Buscar

Eixo Hipotálamo Hipófise e Gonadal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Eixo Hipotálamo Hipófise e Gonadal.
Sistema formado por três glândulas que se comunicam por hormônios:
 ✓ Hipotálamo – corresponde a região do terceiro ventrículo 
✓ Hipófise – localizada na célula túrcica e dividida em 3 partes 
✓ Gônadas – testículos ou ovários.
Hormônio é mensageiro celular onde a ação endócrina significa que a substancia produzida por uma glândula vai cair na corrente sanguínea em outras células, sendo mensageiras.
Hormônio produzido no hipotálamo transmite mensagem para hipófise para que a hipófise produza determinado hormônio e o mesmo cai na corrente sanguínea encaminhando se para as gonas, onde passara a mensagem de que as gonas precisam produzir determinado hormônio e essa gona produz gerando uma série de funções, sendo uma delas uma contra resposta que é o Feedback. 
Essa resposta chega ao Hipotálamo como feedback negativo alertando a grande quantidade de hormônio produzido que se encontra na corrente sanguínea. Essa resposta é chamada de auto regulação, é a resposta que o hormônio transmite de volta para o hipotálamo.
O grande papel do eixo HHG é produzir hormônios sexuais para a reprodução. 
Hormonios HHG:
Hipotalamo produz o GnRH (hormônio liberador de gonadotrofinas) 
Hipofise recebe a mensagem e libera FSH (hormônio folículo estimulante) ou LH (hormônio luteinizante) que são as gonadotrofinas, que são hormônios que alimentam as gonodas. 
Gonodas o FSH age no folículo e estimulo o seu crescimento e produz o hormônio estrógeno que gera o estro (permite a copula).
Estrógeno produz feromônios.
Quando há muito estrógeno na circulação o feedback fica positivo, para que a fêmea ovule. 
O GnRH é produzido na hipófise em dois locais diferentes, dando origem ao hormônio tônico e ao pulsátil.
O GnRH regula de maneira simultânea, tanto o hormônio LH quanto o hormônio FSH na hipófise ao ser secretado de modo pulsátil. A frequência do pulso determina a quantidade relativa de secreção de LH e FSH.
O pico de LH é produzido a partir da grande quantidade de pulsos, ou seja, o acumulo de LH na corrente sanguínea que determina a ovulação. 
O hormônio LH no momento da ovulação vai fazer a ruptura do folículo, e logo depois da ovulação forma o corpo lúteo. É um hormônio luteinizante (transforma as células). 
Há o folículo e o oócito se encontra dentro desse folículo, a camada mais interna do folículo se chama células da granulosa que são as células que produzem o estrógeno. Quando há a ovulação o LH age nessas células luteinizando (transformando) para produzir outro hormônio chamado progesterona, onde já se encontra a fase do corpo lúteo. 
O hormônio FSH age no folículo mais especificamente nas células da granulosa que produzem o estrógeno e a inibina, esse estrógeno cai na corrente sanguínea onde fara o feedback positivo e quanto mais estrógeno mais GnRH e mais LH, pulsatilidade alta e por fim a ovulação. Então alta pulsatilidade do LH gera o pico de LH por conta a alta concentração de LH na corrente sanguínea que provoca a ovulação. O folículo dominante que são as células que crescem mais rápido, iram produzir o hormônio inibina que faz feedback negativo na secreção tonica de FSH, onde o folículo dominante que cresceu ate o seu máximo não precisando mais de FSH e sim de LH, inibe o FSH deixando os demais entrarem em atresia enquanto ele ovula. 
Ovulação é a ruptura do folículo, onde todo o liquido que se encontrava dentro do mesmo junto com o oócito cai na trompa, onde se encontra um buraco, aonde o LH vai luteinizar esse espaço, transformando essas células em células lúteas (células produtoras de progesterona). Com isso o corpo lúteo não produz mais estrógeno e sim progesterona, com ação do LH e não mais FSH. 
O estrógeno age em diversos lugares (vulva, vagina, útero, glândulas produtoras de feromonios, ou seja, todas as ações que geram o cio). Já a progesterona age apenas no útero devido ser um hormônio prol a gestação.
Na ação da progesterona a fêmea se encontra mais calma e mais quieta, por não haver mais sinais de cio estimulados pelo estrógeno (vulva hiperêmica).
Progesterona faz feedback negativo porque ela não quer ter o ciclo astral, isso ocorre normalmente quando a fêmea esta prenha, então ela inibe o hipotálamo privilegiando a gestação.
Circulação porta entre Hipotálamo e Hipófise: isso significa que o gene GnRH para agir na hipófise não precisa cair na corrente sanguínea como os demais, devido a esse sistema porta onde esse sistema leve ele diretamente á hipófise, consequentemente gerando ação mais rápida. 
O folículo na vaca é palpável
Ovário de porca tem múltiplos folículos dominantes 
A estrutura dos hormônios:
Os hormônios GrRH, FSH, LH são hormônios proteicos. Isso significa que todos tem a mesma cadeia dupla de aminoácidos (alfa) e a beta que as diferenciam, sendo polar, solúvel em água. Seu mecanismo de ação é mais rápido, pois não penetram na célula. Gonadotrofinas se ligam ao receptor da membrana da célula do folículo ovariano ou da célula de Leydig do testículo, ativando a proteína G, fosforilando o GDP, que se transforma em guanosina trifosfato (GTP). A proteína G ligada ao GTP se desloca na membrana e se liga á adenililciclase, que estimula a produção de AMPciclico. Este vai ser usado na fosforilação de proteínas que resulta na atividade fisiológica do hormônio.
Todos são excretados pela urina.
Os hormônios estrógeno, progesterona, andrógenos e gônadas são hormônios esteroides. Isso significa que é um grupo formado por compostos solúveis em gordura, sendo apolares não solúveis em água. Seu mecanismo de ação necessidade de proteínas carreadoras (albuminas) para transitar na corrente sanguínea e não ser degradado por enzimas. É lipofílico, atravessa a membrana celular por difusão simples e vai ao núcleo. Liga-se a receptores e ativos genes em regiões especificas do DNA onde se liga, ocorrendo transcrição e produção de RNAm. 
Todos são metabolizados pelo fígado e excretados pelas fezes.
Todos os hormônios esteroides derivam do colesterol, então é necessária uma porcentagem de colesterol no corpo para a produção destes hormônios (testosterona, estrógeno, progesterona) e enfim a reprodução. Para a transformação do colesterol em hormônio, na fêmea as células da granulosa e do folículo possuem enzimas que fazem essa transformação. No folículo encontramos na camada mais interna as células da granulosa e também a TECA, ela capta o colesterol e transforma em testosterona no ovário, essa testosterona passa por difusão para as células da granulosa onde se tem enzimas que transformam a testosterona em estradiol (estrógeno). No macho o ciclo se encerra na testosterona, então não há a formação de estradiol.
Fatores que alteram o ciclo:
Ambientais: fotoperíodo e temperatura 
Fisiológicos: nutrição, estresse, gordura.
Animais estacionais são os que se reproduzem em uma única estação e as demais em anestro (sem cio), gato, cabra, ovelha, égua, cão. Sendo bufala, cabra e ovelha são animais estacionais de dias curtos. Períodos sugestivos para os filhotes, pela temperatura, nutrição e etc. 
Quando o animal esta em estação reprodutiva ele percebe a luz que vai pela retina, a retina transforma essa luz em informação nervosa que vai para o gânglio cervical superior que seria nosso relógio biológico, onde se tem o papel de avisar todas as células quando amanheceu e quando anoiteceu. Ele manda mensagem para pineal que produzira a melatonina que estimula ou inibe o hipotálamo. A melatonina só é produzida durante a noite, na espécie humana ela serva para estimular o sono enquanto nos animais ela estimula ou inibe o ciclo dependendo da estação e também o sono.
Os animais em estresse térmicos ou qualquer outro tipo produz cortisol, inibindo o hipotálamo e consequentemente não ciclam. 
A falta de gordura faz as fêmeas não entrarem no cio inibindo o hipotálamo. A célula adiposa produz a leptina que avisa o hipotálamo que há reserva de gordura suficiente para que o animal possa emprenhar. Se não há gordura, não há leptina.
Cabras,ovelhas e porcas são muito sensíveis ao macho. Se junto com eles, elas podem ajustar seu ciclo para ovular mais rápido ou ate mesmo entrar antecipadamente na puberdade. 
Animais cegos e na linha do equador que não percebem diferença de luz do dia e a melatonina é sempre produzida na mesma quantidade, os animais ciclam o ano todo.

Outros materiais