Buscar

Prova Discursiva Empreendedorismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5
A área de tecnologia passou por inúmeras e drásticas mudanças ao longo de sua história. Antigamente essa área de uma empresa era denominada “Centro de Processamento de Dados“ – CPD e consistia em estruturas centralizadas de uma sala especial, climatizada e protegida contra intrusos. Os computadores eram chamados mainframes.
Com base no contexto acima, essa estrutura elitista era empregada devido a qual fato?
Nota: 20.0
	ao fato de os computadores serem equipamentos muito caros, terem uma manutenção problemática, serem de grande complexidade em seu uso e causarem muitos transtornos ao usuário.
(JUNIOR, Cicero Caiçara – Sistemas Integrados de Gestão ERP – uma abordagem gerencial –IBPEX - 4ª edição 2011, p. 27).
Resposta:Devido ao fato de os computadores serem equipamentos muito caro, terem uma manutenção problematica, serem de grande complexidade e causarem transtorno ao usuario.
Questão 2/5
Segundo Davenport (1998) um sistema ERP é um pacote comercial de software que tem como finalidade organizar, padronizar e integrar as informações transacionais que circulam pelas organizações.
De acordo com a definição de ERP, apresente algumas de suas principais características.
Nota: 20.0
	JUNIOR, Cicero Caiçara. Sistemas Integrados de Gestão ERP – Uma abordagem Gerencial. 4ª ed. Pág. 89.
É um pacote comercial de software; É construído com base nas melhores práticas de mercado ou best practices; Utiliza banco de dados único e corporativo; É composto por módulos; Não é desenvolvido para um cliente especifico.
Resposta:É um pacote comercial de software, é composto por módulos, não é desenvolvido para um cliente especifico, é construido com case nas melhores praticas de mercado.
Questão 3/5
O Franqueador possui uma marca comercial de produto ou serviço e a licencia em troca de royalties. Baseado nestas informações, explique quais os benefícios de licenciar uma marca, do ponto de vista do franqueador.  
Nota: 16.0
	Os benefícios das franquias, do ponto de vista do franqueador (que é quem possui uma marca comercial de produto ou serviço e a licencia em troca de royalties), são: expansão do canal de vendas, os franqueados tem familiaridade com os hábitos e a cultura de sua região de atuação, os franqueados estão diretamente interessados no sucesso das vendas, o conhecimento do perfil do cliente final, eficiência e redução de custos dos investimentos em marketing. Tratar-se de um negócio de menor risco, e ser um modelo operacional e gerencial já testado são benefícios para o franqueado (slides aula 06).  
Resposta:Terão a oportunidade de trabalhar com uma marca já estabelecida no mercado e com clientes já existentes.
Questão 4/5
“Um dos exemplos que tem ganhando espaço no país são os supermercados especializados, por exemplo, o supermercado diet, com produtos para pessoas diabéticas.
Estes supermercados possuem um arranjo físico semelhante a um supermercado tradicional, mas todos os produtos são diet, sem açúcar. Os preços praticados são mais altos do que qualquer outro supermercado, mas o público-alvo diabético encontra produtos com grande variedade, por exemplo, macarrão com diversos sabores e temperos diferentes, todos sem adição de açúcar.
Assim, o valor percebido pelos clientes que outrora tinham como opção apenas os supermercados tradicionais, e com apenas um único tempero diet, podem agora optar por macarrão com molho de carne, frango ou ervas finas”.
O trecho acima se refere a qual estratégia genérica que uma empresa pode utilizar para competir nos mercados?
Nota: 16.0
	A estratégia de foco tem a característica de poder atender a diferenciação satisfazendo melhor as necessidades dos clientes do segmento específico, através do excelente atendimento, em qualidade, serviços e custos, a este segmento (mercado diet, no exemplo) restrito e bem definido (SERTEK, 2012, p.43).
Resposta:Sim, separando o público alvo em um determinado produto e os mesmos sabendo que pagarão mais caro pela qualidade ou caracteristica do produto.
Questão 5/5
A utilização comercial da informática nas empresas iniciou-se por volta dos anos 1960. O software era um item menos dispendioso que o hardware, e nem todos imaginavam que essa situação se inverteria tão rapidamente.
Com base no livro Sistemas Integrados de Gestão ERP – uma abordagem gerencial, descreva o conceito de Software.
Nota: 20.0
	pode-se definir software como o conjunto de instruções geradas por meio de linguagens de programação que orientam qual processamento deve ser realizado pelo hardware. Portanto, o software comanda o funcionamento dohardware.
(JUNIOR, Cicero Caiçara – Sistemas Integrados de Gestão ERP – uma abordagem gerencial –IBPEX - 4ª edição 2011, p. 47).
Resposta:É um conjunto de instruções geradas por meio de linguagem de programação que orientam qual processamento deve ser realizado pelo Hardware.

Outros materiais

Outros materiais