Buscar

Alfabetização e Letramento - perguntas da discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 2
Correto
Texto da questão
Vivemos num tipo de sociedade que costuma ser chamada de __________________, porque, no dia a dia dos cidadãos, a escrita está presente em todos os espaços e a todo o momento, cumprindo diferentes funções. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação acima:
Escolha uma:
a. Etnocêntrica.
b. Lexicocêntrica.
c. Grafocêntrica.
A autora destaca que vivemos num tipo de sociedade que costuma ser chamada de “grafocêntrica”, porque, no dia a dia dos cidadãos, a escrita está presente em todos os espaços e a todo o momento, cumprindo diferentes funções.
d. Escritocêntrica.
e. Alfabetizadora.
Feedback
A resposta correta é: Grafocêntrica..
Questão 3
Correto
Texto da questão
A questão dos métodos e sua combinação simultânea em função dos diversos momentos do ensino inicial da escrita e da leitura e, atualmente, uma tendência internacional. Um bom ponto de partida consiste, portanto, em reconhecer as deficiências de cada proposta e identificar os princípios permanentes que devem ser preservados e articulados simultaneamente. Contudo, a escolha do “melhor” método não poderá ser parcial e exclusiva, devendo se regular por vários critérios. Segundo Bregunci ( 2006, p. 31) quais são estes critérios? Assinale a alternativa que corresponde corretamente a esta contextualização.
I.Os princípios teóricos sugeridos pela produção teórica e pelas pesquisas já existentes nessa área.
II.A socialização de experiências ou práticas de sucesso de alfabetizadores.
III.O diagnóstico dos processos vivenciados pelos alunos, visando a escolha adequada das intervenções necessárias as suas progressões.
IV.O apoio em livros e materiais didáticos que ajudem a sistematizar, de forma coerente e consistente, o trabalho pedagógico em torno da alfabetização.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. I e IV estão corretas.
b. II, III e IV estão corretas.
Segundo Bregunci os critérios devem ser: os princípios teóricos sugeridos pela produção teórica e pelas pesquisas já existentes nessa área (esta alternativa está incorreta, pois o critério correto é a integração de princípios teóricos e metodológicos sugeridos pela produção teórica e pelas pesquisas já existentes nessa área); a socialização de experiências ou práticas de sucesso de alfabetizadores; o diagnóstico dos processos vivenciados pelos alunos, visando à escolha adequada das intervenções necessárias as suas progressões e o apoio em livros e materiais didáticos que ajudem a sistematizar, de forma coerente e consistente, o trabalho pedagógico em torno da alfabetização.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. I, II e III estão corretas.
e. II e IV estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: II, III e IV estão corretas..
Questão 4
Correto
Texto da questão
As práticas de produção oral devem contemplar o aprimoramento da competência linguística, considerando que a conversação acontece na relação entre falantes e suas intenções em uma situação específica de comunicação. Devese mostrar, em relação à coerência dos discursos orais, que é um processo que ocorre na orientação temporal e, por isso, apresenta algumas diferenças funcionais, físicas e situacionais com relação à escrita, por ter interpretação mútua dos interlocutores, permitindo ao mesmo tempo a homogeneidade textual e heterogeneidade discursiva.Partindo deste pressuposto, nota-se que a língua oral é estruturada e apresenta características próprias: na oralidade, o discurso oral, a fala e a produção oral. Relacione a primeira coluna de acordo com a segunda, conceituando o significado de cada característica da língua oral.
I. Oralidade.
II. Discurso oral.
III. Fala.
IV. Produção oral.
( ) Ocorre com a presença dos interlocutores que contam com um tempo muito pequeno para organizar perfeitamente as suas ideias e selecionar a estrutura de seus textos.
( ) Sofrerá variação não só em decorrência do gênero discursivo, mas também, em função da situação em que ela acontece.
( ) É resultado da cooperação entre os interlocutores.
( ) Existem repetições, hesitações, correção imediata, entre outros recursos para organizar o texto.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. 2, 4, 1, 3.
b. 3, 2, 1, 4.
c. 1, 2, 3, 4.
d. 1, 2, 4, 3.
e. 4, 3, 2, 1.
A língua oral é estruturada e apresenta características próprias:na oralidade existem repetições, hesitações, correção imediata, entre outros recursos para organizar o texto; o discurso oral é resultado da cooperação entre os interlocutores; a fala sofrerá variação não só em decorrência do gênero discursivo, mas também em função da situação em que ela acontece; a produção oral ocorre com a presença dos interlocutores que contam com um tempo muito pequeno para organizar perfeitamente as suas ideias e selecionar a estrutura de seus textos (CHANOSKIGUSSO; FINAU, 2002, p. 11). Desse modo, as práticas de oralidade devem oportunizar aos alunos diferentes situações de escuta e de fala, de modo a exercitar as regras instituídas para as situações interativas face a face: saber ouvir, respeitar o posicionamento do outro, mostrar polidez, saber analisar e interferir, selecionar informações para registrar, etc.as propostas de produção oral devem ampliar a competência do aluno em situações formais e também em situações informais, uma vez que sua produção deverá variar de acordo com o propósito a que se destina – informar, divertir, persuadir, etc, com o interlocutor e a situação.
Feedback
A resposta correta é: 4, 3, 2, 1..
Questão 5
Correto
Texto da questão
Magda Soares apresenta o letramento como uma palavra nova ao vocabulário da educação e das ciências linguísticas. Diante desse contexto, ela definiu algumas considerações paraos termos alfabetizar, alfabetização e letramento. A partir dessas informações, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Letramento significa ensinar a ler e escrever. Alfabetizar significa ensinar a ler e escrever. Alfabetização significa a ação de alfabetizar.
b. Alfabetizar é ensinar a ler e a escrever e tornar o indivíduo capaz de ler e escrever. Alfabetização é a ação de alfabetizar. Letramento é o estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo, como consequência de ter se apropriado da escrita e suas práticas sociais.
Os significados de: Alfabetizar: ensinar ler e escrever, Alfabetização: significa alfabetizar e Letramento: apropriação da escrita e suas práticas sociais.
c. Alfabetização: o indivíduo que se apropria da escrita e de suas práticas sociais. Alfabetizar significa ensinar a ler e escrever. Letramento significa a ação de alfabetizar.
d. Alfabetizar é o ato de desenvolver desenhos e formas geométricas. Alfabetização é o processo em que a crianças aprendem a escrever o seu nome pela primeira vez. Letramento é o ato de aprender os signos e suas variaçõeslinguísticas.
e. Letramento significa que a leitura do mundo deve preceder a leitura da palavra.
Feedback
A resposta correta é: Alfabetizar é ensinar a ler e a escrever e tornar o indivíduo capaz de ler e escrever. Alfabetização é a ação de alfabetizar. Letramento é o estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo, como consequência de ter se apropriado da escrita e suas práticas sociais..
Questão 6
Correto
Texto da questão
De certa forma, a cartilha contribui para o avesso da leitura e, constituindose, de certa maneira, no arquétipo do livro em sala de aula, acaba por exercer um efeito que embacia a imagem que a prática da leitura almeja alcançar. A leitura se caracteriza por uma experiência do presente, com a qual se compromete o leitor, já que ele contribui com seu mundo íntimo, no processo de decifração da obra, querendo ou não, a cartilha exclui a interpretação e, com isto, exila o leitor. Propondose como auto suficiente, simboliza uma autoridade em tudo contrária à natureza da obra de ficção que, mesmo na sua autonomia, não sobrevive sem o diálogo que mantém com seu destinatário. De acordo com as considerações de Russo e Vian (2001, p. 22), a cartilha deixou deser material fundamental e obrigatório na alfabetização. Conforme o exposto acima, assinale as alternativas verdadeiras com V e as falsas com F as quais destacam os vários problemas que a cartilha traz para o processo de alfabetização.
( ) No trabalho com as sílabas, as cartilhas tendem a mesma estruturação, ou seja, são compostas de lições, cada lição parte de uma palavra chave representada por desenho onde é destacada a primeira sílaba, e a partir dela é desenvolvida a família silábica.
( ) Traz exercícios de montar e desmontar palavras, como mente de completar lacunas com sílabas de forma mecânica e descontextualizada, visando somente a memorização.
( ) Com o desenho de facilitar a leitura para o educando, a cartilha propõe textos que são pretextos, eles são preparados com palavras compostas e com sílabas já dominadas, entretanto, o conteúdo a coesão e a coerência ficam danificados por se tratarem de frases desconexas.
( ) As cartilhas trazem uma concepção de linguagem que pressupõem que uma palavra é feita de sílabas, uma sílaba de letras, uma frase é um conjunto de palavras, e um texto é um conjunto de frases.
( ) As cartilhas se não trabalhadas de forma contextualizada com a realidade do aluno, não passam de uma mera reprodução, pois trás as atividades de forma mecânica, sem desenvolver a criticidade do aluno.
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. F, F, F, F, V.
b. F, V, F, V, V.
c. V, V, V, V, V.
Como destaca a Profª Simone Weinhardt Withers, no trabalho com as silabas, as cartilhas tendem a mesma estruturação, ou seja, são compostas de lições, cada lição parte de uma palavra chave representada por desenho onde é destacada a primeira sílaba, e a partir dela é desenvolvida a família silábica, traz exercícios de montar e desmontar palavras, como mente de completar lacunas com sílabas de forma mecânica e descontextualizada, visando somente a memorização, com o desenho de facilitar a leitura para o educando, a cartilha propõe textos que são pretextos, eles são preparados com palavras compostas e com sílabas já denominadas, entretanto, o conteúdo a coesão e a coerência ficam danificados por se tratarem de frases desconectas, as cartilhas trazem uma concepção de linguagem que pressupõem que uma palavra é feita de silabas, uma silaba de letras, uma frase é um conjunto de palavras, e um texto é um conjunto de frases.
d. V, F, F, V, F.
e. V, F, F, F, V.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V, V..

Outros materiais