Buscar

Questões de Ética, Política e Sociedade

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	João Paulo Guelere Fabiani (987393)
	
	Disciplina:
	Ética, Política e Sociedade (ADG18)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:444253) ( peso.:1,50)
	Prova:
	11208627
	Nota da Prova:
	10,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A Grécia antiga foi um ícone do surgimento da democracia, mesmo que, em sua história, a realização dela tenha sido fragmentada e reducionista a ponto de excluir das decisões públicas as mulheres e jovens atenienses. Na democracia contemporânea, o povo determina suas relações de poder sobre os demais integrantes da sociedade. Sobre as formas de democracia, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Na democracia indireta, resolvem-se apenas questões de interesse das políticas sociais, e não políticas de um modo geral.
	 b)
	A democracia direta permite ao povo escolher seus representantes para que estes votem posteriormente em seus interesses.
	 c)
	Na democracia direta, o povo decide diretamente, por meio de referendos e plebiscitos, as questões políticas de sua localidade.
	 d)
	A democracia indireta é aquela na qual o povo participa diretamente por meio do voto na escolha de seus representantes.
	2.
	Mesmo não escrevendo nenhuma obra, o filósofo grego chamado Sócrates foi idealizador de teorias sobre o ser humano e a sociedade, que foram registradas por Platão e Aristóteles. Por exemplo, para o filósofo grego Aristóteles, a política é um desdobramento natural da ética. Portanto, deve-se tomar cuidado para não confundir estes conceitos. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a síntese do conceito de ética:
	 a)
	A política se preocupa com a moral social e, portanto, com a felicidade individual, para que cada um se sinta realizado.
	 b)
	A política é composta por partidos políticos e pela sociedade, e ela busca sempre resolver os problemas morais e éticos de um grupo.
	 c)
	A ética possui como preocupação a moral individual e a felicidade individual dos seres humanos.
	 d)
	A ética se preocupa com a felicidade da cidade, ou seja, com a felicidade coletiva e com a moral social.
	3.
	Há diferenças entre o sentido de alteridade e de altruísmo. O primeiro conceito indica que devemos compreender as diferenças. Por exemplo, se uma pessoa se casa e ambas expressam preceitos religiosos diferentes, o casal em questão deve respeitar e tolerar o outro. Já o conceito de altruísmo indica tratar-se de um comportamento encontrado nas pessoas. Como exemplo, podemos afirmar: Jesus morreu na cruz para salvar a humanidade. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I-  O altruísmo é uma das máximas do cristianismo e significa seguir a Deus acima de todas as coisas.
II- O altruísmo diz respeito ao sacrifício, à necessidade de sacrificar seus interesses em prol de interesses de outros.
III- O altruísmo está restrito às instituições de caridade e grupos com objetivos de solidariedade apenas, e não para ações cotidianas.
IV- A solidariedade está de acordo com os princípios do altruísmo, pois está na esfera das ações que se voltam ao bem-estar dos outros e não ao individual.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	4.
	O autor Maslow desenvolve uma teoria sobre as dimensões das necessidades individuais e sociais que envolvem segurança, autorrealização, autoestima, afetividade, necessidades biológicas. O autor criou uma pirâmide que indica a hierarquia das necessidades humanas. Dentre as necessidades indicadas nesta pirâmide, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a necessidade mais básica, ou seja, a mais importante e que é a base da pirâmide:
	 a)
	Trabalho criativo, autonomia, lucratividade.
	 b)
	Respeito, aceitação e interação social.
	 c)
	Segurança no trabalho, estabilidade e remuneração.
	 d)
	Alimentação, moradia, conforto físico e lazer.
	5.
	A expansão da Igreja Católica fez com que o cristianismo adotasse concepções éticas. A noção de dever denota a influência da Igreja na política, que culminou com a consolidação do cristianismo. Este, por sua vez, introduziu diversas abordagens relativas ao preceito religioso, não abandonando certos princípios políticos em sua abordagem. Sobre esse conceito, analise as sentenças a seguir:
I- A ideia de dever é inserida no pensamento político porque a vontade é guiada pelo pecado e só pode ser contida com auxílio divino.
II- A vontade livre, ou livre-arbítrio, é o primeiro impulso da liberdade humana, voltada naturalmente para a realização do bem.
III- O perdão divino é garantido aos humanos com a possibilidade do livre-arbítrio, pois sua inclinação natural para fazer o bem o exime dos pecados.
IV- A ideia de dever surge quando a vontade livre do ser humano é direcionada pela ação divina para a vida ética, pois ele por si não apresenta capacidade para realizar o bem.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	6.
	Novas formas de comunicação foram estabelecidas a partir da contemporaneidade, baseando-se no entendimento de um ser concreto, real e histórico. Estas novas formas resultam na construção da consciência moral. Sobre estas considerações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As definições de conduta ocorrem a partir de consensos estabelecidos por meio do diálogo.
(    ) A ética na contemporaneidade se define a partir da coletividade, no pensamento do bem comum, nas virtudes sociais.
(    ) O dever ético baseia-se nas responsabilidades individuais e coletivas, embora muitas vezes o individual se sobressaia nos dias de hoje. 
(    ) As instituições históricas, como família, sociedade civil e Estado, garantem a realização da ética individual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	7.
	Os valores éticos são constituídos na sociedade como um todo, respaldados na coletividade e, como tal, a liberdade individual está relacionada e vinculada a estes valores coletivos. Esta liberdade se realiza de forma concreta nas instituições históricas e sociais como a família, a sociedade civil e o Estado. Baseado nisso, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Família.
II- Sociedade civil.
III- Estado.
(    ) Instituição que regula o relacionamento íntimo, geralmente restrito à esfera do lar, baseando-se nas doutrinas éticas destes relacionamentos.
(    ) É o espaço social em que é discutida e ampliada a discussão ética sobre os problemas que o mundo enfrenta.
(    ) Deve garantir a propriedade privada através de leis ou pelo uso da violência, no caso da existência do exército e da polícia.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	III - I - II.
	8.
	O pensamento político teve uma grande participação da ética cristã em seu desenvolvimento. Alinhado com a influência da Igreja na política, o cristianismo introduziu diversas noções neste pensamento, como, por exemplo, a noção de dever. Acerca da inserção deste conceito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A ideia de dever é inserida no pensamento político porque a vontade é guiada pelo pecado e só pode ser contida com auxílio divino.
(    ) A vontade livre, ou livre-arbítrio, é o primeiro impulso da liberdade humana, voltada naturalmente para a realização do bem.
(    ) O perdão divino é garantido aos humanos com a possibilidade do livre-arbítrio, pois sua inclinação natural para fazer o bem o eximedos pecados.
(    ) A ideia de dever surge quando a vontade livre do ser humano é direcionada pela ação divina para a vida ética, pois ele por si não apresenta capacidade para realizar o bem.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	9.
	De um modo geral, podemos dizer que modernidade é um conjunto de modificações na estrutura social e econômica do Ocidente, a partir de um processo de racionalização da existência. Diversos aspectos históricos contribuíram com tais alterações e provocaram outras concepções epistemológicas e científicas. Sobre os aspectos históricos, analise as sentenças a seguir:
I- Ao longo da Modernidade, o feudalismo decaiu como modelo econômico, enquanto que a classe burguesa ampliou seus domínios socioeconômicos.
II- As atividades artesanais cresceram neste período e o comércio com o Oriente se ampliou, o que favoreceu as Grandes Navegações.
III- As famílias aristocráticas perderam muitas fortunas e muitas terras foram relegadas ao abandono, em virtude das Cruzadas.
IV- O feudalismo se consolidou como modelo econômico pelo domínio da exploração da mineração e do desenvolvimento industrial.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	10.
	O Império Romano do Ocidente foi o responsável pela oficialização do cristianismo. Durante o período medieval, a cultura cristã ocidental prevaleceu entre os povos. Com base nessa afirmativa, podemos dizer que o cristianismo também influenciou o pensamento político da época, como continua a influenciar até hoje. Acerca do pensamento político cristão, analise as afirmativas a seguir:
I- Os governantes devem seguir as leis divinas para governar, pois é esta que deve conduzir o povo.
II- As virtudes cristãs devem ser cultivadas pelos governantes, tais como fé, esperança, lucro e desenvolvimento econômico.
III- A hierarquia política se justifica na ideia de uma ordem social eclesiástica, baseada na ideia de Direito Natural.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes