Buscar

Unidade II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Unidade II - Áreas de atuação da Gestão e Gestão Democrática
Prática de Ensino em Gestão Educacional l Atividade Reflexiva: Unidade II - Reflita a necessidade de exercermos uma liderança flutuante na Escola, reunindo todos por meio do Projeto Político-Pedagógico.
Partindo da primícias que nos foi conferida, a escola como espaço independente e pluricultural deve ser cooperativa já que educação não é feita singularmente. A instituição deve ofertar as mesmas condições de ingresso e permanência, afastando a anulação do propósito. 
 A colaboração entre entes federados devem ser pautados no estabelecimento de metas efetivas das diretrizes curriculares especificando, o cumprimento tanto qualitativo quanto quantitativo das propostas estipuladas. 
Não isentando a participação política, a participação entre as instituições e seus funcionários é de igual importância, pois são a ponta final desse longo processo, a responsabilidade de cada um deve ser bem desempenha para chegar ao resultado. A execução entre a teoria e a prática precisam estar em sintonia. O olhar atento e crítico do profissional pode quebrar paradigmas teóricos no sentido de contribuir efetivamente no processo em seu caminho árduo rumo ao acerto. 
A gestão democrática com a participação da comunidade também se mostra bem adequada já que vai de encontro às necessidades vivida pelo grupo promovendo uma dinâmica pratica e assertiva. 
A parceria entre escola e comunidade gera resultados promissores para todos os ramos da educação, desde a proposta pedagógica até a sua execução, pois exige uma dedicação diária e continua. 
Considerando a realidade de um país subdesenvolvido, a participação é o caminho para minimizarmos o impacto da desigualdade e alta de oportunidades. A conscientização de que a educação é um dever e não só direito, faz com que tenhamos uma sociedade ativa e evitemos a estagnação de um processo que depende de todos.

Outros materiais