Buscar

APOL 4 ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E SERVIÇOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

stão 1/5 - Administração da Produção e Serviços
O planejamento da capacidade é a determinação de qual nível de capacidade operar para satisfazer a demanda do cliente de acordo com a estratégia da empresa. A importância deste planejamento afeta diretamente o nível de serviços aos clientes e tem grande influência nos custos do produto final. Isso implica em decidir como a operação deve reagir a flutuações de demanda. Planejamento de longo prazo examina as mudanças, essas estratégias dizem respeito a introduzir (ou eliminar) grandes incrementos de capacidade física. O planejamento de curto prazo atende as flutuações inesperadas de demanda (hotéis) ou mudanças repentinas no status da planta operacional (quebras).
Quais são os objetivos do planejamento da capacidade? Analise as afirmativas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
I) Minimizar custos
II) Maximizar receitas
III) Decisão sobre a utilização do capital de giro
IV) Preservar a qualidade dos bens e serviços
	
	A
	Apenas a alternativa I está correta.
	
	B
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	
	C
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	
	D
	Todas as alternativas estão corretas.
uestão 2/5 - Administração da Produção e Serviços
As previsões de demanda são fundamentais para auxiliar na determinação dos recursos necessários para uma empresa, pois em tempos de abertura de mercados essa atividade torna-se estratégica. Os mercados que podem ser acessados pela empresa, assim como a concorrência, mudam continuamente, exigindo novas previsões de demanda em períodos mais curtos. Para obter e confirmar uma demanda futura, facilitando a programação de recursos e garantindo o ganho de uma oportunidade de mercado, é necessária a utilização de métodos matemáticos quantitativos causais e temporais como: regressão linear e análise de correlação, médias móveis, método sazonal multiplicativo dentre outros. Esses métodos são aplicados de acordo com a realidade de demanda de cada empresa, por meio da análise de dados históricos. Gerentes em todas as organizações fazem previsões de muitas variáveis distintas da demanda futura, como estratégias dos concorrentes, alterações na regulamentação, mudanças tecnológicas, tempos de processamento, prazos de entrega dos fornecedores e perdas de qualidade. As análises das futuras condições de mercado e previsão da demanda futura são da maior importância para a elaboração do Planejamento a longo prazo, assim previsões de demanda podem ser classificadas em:
Assinale dentre as alternativas abaixo aquela que classifica as previsões de demanda conforme orientações e informações contidas no roteiro de estudos. 
	
	A
	Curto prazo, médio prazo e longo prazo.
	
	B
	Cenário do mercado, inflação e necessidade dos clientes.
	
	C
	Estratégia dos concorrentes, previsão de demanda e mercado local.
	
	D
	Previsão de demanda, estratégia dos concorrentes e inflação.
stão 3/5 - Administração da Produção e Serviços
Uma vez estimadas a demanda e a capacidade, busca-se um ajuste entre ambas. Por exemplo, pode-se produzir para atender 100% da demanda, ou para aproveitar 100% da capacidade disponível ou para situações intermediárias. A análise desse problema é dificultada pelo fato de que a demanda usualmente apresenta flutuações sazonais ou irregulares, e que a capacidade geralmente não pode ser modificada rapidamente para acompanhar a demanda. Assim, balancear a demanda com a capacidade é um desafio constante. No balanceamento entre demanda e capacidade podem ser empregadas medidas para influenciar a demanda ou a capacidade – ou ambas.
Assinale dentre as alternativas abaixo as principais medidas para influenciar a demanda. 
	
	A
	Política de preços, publicidade, atraso deliberado na liberação do produto e produção para estoques.
	
	B
	Política de preços, publicidade, logística, marketing e produção para estoques.
	
	C
	Controle de estoque, política de preços, concorrência e produção para estoques.
	
	D
	Necessidade dos clientes, controle de estoque, política de preços, concorrência
stão 4/5 - Administração da Produção e Serviços
O planejamento agregado é o processo de balanceamento da produção com a demanda projetada para horizontes de tempo em geral de seis a doze meses. Esse balanceamento pode ser feito atuando-se sobre os recursos produtivos. O que se procura é combinar esses recursos produtivos, de maneira a, simultaneamente, atender a demanda e conseguir o custo mínimo. Nos sistemas de manufatura, o PMP (Plano Mestre de Produção) contém os dados da quantidade e do momento em que os produtos finais devem ser produzidos, dando sentido em toda a operação. Ele é definido em termos de especificação de produtos porque é a base do planejamento e do cálculo dos componentes necessários para a manufatura. Quais são os componentes necessários para a manufatura? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Mão de obra, equipamentos, provisão de materiais e capital.
	
	B
	Mão de obra, equipamentos, demanda e logística.
	
	C
	Cadeia de suprimentos, mão de obra, demanda e estoques.
	
	D
	Cadeia de suprimentos, demanda, controle de estoque e capital.
stão 5/5 - Administração da Produção e Serviços
O planejamento estratégico define a filosofia básica da organização no que tange ás suas atividades, determinam os produtos e serviços a serem oferecidos e trata do planejamento para a aquisição e alocação de recursos críticos, como tecnologia e pessoal tanto para implementar os planos, como para avaliar os seus impactos. O planejamento estratégico de produção é o conjunto de objetivos e políticas de longo prazo, que dizem respeito à atividade de manufatura dentro da empresa e que servem como um guia a todas as decisões tomadas nesse setor.
Com base nas informações do roteiro de estudos, assinale a alternativa que responde a seguinte questão: qual é o objetivo da estratégia de produção? 
	
	A
	O objetivo da estratégia de produção é reduzir os custos operacionais incluindo a redução de mão de obra e consequentemente produzir mais e com maior qualidade.
	
	B
	O objetivo da estratégia de produção é fornecer à empresa um conjunto de informações que garanta o estabelecimento de novas metas e procedimentos que a tornem mais competitiva.
	
	C
	O objetivo da estratégia de produção é fornecer à empresa um conjunto de características produtivas que deem suporte à obtenção de vantagens competitivas de longo prazo. O ponto de partida para isso consiste em estabelecer quais critérios ou parâmetros de desempenho são relevantes para a empresa e quais prioridades relativas devem ser dadas a eles.
	
	D
	O objetivo da estratégia de produção é otimizar custos operacionais e reduzir ao máximo o volume de perdas ou produtos não conforme.

Outros materiais