A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
administração da produção

Pré-visualização | Página 1 de 1

1.
	Muitas organizações têm como padrão produzir produtos de bens manufaturados, mas, em algum momento, é necessário buscar outras formas para produzi-los, em questões em que a empresa não deseja fazer investimentos muito altos, acreditando que o produto pode não surtir o efeito desejado na venda. No quesito serviços, os dois modelos também podem ser considerados interessantes para a organização, podendo sacrificar a qualidade dos serviços ou dos produtos. Para isso, criou-se o processo por terceirização e o processo por outsourcing, trazendo inúmeras vantagens para a organização. Analisando qual a melhor forma de produção, disserte sobre as diferenças entre a terceirização e o outsourcing.
	Resposta Esperada:
O outsourcing (out = fora e source = fonte) é o uso estratégico de recursos externos para as atividades que são o foco principal da empresa. É praticamente designar serviços a terceiros, sendo que este trabalho demanda equipamentos, know-how e mão de obra especializada. Esse modelo é muito utilizado nos Estados Unidos, onde o projeto é realizado e a produção é feita em outro país, como a China. No entanto, há o lado ruim do negócio: com o tempo, a contratada terá mais conhecimento do processo, dos problemas do produto fabricado, tornando-se uma concorrente da contratante.
A terceirização trata de serviços ligados ao trabalho braçal, como portaria, segurança e limpeza, que não requer conhecimentos técnicos específicos. Devido ao fato de esses trabalhadores não serem vinculados diretamente à organização, a qualidade final dos serviços pode ser comprometida. A terceirização também é usada na construção de bens, mas a diferença é que a contratante encaminha para a contratada quase todos os materiais apenas na montagem do produto final, somente utilizando a mão de obra, devolvendo o produto terminado.
	2.
	A busca constante das empresas pelo sucesso é importante para a sua sobrevivência e, claro, garantir a qualidade do seu produto ou prestação de serviço e assim continuar a crescer no mercado conforme são realizados os investimentos em tecnologia. Um sistema que auxilia na execução e melhora na qualidade dos produtos transformados nas empresas é o MRP (Material Requirement Planning). Conforme apresentado na contextualização, para que a organização alcance o sucesso utilizando o sistema MRP, são necessários alguns princípios básicos para o desenvolvimento da filosofia lean manufacturing. Dessa forma, cite e descreva pelo menos três itens que podem garantir essa filosofia e que devem ser atendidos pela organização.
	Resposta Esperada:
a) Resultado acima da média do ramo de negócio: o resultado da empresa como um todo deve prioridade com o resultado do setor, é importante os gestores compreenderem esse modelo.
b) Trabalho em equipe: é sabido que o trabalho em grupo traz muitas vantagens, pois todos fazem parte do sistema e o resultado afeta a todos, podendo ser bons ou ruins.
c) Autonomia nos processos: as pessoas devem ser incentivadas a realizarem as mudanças sem a necessidade de recorrer à chefia, no entanto, deverá seguir as regras e normas da organização para melhorar o processo produtivo.
d) Agilidade no processo de decisão: é necessário que os problemas que possam aparecer devem ser resolvidos o mais rápido possível, ou para que não se chegue a esse problemas, mecanismos como a correção preventiva são importantes na minimização nos impactos dos mais variados problemas.