Buscar

Avaliando Aprendizado Fun. Sociantropologicos da saude

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O pensamento positivista foi fortemente influenciado pelas ciências da natureza. Iniiciou-se com o filósofo e matemático francês Condorcet (1743-1794), que afirmou que a ciência da sociedade deveria ser uma Matemática Social, submetida à análise rigorosa e isenta de interesses e paixões. Foi com o filósofo francês Auguste Comte (1798-1857) que a ciência da sociedade ganhou contornos de uma teoria social, que a princípio, foi denominada Física Social antes de receber o nome de Sociologia. Verifique nas afirmativas a seguir, quais são as principais premissas do positivismo e assinale, posteriormente, quais estão corretas.
I- A realidade se constitui essencialmente naquilo que nossos sentidos podem perceber;
II- As Ciências Sociais e as Ciências Naturais compartilham de um mesmo fundamento lógico e metodológico, elas se distinguem apenas no objeto de estudo;
III- Existe uma distinção fundamental entre fato e valor: a ciência se ocupa do fato e deve buscar se livrar do valor;
IV- Há uma valorização do sagrado e do mítico, em oposição ao científico.
	
	
	 
	I, II, III e IV estão corretas
 
	 
	Somente I e II estão corretas
 
	 
	Somente II e III estão corretas
 
	 
	Somente I, II e III estão corretas
 
	 
	Somente I e IV estão corretas
	Respondido em 05/06/2019 14:59:41
	
Compare com a sua resposta: 
	
	
	2a Questão (Ref.:201611110745)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Leia atentamente as afirmativas abaixo:
 
	Antropocentrismo: doutrina filosófica que coloca a figura do ser humano como o ¿centro do mundo¿. 
	Teocentrismo: doutrina filosófica que consiste na ideia que Deus é o centro do mundo. 
	Heliocentrismo: doutrina filosófica que consiste na ideia que é o Sol o centro do universo. 
	
	
	 
	I, II e III estão corretas
	 
	I, II e III estão incorretas
	 
	I e II estão corretas
	 
	I e III estão corretas
	 
	Apenas I está correta
	Respondido em 05/06/2019 14:59:30
	
Compare com a sua resposta: 
	
	
	3a Questão (Ref.:201610915830)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	A influência positivista no Brasil ocorreu em diferentes âmbitos e em diferentes lugares, desde a década de 1870 até meados do século XX, mas estendendo-se até o século XXI. Entretanto, foi no Rio de Janeiro, entre o final do Império e a I República que o positivismo foi mais notável no Brasil, desempenhando um papel central tanto no processo de Abolição da Escravatura quanto no de Proclamação da República; . além disso, a laicização do Estado e das instituições públicas foi uma das grandes preocupações dos positivistas, além da realização da justiça social e do progresso social. Nessas ações, os nomes mais conhecidos são os de Benjamin Constant Botelho de Magalhães (o Proclamador da República) e o de Raimundo Teixeira Mendes, autor da bandeira nacional. (Ribeiro, Roberto. O Positivismo no Brasil. Em http://candidorondon.com.br/o-positivismo-no-brasil, fev., 2012).
Qual foi o pensador que criou a filosofia positivista e é considerado o fundador da sociologia. 
	
	
	 
	Benjamin Constant 
	 
	Francis Bacon 
	 
	Augusto Comte
	 
	Émile Durkheim 
	 
	Alexandre Dumas 
	Respondido em 05/06/2019 14:58:21
	
Compare com a sua resposta: Resposta Proposta sugestiva de resposta. O aluno deve ponderar que não há uma tendência natural para dança ou futebol, mas sim uma construção de identidade. Deve-se ainda analisar o binômio natureza e cultura. 
	
	
	4a Questão (Ref.:201611122566)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	O termo sociologia foi criado por Auguste Comte e significa:
 
	
	
	 
	Estudo da dinâmica do ciclo vital das pessoas que vivem em uma sociedade privada
	 
	Estudo da sociedade 
	 
	Estudo das políticas públicas de uma sociedade
	 
	Estudo da associação de sociedades 
	 
	Estudo de modelos de gestão de uma sociedade
	Respondido em 05/06/2019 14:57:19
	
Compare com a sua resposta: 
	
	
	5a Questão (Ref.:201611199627)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Qual a origem histórica da Sociologia como disciplina científica?
	
	
	 
	Entre final do século XVIII e início do XIX emergiu a ciência da sociedade denominada Sociologia, fortemente influenciada pelas ciências da natureza e preocupada em estudar as regras que organizavam a vida em sociedade.
	 
	A Sociologia emergiu na Grécia antiga, por meio da filosofia de Sócrates e Platão, mas teve o seu apogeu no período do absolutismo político, como forma de questionar as relações de poder do estado Monárquico com a sociedade vigente.
	 
	Entre final do século XVI e início do XVIII emergiu a ciência da sociedade denominada Sociologia. Especialmente no contexto da renascença, marcado pelo avanço das artes e da filosofia, onde as ciências da natureza se sobresaiam
	 
	A Sociologia emergiu na Grécia antiga, por meio da filosofia de Sócrates e Platão, mas teve o seu grande apogeu no final do século XVII. Especialmente no contexto da renascença, marcado pelo avanço das artes e da filosofia, onde as ciências da natureza se sobresaiamA
	 
	O período das grandes navegações, Entre final do século XVI e início do XVII emergiu a ciência da sociedade denominada Sociologia, fortemente influenciada pelas ciências sociais e humanas
	
	O surgimento da Sociologia foi decorrente da necessidade de: 
	
	
	 
	Manter a interpretação dogmática da realidade como patrimônio de um restrito círculo sacerdotal. 
	 
	Condicionar o indivíduo, através de valores simbólicos, a agir e pensar conforme os ensinamentos prescritos pelos deuses. 
	 
	Considerar os fenômenos sociais como propriedade exclusiva da forças mitológicas. 
	 
	Observar, medir e comprovar as regras que tornasse possível através da razão, prever os fenômenos sociais. 
	 
	Manter uma estrutura de pensamento mítica para a explicar as origens da humanidade. 
	Respondido em 05/06/2019 15:03:55
	
Compare com a sua resposta: Proposta sugestiva de resposta: A noção contemporânea de pobreza tornou-se aguda e complexa, estando ligada não somente à despossessão econômica, mas também à despossessão psicológica, social e política. O aluno poderá trabalhar a partir das concepções marxistas de classes sociais e produção de desigualdades, bem como de outros autores que abordaram o tema. 
	
	
	2a Questão (Ref.:201610915911)
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	Sobre a sociologia compreensiva de Max Weber, assinale o que for correto.
	
	
	 
	As instituições sociais são definidas como resultados de relações sociais estáveis e duráveis, passíveis de serem alteradas a partir de transformações nos sentidos atribuídos pelos indivíduos às suas ações.
	 
	Segundo essa perspectiva sociológica, a ordem social impõe-se aos indivíduos como força exterior e coercitiva, submetendo, assim, as vontades desses indivíduos aos padrões sociais estabelecidos.
	 
	O sociólogo tem como tarefa fundamental a identificação e a compreensão causal dos sentidos e das motivações que orientam os indivíduos em suas ações sociais. 
	 
	O que garante a cientificidade da análise sociológica é o recurso à objetividade pura dos fatos. 
	 
	A ação social é entendida como um comportamento dotado de sentido subjetivamente visado e orientado para o comportamento de outros atores. 
	Respondido em 05/06/2019 15:05:20
	
Compare com a sua resposta: Um conjunto de indivíduos organizados. A característica de organização é fundamental para que se defina o grupo como social; Conjunto ou rede de instituições sociais. No primeiro aspecto, a sociedade pode ser humana ou não. Por sua vez, no segundo aspecto, estamos falando de sociedade propriamente humana. Então, podemos dizer que sociedade (humana) é um conjunto de indivíduos organizados em grupos, formando as instituições sociais.
	
	
	3a Questão (Ref.:201611122617)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Os sistemas de símbolos culturais,  são
uma base importante para a integração da sociedade, segundo Durkheim. Podemos citar como símbolos culturais:
	
	
	 
	dogmas religiosos e paradigmas
	 
	ideologias e a epistemiologia
	 
	valores e as responsabilidades civis
	 
	valores e crenças
	 
	crenças e conceito de união
	Respondido em 05/06/2019 15:05:33
	
Compare com a sua resposta: 
	
	
	4a Questão (Ref.:201611259058)
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	Os Primeiros Sociólogos que se destacaram foram:
	
	
	 
	Comte e Foucault
	 
	Comte e Marx
	 
	Comte e Hegel
	 
	Strauss e Franz
	 
	Hurssel e Marx
	Respondido em 05/06/2019 15:06:03
	
Compare com a sua resposta: 
	
	
	5a Questão (Ref.:201611199454)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	(Ueg 2013) A sociologia nasce no séc. XIX após as revoluções burguesas sob o signo do positivismo elaborado por Augusto Comte. As características do pensamento comtiano são: 
	
	
	 
	a sociologia como ciência da sociedade, ao contrário das ciências naturais, não pode ser neutra porque tanto o sujeito quanto o objeto são sociais e estão envolvidos reciprocamente. 
	 
	o processo de evolução social ocorre por meio da unidade entre ordem e progresso, o que necessariamente levaria a uma sociedade comunista.
	 
	a sociedade humana está em constate evolução: o metafísico, o empírico e o teológico, regem o individuo positivista, quando ele se apresenta como um ser social
	 
	a sociedade é regida por leis sociais tal como a natureza é regida por leis naturais; as ciências humanas devem utilizar os mesmos métodos das ciências naturais e a ciência deve ser neutra.
	 
	a sociedade humana atravessa três estágios sucessivos de evolução: o metafísico, o empírico e o teológico, no qual predomina a religião positivista. 
	No Brasil, o convívio multicultural não deveria representar uma dificuldade, afinal, a sociedade brasileira resulta da mistura de raças - negra, branca, índia - cada uma com seus costumes, seus valores, seu modo de vida, e da adaptação dessas culturas umas às outras, numa ¿quase reciprocidade cultural¿. Dessa mistura é que surge um indivíduo que não é branco nem índio, que tampouco é negro, mas que é simplesmente brasileiro. Filhos desse hibridismo e tendo como característica marcante o fato de abrigar diversas culturas, nós, brasileiros, deveríamos lidar facilmente com as diferenças. Mas não é exatamente isso o que ocorre. Identifique a seguir o conceito antropológico que explica a dificuldade de aceitar a diferença:
	
	
	 
	sincretismo
	 
	multiculturalismo
	 
	alteridade
	 
	relativismo
	 
	etnocentrismo
	Respondido em 05/06/2019 15:13:42
	
Compare com a sua resposta: Sem dúvida, o corpo é ¿ ou melhor, tem ¿ uma evidência fisiológica, física ou orgânica, ¿natural¿. Entretanto, esta característica universal do corpo não é suficiente para compreendê-lo quando consideramos a dinâmica social. Como vimos no decorrer de nossas aulas, o ser humano é, necessariamente, um ser social. Sua existência só é possível a partir do convívio com outros seres humanos, em grupo, em sociedade. Assim, o corpo também é uma evidência social.
	
	
	2a Questão (Ref.:201611201103)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	(ENEM-2010)Os movimentos extremistas que surgiram na Europa, no século XX, pautavam-se pelo ideal de pureza e superioridade cultural de um grupo étnico. Entre eles, o nazismo é o mais lembrado em virtude do enorme impacto das atrocidades associadas a ele. Se os planos do regime nazista fossem concretizados e o extermínio da população judaica fosse uma realidade, todo e qualquer traço da cultura judaica estaria também exterminado.
A afirmação está:
	
	
	 
	errada, já que era impossível exterminar todos os judeus que existiam no território alemão.
	 
	correta, já que nenhuma cultura permanece sem um povo para mantê-la
	 
	correta, uma vez que o extermínio da população judaica estava ligado ao expurgo dos traços culturais que cultivavam  processo de troca e assimilação cultural
	 
	correta, uma vez que o extermínio da população judaica estava ligado ao expurgo dos traços culturais que cultivavam.
	 
	errada, pois sempre existirão traços remanescentes de uma cultura embebida em outra em razão do processo de troca e assimilação cultural
	Respondido em 05/06/2019 15:14:23
	
Compare com a sua resposta: 
	
	
	3a Questão (Ref.:201610915777)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	As indagações acerca das condições de existência dos seres humanos começaram a adquirir consistência científica no mundo moderno. Tais indagações são a porção mais fascinante ou importante do objeto da sociologia, que se propõe a observar e a explicar os fenômenos sociais. Acerca da formalização do estudo dos fenômenos sociais na disciplina sociologia, assinale a opção CORRETA. 
	
	
	 
	A explicação sociológica exige, como requisito essencial, um estado de espírito que permita entender que a vida em sociedade está submetida a uma ordem decorrente de condições, fatores e produtos da vida social. 
	 
	Todos os principais autores clássicos da sociologia (Marx, Durkheim, Weber, Simmel) estavam de acordo com a ideia de que era necessário mudar, além da própria natureza humana, também a sociedade em que viviam. 
	 
	A explicação sociológica exige que o pesquisador tenha que deixar de possuir qualquer filiação religiosa ou partidária, visando a manter a neutralidade científica. 
	 
	Há estreita vinculação entre a psicologia e a sociologia, pois os estados de consciência individual e coletiva têm a mesma natureza. 
	 
	No plano puramente intelectual, os modos de conceber e de explicar o mundo dos cientistas sociais aliam-se à concepção religiosa para formar as bases objetivas do pensamento sociológico. 
	Respondido em 05/06/2019 15:15:21
	
Compare com a sua resposta: A afirmação é falsa. Erudição significa conhecimento adquido através de leituras e estudos sofisticados. Quando falamos de cultura de um povo, levamos em consideração todas as suas produções, eruditas ou não. A cultura abrange todas as crenças, valores, artes, moral, produções materiais e imateriais, isto é, é "um conjunto de significados partilhados por um grupo".
	
	
	4a Questão (Ref.:201610915797)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	O Sistema Único de Saúde - SUS - é um dos principais representantes das transformações nas políticas públicas na sociedade brasileira. Os três princípios fundamentais organizadores do SUS são:
	
	
	 
	integridade; individualidade; participação popular
	 
	integralidade; universalidade; territorialidade
	 
	integralidade; territorialidade; hierarquização
	 
	descentralização; unversalidade; coletividade
	 
	universalidade; equidade; integralidade
	Respondido em 05/06/2019 15:16:36
	
Compare com a sua resposta: Proposta sugestiva de resposta: A noção contemporânea de pobreza tornou-se aguda e complexa, estando ligada não somente à despossessão econômica, mas também à despossessão psicológica, social e política. O aluno poderá trabalhar a partir das concepções marxistas de classes sociais e produção de desigualdades, bem como de outros autores que abordaram o tema. 
	
	
	5a Questão (Ref.:201610915834)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas ausência de enfermidade ou doença". Essa definição tem sido considerada problemática por alguns, à medida que é vista como: 
	
	
	 
	Realista
	 
	Factível
	 
	Simplista
	 
	Cética
	 
	Utópica
	Respondido em 05/06/2019 15:17:44
	
Compare com a sua resposta: Resposta Proposta sugestiva de resposta. O aluno deve ponderar que não há uma tendência natural para dança ou futebol, mas sim uma construção de identidade. Deve-se ainda analisar o binômio natureza e cultura.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes