Buscar

PA Platão (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO PLATÃO
Explique a classificação das formas de governo em Platão.
Platão conceitua seis formas de governo, duas delas como constituição ideal e quatro como formas que se afastam, em grau maior ou menor, da ideal.
Por que o texto afirma que Platão é um conservador?
Platão era considerado um conservador devido sua ideia de que a historia não é um progresso e sim um regresso, as coisas não melhoram ao decorrer do tempo, mas sim pioram. Como cita o texto ‘’os grandes conservadores veem o passado com benevolência e o futuro com espanto. ’’
Explique o critério pelo qual Platão caracteriza as diferentes formas de governo.
O filósofo caracteriza como formas boas e más, tendo como base um propósito de ‘’constituição ideal’’. Platão identifica as peculiaridades morais (isto é, os vícios e as virtudes) das respectivas classes dirigentes, a primeira distinção entre as formas de governo nasce da resposta à seguinte pergunta: "Quem governa?".
Como ocorre a passagem de uma forma de governo para outra?
De acordo com Platão a mudança tem como maior motivo a corrupção que se insere em todos os poderes se manifestando especialmente com a discórdia. ‘’ A honra do homem timocrático se corrompe quando se transforma em ambição imoderada e ânsia de poder. A riqueza do homem oligárquico, quando se transforma em avidez, avareza, ostentação despudorada de bens, que leva à inveja e à revolta dos pobres. A liberdade do homem democrático, quando este passa a ser licencioso, acreditando que tudo é permitido, que todas as regras podem ser transgredidas impunemente. O poder do tirano, quando se transforma em puro arbítrio, e violência pela própria violência.’’
Explique os conceitos ex parte populi e ex parte principis.
Ex parte populi seria a visão do ponto de vista da população, com o problema da liberdade. Ex parte principis, por sua vez, seria o ponto de vista daqueles que detêm o poder e que têm a responsabilidade de conservá-lo.
Explique a concepção orgânica da teoria platônica do estado.
Trata-se de uma teoria de constituição ideal, para ele existem três classes que compõem organicamente o Estado correspondem três almas individuais: a racional, a passional e a apetitiva. A constituição ideal seria denominada pela alma racional. Sugere-se que a Timocracia, qualitativamente, seja a forma menos imperfeita dentre todas as outras.
Qual é o critério utilizado por Platão para distinguir as formas boas e más de governo?
Ele caracteriza, em regra, dois critérios. Sendo eles a violência e consenso, legalidade e ilegalidade. As formas boas são aquelas em que o governo não se baseia na violência, e sim no consentimento ou na vontade dos cidadãos; onde ele atua de acordo com leis estabelecidas, e não arbitrariamente.

Continue navegando