A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Questões de prova de Sociedade Anônima

Pré-visualização | Página 1 de 4

Questões S.A.
1. Determinada companhia tem grande estrutura operacional, centenas de empregados e faturamento anual superior a um bilhão de reais. O estatuto dessa companhia está prestes a ser reformado para incluir a possibilidade de participação no conselho de administração de um representante dos empregados. Acerca da inserção dessa cláusula no estatuto, é correto afirmar que:
R.: É possível o estatuto prever a participação no conselho de administração de representantes dos empregados, escolhidos pelo voto destes, em eleição direta, organizada pela companhia, em conjunto com as entidades sindicais que os representem.
2. Para entender o funcionamento de uma companhia ou sociedade anônima, é preciso compreender os seus conceitos básicos, suas principais características, a maneira como é conduzida e administrada, além de saber quais as definições de capital, a função da Comissão de Valores Mobiliários – CVM e qual lei regulariza esse tipo de empreendimento (Lei nº 6.404/1976). A doutrina e a legislação atribuem às sociedades anônimas uma série de características peculiares. A respeito desse tema, diga qual é a afirmativa correta.
R.: As sociedades anônimas têm capital social dividido em títulos, em regra, de igual valor nominal.
3. A administração da companhia, conforme dispuser o estatuto, será de competência do conselho de administração e da diretoria, ou somente desta. Os poderes conferidos por lei a esses órgãos não poderão ser delegados a outros, sejam criados por lei ou pelo estatuto. Cumpre à diretoria, nas sociedades anônimas:
R.: Executar as deliberações da assembleia geral e do conselho de administração e representar a sociedade em seus atos negociais.
4. Um dos principais fatores que distinguem as empresas que prosperam daquelas que fecham as portas é a capacidade de se adaptar às exigências cada vez mais voláteis do mercado. O assunto ganha uma relevância ainda maior quando estamos falando de pequenas e médias empresas, sobretudo quando o país atravessa uma grave crise econômica como a que vivemos agora. É claro que não podemos descartar o papel importantíssimo do planejamento, mas tão importante quanto planejar é ter o discernimento para alterar o percurso ao longo do caminho, já que são muitos os fatores (internos e externos) que podem pedir por uma mudança. Uma dessas mudanças é a reorganização societária, isto é, a alteração no quadro de sócios ou no tipo da empresa. Ao planejar uma operação societária, identifique uma das consequências naturais comum a qualquer processo de reorganização societária, incorporação, fusão ou cisão:
R.: Sucessão nas obrigações.
5. A administração da sociedade anônima é dividida entre órgãos sociais que se caracterizam como centro de poderes. A divisão ocorre para que atribuições específicas sejam remetidas aos órgãos competentes, a fim de que, assim, haja maior eficiência administrativa. Fazendo uma comparação das diferenças de funções entre os órgãos, pode-se afirmar que, nas sociedades anônimas:
R.: As competências das assembleias gerais extraordinárias não estão relacionadas em dispositivo específico.
6. A exibição dos livros de sociedade anônima pode ser ordenada judicialmente, sempre que acionistas apontem atos violadores da lei ou do respectivo estatuto. Contudo, a lei exige, para esse fim, que os sócios representem uma porcentagem mínima do capital social. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essa porcentagem mínima exigida por lei.
R.: 5% do capital social.
7. As bolsas de valores são instituições que administram mercados. Elas são centros de negociação de valores mobiliários, que utilizam sistemas eletrônicos de negociação para efetuar compras e vendas desses valores, que podem ser ações de companhias abertas (públicas ou privadas), contratos futuros e derivativos, entre outros. Explique o que é o mercado de bolsa no Brasil e indique qual é a sua principal função.
R.: É o mercado em que os corretores de títulos e valores mobiliários transacionam esses valores. As ações da sociedade anônima de capital aberto são transacionadas nos mercados de bolsa (Bolsa de Valores). Atualmente, no Brasil, a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) possui ampla autonomia para exercer seu papel de autorregulamentação sobre as corretoras de valores que nela operam. A principal função da bolsa de valores é proporcionar um ambiente transparente e adequado à realização de negócios com valores mobiliários.
8. O estatuto da companhia pode autorizar que todas as ações da companhia, uma ou mais classes delas, sejam mantidas em contas de depósito, em nome de seus titulares, na instituição que designar, sem emissão de certificados. Essas são as ações escriturais, que vieram do direito norte-americano. No Brasil, várias sociedades anônimas já adotaram as ações escriturais. Analisando as diferenças entre ações escriturais e não escriturais, descreva em que contexto as escriturais podem ser utilizadas e cite quais são as responsabilidades provenientes da irregularidade de sua escrituração.
R.: O estatuto da companhia pode autorizar ou estabelecer que todas as ações da companhia, ou uma ou mais classes delas, sejam mantidas em contas de depósito, em nome de seus titulares, na instituição que designar, sem emissão de certificados, por meio de mero registro contábil. No caso de alteração estatutária, a conversão em ação escritural depende da apresentação e do cancelamento do respectivo certificado em circulação. Somente as instituições financeiras autorizadas pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM podem manter serviços de ações escriturais. A companhia responde por perdas e danos causados aos interessados por erros ou irregularidades no serviço de ações escriturais, sem prejuízo do eventual direito de regresso contra a instituição depositária.
9. A assembleia geral é composta de todos os acionistas da sociedade, que, tendo ou não direito a voto, para ela devem ser convocados. Ainda, por mais que as decisões tomadas em assembleia geral sejam fruto da manifestação de vontade dos diversos acionistas nela presentes, caracterizando-se como um processo de tomada de decisão coletivo, a deliberação em si é ato singular e unitário da sociedade, que é praticado por uma só pessoa, qual seja, a própria sociedade. Tal deliberação deve, por sua vez, refletir a vontade da maioria dos acionistas, que deve, por definição, prevalecer sobre a vontade da minoria. Assinale a opção que contém apenas matérias de competência privativa da assembleia geral de uma sociedade anônima:
R.: Reformar o estatuto social e suspender o exercício dos direitos dos acionistas em mora junto à companhia.
10. Títulos sem valor nominal, emitidos pelas sociedades anônimas, estranhos ao capital social e que asseguram a seus titulares crédito eventual contra a companhia, consistente na participação nos lucros societários. Assinale a alternativa que apresenta os títulos descritos no texto.
R.: Partes beneficiárias.
11. Você pensa em investir na bolsa e se prepara para escolher as ações das empresas do seu interesse, então se depara com nomes e diferenças entre as opções de uma mesma empresa. O mercado de ações brasileiro oferece basicamente dois tipos de ações para escolha dos investidores: as preferenciais e as ordinárias. Elas variam, basicamente, de acordo com os direitos concedidos aos acionistas em cada uma delas. Sob o ponto de vista do investidor, compare as duas modalidades e aponte qual seria a vantagem econômica imediata na escolha de ações preferenciais:
R.: A de receber dividendos no mínimo 10% (dez por cento) maiores do que os atribuídos às ações ordinárias.
12. Para quatro sociedades anônimas — X, Y, Z e W —, verifica-se que: X detém 7% do capital de Y e 11% do capital de W. Y detém 30% do capital de Z e 55% do capital de W. W detém 20% do capital de X. Considerando essa situação e que, no que se refere à participação acionária de uma sociedade em relação a outra, as sociedades por ações são classificadas como coligadas, controladoras ou controladas,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.