Buscar

relatório estagio giseli gestao escolar

Prévia do material em texto

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	3
1	DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO	5
2	CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO	6
3	DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES	9
4	PLANOS DE ESTÁGIO EM GESTÃO EDUCACIONAL	11
CONSIDERAÇÕES FINAIS	13
REFERÊNCIAS	14
�
�
INTRODUÇÃO
A capacitação do estudante nesse período do processo de formação, acrescenta a conhecimentos e a aquisição da aprendizagem prática. Os quais nas rotinas de trabalhos serão significativos no cotidiano escolar, pois com a adequação do conhecimento prático o estudante conseguirá transmitir o conhecimento adquirido e ensinar o que lhes foi aprendido ao longo da jornada de formação. 
O estágio é o momento o qual o estudante vivencia suas práticas, compreendendo a importância de suas atitudes na formação profissional e ambiente de docência. O estudante de pedagogia, tem o dever de estar presente nesse momento, não apenas porque é obrigatório, mas sim, deve ter o saber da importância desse momento e o realizar com prazer, sabendo que é oportunidade de colocar na prático aquilo que foi lhe apresentado na teoria. Segundo Pimenta (1997) ensinar não é uma atividade burocrática na qual se adquire conhecimentos e habilidades técnico-mecânicas para os repassarem a diante, e sim uma contribuição ao processo de humanização dos alunos, futuros cidadãos, historicamente situados em seus contextos ambientais e culturais, para que sejam atuantes na sociedade em que estão ou estarão inseridos, portanto o estágio é uma ótima forma para se compreender isso. Mediante a afirmativa, educar é um ato sensível que acontece através de um processo de vivencias diárias, em função ao veneficio o qual está inserido, portanto no estágio esse é o momento do estudante estar diante de situações as quais irão lhe proporcionar esse momento de aprendizado. 	Com a participação no estágio, o estudante explora suas vivencias e os associa ao curso, resgatando seus conhecimentos teóricos, através desse momento permeando elementos os quais terão relevância em sua prática profissional. Como parâmetro a afirmativa de BERNARDI at. al., 2008). Através do estágio, o estudante resgata e explora suas experiências com o curso, por meio das diferentes disciplinas vistas, para se embasar e oferecer elementos para a sua atuação profissional, por sua relevância na formação do futuro professor, visto que esse propicia ao acadêmico um contato com a realidade escolar sendo está a importância que o estágio tem (BERNARDI et al., 2008). Sendo assim a prática formativa torna se responsável pela aquisição de conhecimentos e permeia a prática dos estudos realizados. Logo o objetivo deste trabalho é descrever a prática do momento de estágio, em ambientes não escolares, qual a sua importância e o papel do pedagogo nesse contexto.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
Funcionamento: Manhã () tarde () Noite () integral (x)
Séries ofertadas Nome da escola: EEPG DR GETÚLIO VARGAS
Funcionamento: Manhã () tarde () Noite () integral (x)
Séries ofertadas Nome da escola: EEPG DR GETÚLIO VARGAS
Endereço: Domingos Sgorlon, 270, Avelino Palma, Ribeirão Preto – SP
Órgão mantenedor: Estadual (x) () Municipal () particular () 
Horário: Das 07:00h ás 18:30h
Número de alunos: 200
A escola Professor Dr Getúlio Vargas é uma escola pública estadual, sua atividade de ensino é do 1ºano ao 5ºano do Ensino fundamental, a diretora Vera Lúcia Magalini dos Santos está à frente da escola à 14 anos. A diretora Vera é responsável geral pela escola, mas compartilha algumas atividades com o vice-diretor Lucas Souza e com a coordenador pedagógico da escola Patricia Okada e a gerente orgaanizacional da escola Rosangela dos Santos Oliveira. Para completar o quadro administrativo Três Secretárias organizacionais Escolares, Rosangela, Margarete, Ivana.
Para o cargo de antigo inspetor, hoje chamado de Agente Organizacional Escolar, temos duas pessoas Beatriz e Nataly. 
Para a cozinha e limpeza o serviço é tercerizado.
A APM com a participação de Pais, Professores, Funcionários e Direção da escola, a escola também possui um grêmio estudantil e insentiva a presença dos alunos, a Diretora Vera informa na entrevista que 70% dos pais participam dos eventos e movimentos que a escola promove.
CARACTERI ZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
Durante a realização da aula, os alunos estavam organizados:
() individualmente, sendo um atrás do outro.
(x) em grupos.
() em duplas.
() em trios.
() em outra formação.
 b) Quais recursos didáticos foram utilizados na aula?
(x) Jogos.
(x) Livros didáticos.
(x) Vídeos.
() calculadoras.
(x) Lousa e giz.
() Mapas, gráficos
(x) Livros paradidáticos.
() outros recursos. ________________________
c) O conteúdo trabalhado durante a aula pertencia ao bloco:
(x) Números e sistemas de numeração.
(x) Espaço e forma.
(x) Grandezas e medidas.
(x) Tratamento da informação
d) De modo geral, a aula
() Partiu do conhecimento dos alunos.
() foi organizada de forma hierarquizada (e: números menores primeiro).
() baseou-se apenas em reprodução de exercícios.
e) Quanto à atuação do professor, seu desempenho demonstra que:
() Ele é certo do processo ensino aprendizagem, ensinando e orientando os alunos.
() Ele atuou como mediador, ao confrontar as hipóteses dos alunos e questiona- lós. (x) Ele atuou como organizador e consultou, na medida em que selecionou problemas que permitiram a construção de conceitos/procedimentos pelos alunos, fornecendo-lhes informações e apoio necessários.
() Ele é um incentivador, já que estimulou a cooperação entre os alunos para a resolução dos problemas/atividades propostas.
() tem conhecimento do Projeto Pedagógico da instituição.
() tem apoio para atendimento aos alunos com deficiência.
f) Durante a aula, os alunos:
(x) demonstraram interesse.
(x) realizaram com facilidade as atividades propostas.
(x) cooperaram entre si.
(x) respeitaram o professor.
() apresentaram dificuldades para realizar as atividades.
() estavam desmotivados.
() com deficiência recebem o mesmo tratamento que os demais.
() demonstraram outro comportamento/atitude. _____________
g) Quanto à avaliação:
(x) foi realizada pelo professor.
(x) foi feita em conjunto com os alunos (na lousa, por exemplo).
(x) houve observação pelo professor.
() ocorreu outra forma de avaliação. _____________________
() não ocorreu avaliação.
h) Quanto ao ambiente da instituição:
(x) Preocupação com a prevenção de acidentes.
(x) Acessibilidade para alunos com deficiência.
(x) Salas de recursos multifuncionais.
(x) Atendimento multidisciplinar.
(x) Limpeza.
() Poluição sonora.
i) Reflexão pessoal: registre pontos positivos observados e o que poderia ser melhorado para um melhor desenvolvimento da aula.
A escola está bem conservada possui um quadro de funcionários que atende a demanda da instituição, os alunos são diversificados e os professores trabalham duro para dar conta do conteudo.
Os ponstos a melhorar com certeza é a escolar receber o apoio dos pais quanto ao acompanhamento dos alunos, pois uma das reclamações da coordenação é a falta nas reuniões de pais e mestres.
DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES
A aproximação com a Escola Dr Getúlio Vargas foi muito agradável, pois nela houve a vivência da experiência de unir teoria e prática, que se deu durante a Educação primeiros anos iniciais do ensino fundamental. A direção da escola acolheu de forma magnífica o trabalho de Estágio de Gestão Escolar, oferecendo livre acesso às dependências da escola nos horários estipulados para este fim, bem como o acesso a toda a documentação disponível como o seu Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar. O profissional responsável pelo estagiário foi a Diretora Vera, que se mostrou uma pessoa extremamente competente e conhecedora do funcionamento pedagógico e gestor da escola.
A EscolaDr Getúlio Vargas foi criada em 1988, sempre manteve suas portas abertas para a educação.
Minhas observações foram feitas nos dias 07/05/19, 08/05/19 e 11/05/19.
Chiavenato (2002) nos mostra que o resultado ou efeito do comportamento tem como origem vários estímulos, entre eles o estímulo de relacionamento com todos os envolvidos no ambiente escolar. Não cabe a liderança só ao líder maior do grupo, mas a todos. Cada um é líder de se mesmo, têm pessoas que lideram um grupo, outros seu próprio trabalho e suas próprias ações. A relação entre um líder e seus liderados é peça fundamental para o desencadeamento do sucesso da equipe.
Os líderes escolares, hierarquicamente colocados como gestores, segundo Chiavenato (2002) são responsáveis por orientar e direcionar a equipe ao caminho da organização com os olhos para a realidade de sua missão, mas cabe a todos assumir compromissos, estar abertos a debates, a mudanças quando for necessário; o pensamento e a conversa devem ser vigorosos e atentar aos objetivos estabelecidos. 
Durante os dias de observação, pode-se tomar um maior conhecimento das atividades administrativas e pedagógicas, neste tempo, observou-se a organização da escola e seus profissionais. A relação entre os mesmos é, em sua maioria, traquila e saudável. Seguidamente pode-se notar que alguns graduados ou até graduandos, auxiliam seus colegas em formação em trabalhos e pesquisas, dispondo de seu tempo livre nesta tarefa de amizade e solidariedade.
Em poucos casos, em especial um, existe uma pessoa que não ajuda ninguém, mas por várias vezes pediu e foi ajudada. O profissional, ou melhor, o indivíduo, caracteriza-se como uma das famosas “múmias da educação brasileira”, aquele ser que toda a escola que se preze possui. Não se atualiza e pensa que seu limitado conhecimento de mundo é o compêndio da sabedoria universal, acha que atualização é para “burros” ou “desocupados”, e como supostamente é um ser de grande elevação e inteligência não necessita dela.
Em um aspecto abrangente, todos os profissionais são perseguidores da atualização. 
O professor é “livre” para avaliar, desde que siga algumas normas estabelecidas no regimento escolar. Por trimestre é necessária a utilização de no mínimo dois instrumentos de avaliação, uma avaliação escrita e um trabalho com consulta, exceto em algumas disciplinas como Artes e Educação Física.
Gil (2001) nos diz que este profissional precisa dispor de muita competência tais como: ser um agente de mudanças, comprometido com os resultados e acontecimentos e com a situação da organização institucional, mostrar racionalidade, cultura, conhecimento, conhecer sua área de atuação, dialogar com facilidade, estabelecer uma relação de confiança, ter perfil negociador, colocar ênfase nas pessoas, ter comportamento ético, inovador, disposição para assumir riscos com equilíbrio, pensamento estratégico, saber compartilhar responsabilidade, lidar com resistências, perceber sentimentos e propor ações que possam ir à raiz do problema e acima de tudo agindo com equidade. 
 
PLANO de Estágio em GESTÃO EDUCACIONAL
Se apropriando das teorias e idéias dos pensadores como Durkheim, Machado, Piaget, Emilia Ferreiro, Vigotsky e Comte, a escola prima pelo trabalho consciente, e visa transformar o educando em um cidadão crítco-social que tenha a plena consciência de seus direitos e deveres e que saiba exigi-los quando necessário. Segundo Machado (1968, p.05):
Educar para a cidadania deve significar também, pois, semear um conjunto de valores universais, que se realizam com o tom e a cor de cada cultura, sem pressupor um relativismo ético radical, francamente inaceitável; Deve significar ainda a negociação de uma compreensão adequada dos valores acordados, sem o que as mais legítimas bandeiras podem reduzir-se a meros slogans e o remédio pode transformar-se em veneno.  Esta tarefa de negociação é bastante complexa; enfrentá-la, no entanto, não é  uma opção a ser considerada, é o único caminho que se oferece para as ações educacionais.
A diretora, Sra. Vera Lúcia Magalini dos Santos está a frente da escola já a 14 anos, tem o apoio total de sua equipe, está a par de tudo que acontece, mas tem uma gestão leve e delega funções, o vice Lucas e a coordenadora Rosangela compartilham funções.
As atividades de gestão, observadas e analisadas no presente estágio, foram muito interessantes e instrutivas, pude perceber claramente à distância entre o que está escrito na Proposta Pedagógica e o que acontece na instituição no seu dia a dia. O Regimento Interno ( que por sinal não foi disponibilizado ainda para os funcionários), no que se refere à documentação, funções de professores e funcionários, funciona de acordo, percebe-se, que a gestora tenta desempenhar suas funções, referentes à documentação, matrículas, transferências, atestados, atendimento ao público e demais atribuições com certa ética e responsabilidade. A gestão financeira a princípio é equilibrada, a equipe diretiva administra os recursos financeiros, aplicando em melhorias. Busca ainda arrecadar dinheiro através de venda de bolos para complementar as finanças. Pode-se dizer que a gestão administrativa funciona a contento dentro do que aparentemente apresenta.
Os funcionários de manutenção e limpeza nem sempre demonstram esforço e boa vontade em suas funções. O que parece é que não gostam muito do que fazem, dão conta do seu trabalho, já que a escola não é tão grande assim.
Os professores encontram-se motivados mas sempre tem alguns que não estão muito felizes com sua profissão, frente à equipe diretiva e de coordenação e suas ações demostram empatia e se sentem próximos da direção. 
Durante o estágio observei que a coordenação é bastante comprometida, o vice diretor também demonstra bastante emprenho.
A entrevista com a diretora foi muito agradável, pois fui muito bem recebida, a diretora prontamente me mostrou as documentações de prestação de contas, respondeu ao questionário que facilitou o entendimento do funcionamento da escola.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Realizar um estágio de gestão escolar é uma oportunidade maravilhosa e imprescindível, para o futuro pedagogo. Nada melhor do que experienciar o dia a dia de quem gerencia uma instituição de ensino para perceber o que realmente acontece, como são geridas as decisões.
Meu objetivo na realização desse estágio era na intenção de mostrar como é a atuação do gestor escolar, da coordenação pedagógica e toda sua equipe quanto ao desempenho frente aos problemas administrativos, pedagógico, ao nível de formação profissional e emocional para enfrentarem com tranqüilidade as diversas situações do cotidiano.
Em especial para mim fazer estágio nessa escola, pois foi nessa escola que fui alfabetizada, estudei ali do primeiro ano até o oitavo ano, e o tempo que passei ali foi muito especial. 
Gerir uma Instituição de ensino não é fácil, seja ela pequena ou grande. Uma Unidade de ensino com tantos problemas e carências em seu entorno é ainda mais complicado, porque quem ali trabalha compartilha das dificuldades e esperanças da comunidade. Mais do que nunca é preciso que a gestão e sua equipe seja capaz, equilibrada, preparada, corajosa e acima de tudo, DEMOCRÁTICA, discuta os problemas com a comunidade, escute o que as pessoas têm para dizer, as sugestões e as críticas. Pois é através do dialogo, de um diagnóstico do que ocorre que se corrigem os erros e se acerta o caminho.
Concluo o estágio dizendo que as referências de gestão encontradas aqui no Getúlio Vargas, é uma boa gestão, participativa, a escola possui falta de material administrativo, como folhas sulfites, papéis para atividades e verbas para situações de evento, mas a direção e sua equipe fazem de tudo para que mantenha a qualidade, claro sem contar com o apoio do professor que muitas vezes leva material para as crianaças.
Assim como afirma Perrenoud (2008), tomar decisões siguinifica fazer escolhas, pressupor, determinar o que é melhor (em termos de referênciase valores), correr riscos, utilizar ideias ou informes como elementos importantes nesse processo, saber argumentar, enfrentar situações-problema, elaborar propostas, entender fenômenos, enfim partilhar como indivíduo ativo em um sistema difícil.
REFERÊNCIAS
BERNARDI, A.P.; CRISTINO, A.P. da R.; IVO, A.A.; ILHA, F.R. da S.; KRUG, H.N. Formação inicial: a disciplina de Prática de Ensino como meio de experimentar a Educação Física Escolar. In: KRUG, H.N.; KRÜGER, L.G.; CRISTINO, A.P. da R. (Orgs.). Os professores de Educação Física em formação. 1. ed. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2008a. p.14-21. (Coleção Formação de Professores de Educação Física; v.4).
CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus, 2002, 537p.
GIL, Antônio Carlos. Gestão de Pessoas: Modelo, Processos, Tendências e Perspectivas. São Paulo: Atlas, 2002, 210p.
PERRENOUD, Philippe. Ensinar: Agir na Urgência, Decidir na Incerteza. Porto Alegre, 2008, 208p.
ORELATÓRIO DO
ESTÁGIO CURRICULAR EM GESTÃO EDUCACIONAL
Relatório apresentado à Anhanguera-Uniderp, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina Estágio Curricular em Gestão Educacional.
Docente supervisor: Prof. Silvana Roque Silveira Rocha
Giseli reina martins ramos
Giseli reina martins ramos
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO CURRICULAR EM GESTÃO EDUCACIONAL
Ribeirão Preto
2019
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Ribeirão Preto
2019

Continue navegando