Buscar

Fases da cicatrização alveolar pós exodontia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O primeiro estágio da cicatrização é a formação de um coágulo frouxo que preenche o alvéolo ósseo e os tecidos moles. As plaquetas retraem o coágulo, expulsando o líquido de maneira a tornar o coágulo mais duro, e que se retrai abaixo dos tecidos moles adjacentes reduzindo a área exposta do coágulo. Usualmente, a retração do coágulo perdura por 04 horas e a sua superfície de brilhante, torna-se opaca. Após a retração, o coágulo continua a se estabilizar através de ligações cruzadas da fibrina.
A lise do coágulo inicia-se em 02 dias, causada primeiramente pela enzima fibrinolítica, a plasmina, gerada pela ativação do plasmogênio do coágulo. O ligamento continua ainda nitidamente definido, porém, em maior aumento, a migração de células inflamatórias já estão no coágulo, que continua bem ancorado nas paredes, o que aumenta o risco de alvéolo sexo pela lise e pela perda do coágulo.
04 dias: os capilares e os fibroblastos ( tecidos de granulação ) estão se desenvolvendo da periferia do alvéolo para dentro dos coágulos. Os macrófagos migram para dentro do coágulo e começam a destruí-lo, preparando-o para substituição por tecido de granulação. A superfície mostra-se branca e clinicamente porosa. Enzimas bacterianas lisam a fibrina superficial e nesta existem bactérias, que gradualmente se desintegram. O epitélio e as margens gengivais passam por hiperplasia e começam a se desenvolver sobre o coágulo intacto, por baixo dos restos na superfície.
08 dias: o alvéolo se preenche por tecido de granulação, e as camadas superficiais contem células inflamatórias. O tecido de granulação torna-se mole ou gelatinoso e com pouco colágeno. Se exposto, sua cor é vermelha. O ligamento periodontal não é mais identificável. A lâmina dura do alvéolo está intacta, porém, com osteoclastos em sua superfície
07-10 dias: dependendo da área da boca, a migração epitelial do alvéolo se completa.
18 dias: o alvéolo foi preenchido por tecido de granulação e nele os fibroblastos criam uma rede colágena. O osso esponjoso está se formando na periferia do alvéolo.
06 semanas: o osso esponjoso preencheu o alvéolo e está se remodelando em osso lamelar.
03 meses: usualmente, não é detectável radiograficamente, porém os limites do alvéolo podem persistir por anos a fio nos mais idosos.

Continue navegando