Buscar

A importância da preservação do patrimônio cultural de uma sociedade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A importância da preservação do patrimônio cultural de uma sociedade
Parte superior do formulário
	Questão 1
	Valor da questão: 2,00 sua pontuação é 2,00
	Na página da instituição Defender - Defesa Civil do Patrimônio Histórico e Cultural, na data de 07 de maio de 2018, informou-se, na manchete, a seguinte situação, quanto aos Bens Culturais do estado do Pará:
 
"Belém (PA) tem quase 200 prédios esquecidos na área do centro histórico”.
 
Fonte: Defender (2018, on-line). Disponível em: <http://defender.org.br/noticias/belem-pa-tem-quase-200-predios-esquecidos-na-area-do-centro-historico/>.
 
As frases abaixo comentam a manchete expressa acima. Leia cada uma delas e assinale o que é correto a ser afirmado.
 
I. A notícia acima evoca uma situação a ser lamentada, pois os bens culturais têm grande importância social. Entretanto, tal quadro de abandono dos patrimônios culturais não evidencia um descumprimento de uma política cultural por parte das autoridades do estado do Pará. Não há uma previsão constitucional que obriga os Estados brasileiros a adotarem qualquer ação de zelo dos respectivos bens culturais;
 
II. Conservar os patrimônios culturais é recomendável, do ponto da promoção do saber histórico e até vital para a indústria do turismo. Entretanto, para além disso, esta é uma ação obrigatória ao poder público. A política patrimonial, incluindo, nesta, as ações de conservação contínua daquilo que já é patrimônio, é devidamente estabelecida na nossa Constituição. Não pode, o poder público, omitir-se de tal responsabilidade.
 
Assinale a alternativa correta.
	
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda uma proposição verdadeira.
	
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda uma proposição falsa.
	
	
	Tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições falsas.
	
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. 
	 Questão 2
	Valor da questão: 2,00 sua pontuação é 2,00
	No site do Defender - Defesa Civil do Patrimônio Histórico, foi publicada a seguinte notícia:
 
“O Palácio de Iemanjá – Terreiro de Pai Edu, localizado no Alto da Sé, em Olinda, está recebendo uma ação de zeladoria promovida pela Secretaria de Patrimônio e Cultura do município. A manutenção acontece em meio às comemorações pelo Dia da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira, 20 de novembro. O espaço cultural é tombado como Patrimônio Cultural Imaterial de Olinda, desde 2016, por meio do Conselho de Preservação dos Sítios Históricos de Olinda. Além de pintura da fachada com as cores de Iemanjá, o local também contou com uma limpeza externa, como retirada de entulhos e capinação”.
 
Fonte: Defender (on-line). Disponível em: <http://defender.org.br/noticias/palacio-de-iemanja-recebe-acao-de-zeladoria-promovida-pela-prefeitura-de-olinda-pe/>.
 
As afirmativas abaixo emitem considerações sobre a notícia expressa acima, a qual versa sobre a política de reconhecimento e conservação do patrimônio cultural de nosso país. Analise cada uma delas e assinale a alternativa correta.   
 
I.  As ações acima citadas sinalizam uma gestão da política patrimonial, que se faz pautada pela ótica da diversidade, que marca a história da sociedade brasileira. Tal atitude é uma demonstração, por parte do poder público, de reconhecimento da religiosidade de matriz africana como elemento importante para a compreensão da historicidade do Sagrado no Brasil; 
II. As ações acima noticiadas expressam atitudes desnecessárias do poder público, pois as religiões afro-brasileiras são pouco representativas na configuração religiosa brasileira, portanto, não configuram elementos de nosso patrimônio cultural;
III. As ações citadas são desnecessárias, porque não compete, ao poder público, preocupar-se com a política de preservação dos patrimônios culturais. Nossa Constituição Federal, promulgada em 1988, não estabeleceu os Bens Culturais como objetos das políticas públicas da União, Estados e Municípios; 
IV. As ações acima citadas demonstram o quanto inovamos na gestão cultural, pois migramos de uma política patrimonial, em que se preservava, em sua maioria, os bens culturais religiosos de matriz cristã para outra, que contempla o reconhecimento dos bens culturais sacros de outras tradições religiosas de nosso país.
 
Assinale a alternativa correta.
	
	
	Estão corretas as afirmativas I e IV, apenas.
	
	
	Estão corretas as afirmativas II e III, apenas.
	
	
	Estão corretas as afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	
	Estão corretas as afirmativas III e IV, apenas. 
	
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
 
	 Questão 3
	Valor da questão: 2,00 sua pontuação é 2,00
	Os Bens ou Patrimônios culturais do Brasil, a partir de sua natureza ou essência, são dispostos e classificados dentro de alguns segmentos ou categorias. As afirmativas abaixo versam sobre tal questão. Leia cada uma delas e assinale, com “V”, as verdadeiras e, com “F”, as falsas.
 
(  ) O patrimônio cultural brasileiro é organizado em categorias, as quais são compostas pelos bens culturais de ordem material, imaterial e natural.  Por sua vez, todos representam diferentes facetas da produção cultural de um povo.
 
(   )  O patrimônio cultural brasileiro é classificado e disposto em duas categorias. Temos os bens culturais imateriais e os naturais. Por sua vez, um centro histórico é um exemplo de bem imaterial.
 
(  ) Os bens culturais imateriais são representados pelas edificações, objetos de um museu e conjuntos arquitetônicos. 
 
(  ) Os bens culturais são de três categorias, sendo os imateriais os mais expressivos da cultura brasileira. Eles devem ser prioritariamente salvaguardados.
 
Assinale a alternativa correta.
	
	
	F, V, V, V.
	
	
	F, V, F, V.
	
	
	V, F, F, F.
	
	
	V, V, F, F.
	
	
	V, F, V, V.
	 Questão 4
	Valor da questão: 2,00 sua pontuação é 2,00
	O Patrimônio Cultural brasileiro reside em nossos vários Estados e Municípios. Bens materiais, imateriais e naturais estão sob a responsabilidade do poder público e da sociedade. Ambos têm competências e responsabilidades em torno da política patrimonial. Sobre esta, na atualidade, podemos dizer que:
 
Assinale a alternativa que é correta.
	
	
	É avançada no tocante ao entendimento do que é cultura e patrimônio cultural, positiva na definição de diferentes instrumentos de salvaguarda do patrimônio, porém falha na manutenção daquilo que já é Bem Cultural.
	
	
	É totalmente exitosa, especialmente no que tange à conservação dos bens já dados como patrimônios culturais, especialmente no que diz respeito ao patrimônio cultural edificado.
	
	
	É pautada em uma legislação restritiva no tocante ao reconhecimento do que é cultura, desse modo, somente os elementos culturais de alguns grupos têm sido reconhecidos como patrimônio.
	
	
	Está definida na Constituição Federal brasileira, mas é totalmente ignorada pelas autoridades e sociedade. O Brasil não preserva seus patrimônios.
	
	
	Ainda não está devidamente estabelecida na legislação brasileira, isto é, a nossa Constituição atual ignora tal assunto.
	 Questão 5
	Valor da questão: 2,00 sua pontuação é 2,00
	Diversas ações integram a política patrimonial brasileira. É necessário identificar, conservar e socializar aquilo que é dado como Bem Cultural. Entre as tantas medidas que permeiam tal política, um relevante é o desenvolvimento de projetos de “Educação Patrimonial”. Sobre estes, podemos afirmar que:
 
I. A Educação patrimonial é vital. Esta é peça-chave da política patrimonial, ação importante para que a população entenda a importância da preservação, conservação e usos dos patrimônios culturais;
 
II. A Educação patrimonial gera um processo de identificação entre as pessoas e os seus respectivos
Bens Culturais. Entretanto, o Brasil logo não precisará mais desenvolvê-la. Isso porque somos uma população de acentuado nível de conscientização, no que tange aos patrimônios culturais.
 
Assinale a alternativa correta.
	
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é afim ao que é afirmado na primeira.
	
	
	Tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições falsas.
	
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é afim ao que é afirmado na primeira.
	
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda uma proposição falsa.
	
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda uma proposição verdadeira.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais