prova geografia fundamentos e metodologias
2 pág.

prova geografia fundamentos e metodologias

Pré-visualização1 página
Geografia: fundamentos e metodologias nos anos iniciais do ensino fundamental
Apol e Objetiva
\u201cA premissa inicial para o trabalho docente... (D)-VFVV
\u201cO ensino da geografia [...] deve propiciar ao aluno a compreensão... (B) VFFV
\u201cEstudar o lugar para compreender o mundo significa para o aluno... (C)- relações entre a materialidade que o constitui e a dinâmica social que a produziu e faz uso dela.
\u201cO conhecimento cada vez mais elaborado do ser humano e da natureza... (E)- Os continentes eram apresentados aos alunos a partir de seus aspectos naturais originais (clima,vegetação,relevo e hidrografia).
\u201cA geografia [...] tem também se reestruturado, tornando-se uma ciência mais plural... (B) I,II,III.
\u201cA prática pedagógica não é transformada a partir de proposta bem escritas; necessariamente... (D) VVFV.
\u201cMesmo no período atual da ciência geográfica, a região continua uma das pautas mais... (D) organismo autônomo.
\u201cA escola metodológica- e de resto as outras decisões atinentes ao cotidiano... (C) FVVV.
\u201cA ocupação do território é vista como algo gerador de raízes e identidade... (B) I,III,IV.
\u201cA aula de geografia ou de história [...] deve percorrer diferentes temas, encadeando-os... (E) I,II,IV.
\u201cEm geral, até o século XIX, a história da geografia estava mais próxima de uma catalogação... (B) após a segunda guerra mundial.
\u201cAtividades de ensino que envolvam relações entre corpo e espaço são necessárias em todas as idades\u201d(A)VFVV.
\u201cNa medida em que são trabalhos os conteúdos da Geografia, o espaço escolar ganha... (D) construção da noção espaço-temporal.
\u201cNesse que e por que ensinar deve-se pensar no aluno, em sua vida, nos desafios que... (E) III e IV.
\u201cConstitui também função insubstituível de um professor ser um decodificador de símbolos... (C) FVVV.
\u201cNão podemos mais ensinar a Geografia como se o espaço fosse um amontoado de pedacinhos... (D) IeIII.
\u201cA geografia clássica [...] teve grande importância porque atendeu aos desafios que a burguesia... (E) imperialismo.
\u201cAlfabetizar para geografia significa possibilitar ao aluno que ele possa ler o espaço geográfico... (D) FVFV.
\u201cA história da Geografia está implicitamente associada à história da humanidade... (A) VVVF.
\u201cNovos estudos da geografia procuram observar como as atividades humanas produzem... (D) França.
\u201cO bom professor é aquele que \u2018aprende ensinando\u2019 e não ensina, mas \u2018ajuda os alunos a aprender\u2019...(D) IIeIV.
\u201cComo ciência social, humana, a geografia tem a responsabilidade de analisar... (C) VVFF
\u201cEnsinar geografia para as séries iniciais do Ensino Fundamental significa... (C) alfabetizar o aluno para a leitura do espaço geográfico.
\u201cO saber geográfico contribui para o desenvolvimento de identidade e da autonomia da criança... (B) VFVF.
\u201cO objetivo da geografia é explicar e compreender as relações entre a sociedade e a natureza e como... (C) Alemanha e França.
\u201cNa Geografia não há espaços estanques, separados e fragmentados... (D) a sociedade e a realidade.
\u201cEsses conceitos- lugar, paisagem, região, natureza, sociedade, território- são considerados como... (C) VVFV.
\u201cA geografia trabalha com conceitos que fazem parte da vida cotidiana das pessoas e em geral... (A) Território.
DISCURSIVA
1-\u201cA geografia [...] tem também se reestruturado, tornando-se uma ciência mais plural...
Resposta : ao analisarmos as imagens no ensino da geografia, podemos ter uma idéia da realidade, que nos é por ela revelada, contudo temos que saber que esta visão compreenderá apenas uma visão parcial do todo. Para uma compreensão total teremos que vislumbrar elementos para além da escala visível. Essas diferentes formas de interpretação se mostrarão imprescindível para diferenciação entre a paisagem e o espaço, entre versão e fato. Conforme o encaminhamento pedagógico, tornam-se instrumentos para desvelar ideologia, compreender relações sociais, políticas entre outras, presentes no cotidiano de todos nós, no entorno, na mídia.
2-\u201cO espaço é um verdadeiro campo de forças cuja relação é desigual, daí que a evolução social não se faz de forma idêntica em todos os lugares...
Resposta: quando falamos em representação, é vital que sejam trabalhados os principais elementos que compõem um mapa: a legenda (símbolo) e a idéia de proporcionalidade (escala).
3-\u201cA premissa inicial para o trabalho docente, que se desdobra nas discussões feitas neste texto sobre as demandas atuais para o ensino da geografia...
Resposta: quando trabalhamos com filmes nas aulas de geografia, embora seja uma prática comum, pode ser mais complicado do que parece. É preciso que o professor tome alguns cuidados: com estereótipos, com as mensagens ideológicas e com a autenticidade das imagens. Trazer temas atuais para discussão, porém, sem arrogância e, principalmente, sem preconceitos. Precisa se preocupar com a relação que se quer transmitir com essa aula, quais conceitos e visões serão passadas aos alunos.
4-\u201cPara a leitura de um mundo, cada vez mais globalizado, é fundamental a compreensão dos mapas\u201d...
Resposta: mapa é a representação do real, é a passagem do tridimensional, de como vemos os objetos para o bidimensional, que é o espaço representado no plano.
5-\u201cDescreva qual é a preocupação central do ensino da geografia na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.
Resposta: é a construção da noção espaço-temporal. Duas posições teóricas podem ser usadas na explicação de como acontece a construção.
6-\u201cDe acordo com o livro da geografia descreva sobe a conseqüência do uso do material didático de forma errônea e como o professor pode usá-lo ...
Resposta: a conseqüência é o aluno não compreender o conteúdo, pois os recursos didáticos são utilizados como muletas para disfarçar o despreparo do professor. Estes instrumentos devem ser pensados e adequados a série e ao conteúdo do que será trabalho.
7-\u201cA necessidade de uma mobilização para o conhecimento vem da experiência de se estabelecer um vínculo entre o sujeito da aprendizagem e o objetivo...
Resposta: é necessário que o aluno tenha uma ligação direta com o que ele está a aprender.É preciso que o objeto seja significativo para o sujeito. Não basta apresentá-lo ao aluno como necessário, só porque faz parte do conteúdo programático a ser estudado no ano.
8-\u201cSobre quais questões o professor deve refletir ao planejar uma aula em que se pretende construir maquetes com alunos...
Resposta: como a construção de maquetes pode construir para alfabetização cartográfica dos meus alunos? Construir maquetes facilita a leitura de espaço geográfico dos meus alunos? Como é possível explorar a maquete enquanto recurso didático durante e depois de sua construção?
9-\u201cAo utilizar um recurso metodológico, é importante que o mesmo não \u201cfaz mágica\u201d... descreva como o aluno pode obter uma compreensão total.
Resposta: temos que vislumbrar elementos para além da escala visível. Essas diferentes formas de interpretação se mostrarão imprescindíveis para a diferenciação entre a paisagem e o espaço, entre versão e fato. Conforme o encaminhamento pedagógico, elas tornam-se instrumentos para desvelar ideologias, compreender relações sociais, políticas e éticas, entre outras, presentes no nosso cotidiano, no entorno, na mídia.