A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
apol artes visuais hstoria e sociedade

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5 - Artes Visuais, História e Sociedade
Atente para o trecho de texto a seguir: 
“A antiga ideia de que era importante mostrar a estrutura do corpo — suas principais articulações, por assim dizer, que nos ajudavam a entender como o todo se mantinha unido e coeso — instigou o artista a continuar explorando a anatomia dos ossos e músculos, e a formar uma imagem convincente da figura humana, a qual permanece visível mesmo sob a ondulação das roupagens”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMBRICH, E. H. A História da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999. p. 55. 
Considerando o fragmento de texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre as características da arte no período clássico da Grécia Antiga, analise as afirmativas a seguir.
I. Os artistas buscavam uma poética naturalista, esculpindo a partir da observação de modelo vivo.
II. As obras desse período apresentam um realismo exagerado, na busca de um ideal de beleza.
III. Os artistas desse período esculpiam principalmente em pedra sabão.
IV. As esculturas representavam figuras do politeísmo grego e atletas. 
São corretas apenas as afirmativas:
	A	I e IV
	B	II e III
	C	I, II e IV
	D III e IV
	E	I e II
Questão 2/5 - Artes Visuais, História e Sociedade
Leia a passagem de texto a seguir: 
“Assim, a arte cristã da Idade Média tornou-se uma curiosa mistura de métodos primitivos e sofisticados. O poder de observação da natureza, cujo despertar assistimos na Grécia, por volta de 500 a.C., voltou a adormecer por volta de 500 d.C. Os artistas deixaram de cotejar suas fórmulas com a realidade”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMBRICH, E. H. A História da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999. p. 93.
Conforme os conteúdos trabalhados no livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina, sobre a condição do artista durante a Idade Média, assinale a alternativa correta.
	A	O artista medieval iniciava como um aprendiz e realizava, inclusive, algumas partes mais simples das pinturas, além de copiar modelos estereotipados.
	B	O artista medieval gozava de boa situação financeira, pois nesse período a arte era considerada fundamental para a sociedade.
	C	O artista medieval estava atento aos detalhes da realidade, estudava anatomia e se preocupava em realizar retratos fiéis.
	D	Na Idade Média, o artista normalmente era alguém muito religioso, já que nesse período as obras de arte eram exclusivamente religiosas.
	E	O artista do período medieval expressava-se por meio da pintura que formalmente apresentou inovações como o sfumato.
Questão 3/5 - Artes Visuais, História e Sociedade
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Para Giotto, essa descoberta não era apenas um estratagema a ser exibido como tal. Ela capacitou-o a modificar toda a concepção da pintura. Em vez de usar os métodos de escrita pictórica, pôde criar a ilusão de que a história sagrada estava acontecendo diante de nossos próprios olhos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMBRICH, Ernst H. A História da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999.p.149. 
considerando este fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre a obra do artista Giotto di Bondone (1267-1337), assinale a alternativa correta:
	A O artista produziu uma obra considerada medieval, pois esta foi realizada no período denominado Idade Média e traz elementos bem característicos do período, como o contorno destacado.
	B A obra de Giotto tem características do Renascimento porque demonstra alguns elementos da arte desse período, como, por exemplo, a representação da ilusão de profundidade.
	C	A obra do artista italiano Giotto demonstra a eficácia da história da arte em classificar os diferentes períodos históricos a partir da cronologia.
	D	A obra de Giotto era mais realista que a de todos os artistas do período Renascentista.
	E	A obra de Giotto demonstra a aderência de artistas cristãos primitivos que apresentavam uma história bíblica com todas as figuras sendo representadas, ao estilo dos egípcios.
Questão 4/5 - Artes Visuais, História e Sociedade
Leia a citação a seguir: 
“O principal artista desse estilo neoclássico foi o pintor Jacques Louis David (1748–1825), que foi o ‘artista oficial’ do Governo Revolucionário e desenhou os trajes e cenários para tais eventos de propaganda, como o ‘Festival do Ser Supremo’ em que Robespierre oficiava como Sumo Sacerdote autonomeado. Essas pessoas achavam estar vivendo tempos heroicos e que os acontecimentos de seus próprios dias eram tão dignos da atenção do pintor quanto os episódios da história grega e romana”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMBRICH, Ernst H. A História da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999. p. 380. 
A partir da citação e dos conteúdos do livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre o Neoclassicismo, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. (V ) Os artistas do período Neoclássico consideravam mais eficiente a observação das pinturas renascentistas e das esculturas gregas do que ter a natureza como modelo.
II. (V ) O Neoclassicismo estava alinhado ao pensamento Iluminista, no qual o progresso e a perfeição humana eram elementos primordiais.
III. (F ) No Neoclassicismo, artistas como Leonardo da Vinci desenvolveram importantes técnicas de pintura, como o sfumato.
IV. (V ) Jacques-Louis David foi um pintor neoclássico e também um dos responsáveis pelo surgimento das academias de arte. 
Agora assinale a opção que apresenta a ordem correta:
	A	V – V – F – V
	B	F – V – F – V
	C	V – V – V – F
	D	V – F – F – F
	E	V – F – V – F
Questão 5/5 - Artes Visuais, História e Sociedade
Considere a seguinte citação: 
“A nova ideia nasceu na França setentrional. Era o princípio do estilo gótico. No início, poderíamos chamar-lhe principalmente uma invenção técnica, mas, em seus efeitos e repercussões, tornou-se muito mais do que isso”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMBRICH, Ernst H. A História da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999.p.132. 
De acordo com o livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina, sobre o estilo gótico, analise as alternativas a seguir que correspondam às características da arte nesse período:
I. O estilo se manifestou geralmente na arquitetura, mas também há obras representativas do estilo na pintura e na escultura.
II. A arquitetura foi representada por meio de igrejas altas e amplas, que sugeriam a ascensão ao céu.
III. As paredes das igrejas eram mais leves e o uso de vidros coloridos conferia mais luminosidade.
IV. As igrejas eram construídas com paredes grossas e com arcos de inspiração romana. 
São corretas apenas as afirmativas:
	A	I e IV
	B	II e III
	C	I, II, III e IV
	D	III e IV
	E	I, II e III

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.