar atentamente esta imagem, ela está disponível em:  A Liberdade guiando o povo – Eugène Delacroix, 1830. Óleo sobre tela, 260 cm x 325 cm. Museu do Louvre, Paris – França (link: http://www.louvre.fr/en/mediaimages/le-28-juillet-la-liberte-guidant-le-peuple-28-juillet-1830. Acesso em 01 de mar. 2017) 
Considerando as imagens das obras indicadas e os conteúdos do livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre o Romantismo, leia as seguintes afirmativas:
I. As duas obras representam um evento contemporâneo aos autores.
II. As duas obras possuem um conteúdo político subjacente.
III. A composição das duas obras está organizada a partir de uma estrutura piramidal.
IV. As duas obras combinam a representação de figuras alegóricas e figuras reais. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e IV.
	
	B
	I, III e IV.
	
	C
	I, II e III.
Você acertou!
A afirmativa I está correta, pois a obra de Géricault e de Delacroix representam acontecimentos como um naufrágio de um navio e a insurreição dos parisienses durante a Revolução Francesa, respectivamente. A afirmativa II está correta pois a obra de Géricault representa o abandono de pessoas em alto mar num incidente que o governo tentou esconder e a obra de Delacroix representa a posição política do pintor, que alinhou-se aos oprimidos revolucionários. A afirmativa III está correta pois ambas as obras estão organizadas de forma semelhante, a partir de uma estrutura piramidal. A afirmativa IV está incorreta pois na pintura de Géricault não há figuras alegóricas; na de Delacroix,  a mulher é uma figura alegórica da liberdade, que segura a bandeira tricolor, símbolo dos ideais da Revolução Francesa. (livro-base, p.103-108).
	
	D
	III e IV.
	
	E
	I, II e IV.
Questão 4/5 - Artes Visuais, História e Sociedade
Observe a imagem a seguir:
 
Após esta avaliação, caso queira ver a imagem integralmente, ela está disponível em: Vênus de Milo, c. 200 a.C. Mármore, 2,02 m de altura. (Link: <https://br.fotolia.com/Content/Comp/75199909>. Acesso em: 15 fev. 2017). 
Considerando a imagem acima e o conteúdo abordado no livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina, sobre o período Alexandrino ou Helenístico, leia as afirmativas que seguem e marque V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas.
( ) Os artistas ainda se baseavam na observação do real para representar a figura humana.
( ) A escultura Vênus de Milo apresenta uma menor rigidez, parece mais descontraída que as obras do Período Clássico.
(  ) A escultura Vênus de Milo é uma cópia da original e, mesmo assim, perdeu os braços por ter sido feita em mármore, um material menos resistente que o bronze.
( ) O único material que os gregos do período Alexandrino ou Helenístico utilizavam para a escultura era o mármore. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	F – F - F – V
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	V – V – V – F
Você acertou!
As afirmativas I, II e III são verdadeiras porque o período Alexandrino ou Helenístico foi posterior ao Período Clássico e, nesta época, os artistas utilizavam as mesmas técnicas desenvolvidas no período anterior, no entanto a rigidez das primeiras esculturas desaparece, a figura humana é idealizada a ponto de representar uma beleza descontraída, representando um corpo cheio de vitalidade e beleza. A afirmativa IV é falsa pois os gregos desse período faziam esculturas em bronze, no entanto estas foram destruídas durante o Império Romano. Também trabalhavam com o mármore, mas este era empregado boa parte das vezes para fazer cópias ou moldes das esculturas de bronze. (livro-base, p.35-38)
	
	E
	V - F – F – F
Questão 5/5 - Artes Visuais, História e Sociedade
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“Contra uma concepção de arte de atmosfera romântica, apoiada na imaginação e no virtuosismo individual, os neoclássicos defendem a supremacia da técnica e a necessidade
do projeto - leia-se desenho - a comandar a execução da obra, seja a tela ou o edifício”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo361/neoclassicismo. Acesso em 01 de mar. 2017. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre o Neoclassicismo, considere as seguintes afirmativas:
I. O Neoclassicismo está diretamente relacionado com o Iluminismo, que via a razão e o conhecimento como as únicas formas de superar preconceitos e o obscurantismo.
II. O Neoclassicismo corresponde a um estilo de arte que representa formas e linhas estilizadas buscando uma representação minimalista.
III. Correspondendo aos anseios da aristocracia, o Neoclassicismo propunha uma forma de arte que colocava o público na posição de voyeur (observador).
IV. O Neoclassicismo defendia uma arte racional e didática, em contraponto aos excessos do Barroco e do Rococó. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0
	
	A
	II e III.
	
	B
	III e IV.
	
	C
	I e IV.
As afirmativas II e III estão erradas porque o Neoclassicismo surge em resposta aos abusos da aristocracia e via com maus olhos os excessos do barroco e do rococó, trazendo como proposta uma arte com inspiração no Período Clássico da Grécia Antiga. As afirmativas I e IV estão corretas porque o Neoclassicismo está associado ao Iluminismo, uma vez que propunha uma arte racional e didática, ideias afins às do Iluminismo. (livro-base, p.85-88).
	
	D
	I, II e IV.
	
	E
	I e III.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais