Buscar

PLANO DE AULA Fundamental 1- Dança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PLANO DE AULA – ENSINO FUNDAMENTAL 
Componente curricular: Educação Física
Turma: 1° ano fundamental	
			 
Duração da aula: 40 minutos			Nº de alunos: 20 alunos
Estagiário: Fabiana Oliveira
Local: Sala de aula
Unidade temática: Dança
Objetos de conhecimento: Danças do contexto comunitário e regional
Tema: Cantigas de roda 
Competência: Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual.
Habilidades: Experimentar e fruir diferentes danças do contexto comunitário e regional e recriá-las, respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal.
Recursos: Som, computador, TV ou projetor, copos de plástico.
Desenvolvimento da aula:
Parte inicial: 
Reúna os e pergunte se algum conhece a música “Escravos de Jó”. É importante que eles possam compartilhar seus conhecimentos. Após, apresente á eles a cantiga e fale um pouco sobre a importância cultural e histórica dela. Mostre as diferentes versões encontradas na internet e escolha juntamente com os alunos qual vai ser usada, e estudem juntos à coreografia, pausando sempre para melhor entendimento. Após breve alongamento.
Parte intermediária: 
Parte 1
Ensinar a coreografia, realizando os movimentos no meio da sala, repetindo e cantando várias vezes para que consigam aprender.
Depois de terem aprendido a coreografia, peça aos alunos que criem outra coreografia, deixando-os livre por 10 minutos para que possam desenvolver.
Após esse momento de criação eles deverão apresentar o resultado da coreografia, cantando e dançando a versão criada por eles.
Parte 2
Os alunos deverão formar uma roda. Formada a roda, as crianças permanecem paradas, podendo inclusive ficar sentadas, com um objeto igual para todos (pedrinhas, copo, caneca, etc), na mão direita. Ao ritmo da música, marcando os tempos fortes, iniciam a brincadeira de passar o objeto que têm na mão direita para o vizinho da direita, e receber com a mão esquerda o objeto do vizinho da esquerda (se estiver de pé), trocando-o rapidamente de mão. Quando a letra diz "zigue, zigue, zá", o objeto é retido na mão direita, e só passado para a pessoa da direita na última palavra.
Parte final: 
Incentive o grupo a refletir sobre as possibilidades de movimentos e o impacto da composição coletiva nas danças circulares. Explique que se trata de uma experiência corporal com significados históricos e com trocas constantes de aprendizagem entre as pessoas que participam das danças
Avaliação:
 Através da observação da participação e colaboração nos momentos diversos.

Continue navegando