Buscar

Atividade_1_Artes e Moviemento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIDADE 1 – Arte, movimento.....
PERGUNTA 1
O patrimônio cultural pode ser classificado conforme a sua natureza material ou imaterial. Segundo o Decreto-Lei n∘ 25/1937, o patrimônio material é o conjunto de bens culturais móveis e imóveis existentes no Brasil, sendo sua conservação de interesse público, seja por sua vinculação a fatos memoráveis da história do país ou por seu valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.
BRASIL. Decreto-Lei nº 25, de 30 de novembro de 1937. Da proteção do patrimônio histórico e artístico nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 1937.
 
 Considerando essas informações acerca do patrimônio cultural e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s):
 
(  ) Os bens tombados de natureza material podem ser móveis ou imóveis.
( ) São exemplos de bens tombados de natureza material imóveis: cidades históricas, sítios arqueológicos e paisagísticos.
( ) São exemplos de bens tombados de natureza material móveis: coleções (arqueológicas,  museológicas, documentais, bibliográficos, fotográficos, cinematográficos).
( ) Os bens de natureza material podem ser ainda: as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas que as comunidades, os grupos e, em alguns casos os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.
 
A partir das afirmações apresentadas, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	F, F, V, V.
	
	
	V, V, V, F.
	
	
	V, F, F, V.
	
	
	V, V, F, V.
	
	
	F, V, F, V
PERGUNTA 2
A Convenção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural adotada em 1972 pela Organização das Nações Unidas para a Ciência e a Cultura (UNESCO) tem como objetivo incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados significativos para a humanidade. Trata-se de um esforço internacional de valorização de bens que, por sua importância como referência e identidade das nações, podem ser considerados patrimônio de todos os povos.
IPHAN. Patrimônio Mundial . Disponível em: < http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/24 >. Acesso em: 09 abr. 2019.
 
Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, analise as asserções a seguir e associe-as com suas respectivas características:
I. Patrimônio Material.
II. Patrimônio Imaterial.
III. Patrimônio Cultural.
IV. Patrimônio Natural.
 
(  ) O patrimônio composto pelas práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas (com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados) que as comunidades, os grupos e, em alguns casos os indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.
(  ) É formado por monumentos naturais constituídos por formações físicas e biológicas, formações geológicas e fisiográficas, além de sítios naturais. Nele, a proteção ao ambiente, do patrimônio arqueológico, o respeito à diversidade cultural e às populações tradicionais são objeto de atenção especial. 
(  ) O conjunto de bens culturais móveis e imóveis existentes no país cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.
(  ) É o patrimônio de um povo que é formado pelo conjunto dos saberes, fazeres, expressões, práticas e seus produtos que remetem à história, à memória e à identidade desse povo.
 
A partir das relações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	IV, III, I, II.
	
	
	I, III, II, VI.
	
	
	
	
	
	II, IV, I, III.
	
	
	III, II, IV, I.
PERGUNTA 3
Leia o trecho a seguir:
 “O Decreto de 1937 estabelece como patrimônio ‘o conjunto de bens móveis e imóveis existentes no País e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico’. O Artigo 216 da Constituição conceitua patrimônio cultural como sendo os bens ‘de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira’”. 
IPHAN. Patrimônio Cultural . Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/218>. Acesso em: 09 abr. 2019.
 
Considerando essas informações acerca do patrimônio cultural brasileiro e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s):
 
( ) Patrimônio cultural brasileiro são os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.
(  ) São exemplos de patrimônios culturais brasileiros a capoeira, o Teatro Amazonas e o flamenco.
(  ) O patrimônio cultural pode ser classificado quanto à sua natureza, que pode ser regional, nacional e mundial.
(  ) O patrimônio cultural é formado pelo conjunto dos saberes, fazeres, expressões, práticas e seus produtos, que remetem à história, à memória e à identidade desse povo.
A partir das associações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	V, F, V, F.
	
	
	F, F, V, V.
	
	
	F, V, F, V.
	
	
	V, F, F, V.
	
	
	V, V, F, V.
PERGUNTA 4
Leia o trecho a seguir:
"Em 1988, com a promulgação da Constituição, iniciam-se as discussões sobre a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que seria sancionada apenas em 20 de dezembro de 1996. Convictos da importância de acesso escolar dos alunos de ensino básico também à área de Arte, houveram manifestações e protestos de inúmeros educadores contrários a uma das versões da referida lei, que retirava a obrigatoriedade da área. Com a Lei n. 9.394/96, revogam-se as disposições anteriores e Arte é considerada obrigatória na educação básica: “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”.
 
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais : Arte / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf>. Acesso em: 09 abr. 2019.
 
De acordo com o texto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
 
I. O apoio do Movimento Arte Educação foi fundamental para a alteração da LDB que, em 1996, passou por uma nova alteração: a atividade de educação artística é substituída pelo ensino da arte por meio da Lei n o 
9.394, garantindo a obrigatoriedade do ensino da arte nas escolas nos diversos níveis da educação básica.
Porque:
II. Segundo a Lei n o 9.394 em seu artigo 26, §2 o , o ensino da arte constituirá componente curricular não obrigatório nos diversos níveis da educação básica.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
	
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
PERGUNTA 5
Os Parâmetros curriculares nacionais: Arte é organizado em duas partes. Na primeira parte, é realizada uma caracterização da área e a segunda parte destaca as quatro linguagens artísticas que serão tratadas ao longo do texto.
 
Ainda sobre o documento, analise as afirmações a seguir:
 
O texto fala sobre os objetivos gerais da Arte, sem se relacionar com os conceitos relativos à natureza do conhecimento artístico.
A primeira parte do documento trata da história do ensinoda arte no Brasil.
A segunda parte apresenta também critérios de avaliação para a área.
As quatro linguagens que o documento trata são música, artes cênicas, artes gráficas e dança.
  
Em relação às assertivas, assinale a alternativa correta:
	
	
	I e III são afirmações corretas, II e IV são afirmações incorretas.
	
	
	II e III são afirmações corretas, I e IV são afirmações incorretas.
	
	
	II, III e IV são afirmações corretas, I é uma afirmação incorreta.
	
	
	II é uma afirmação corretas, I, III e IV são afirmações incorretas.
	
	
	I, II e IV são afirmações corretas, III é uma afirmação incorreta.
PERGUNTA 6
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) é um documento produzido com a finalidade de auxiliar creches, entidades equivalentes e pré-escolas. Sendo um referencial, não é obrigatório; não sendo mandatário, não é para ser "obedecido", servindo de guia educacional para profissionais que trabalham com crianças de 0 a 6 anos de idade.
 
A seguir, analise as afirmativas a respeito do RCNEI e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s):
(  ) está centrado no desenvolvimento integral da criança.
( ) os eixos de trabalho são o homem e a natureza, o som e o movimento, a linguagem oral. 
( ) coloca a criança como protagonista do seu processo de aprendizagem e o ensino por competências.
(  ) tem como finalidade esclarecer o que deve ser ensinado na educação infantil.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	F, F, V, V.
	
	
	V, V, F, V.
	
	
	V, F, V, F.
	
	
	F, V, F, V.
	
	
	V, F, F, V.
PERGUNTA 7
Segundo o RCN (1998) sobre Educação Infantil, o ensino da arte pode ser pensado a partir dos seguintes aspectos:
 
"Fazer artístico — centrado na exploração, expressão e comunicação de produção de trabalhos de arte [...]; Apreciação — percepção do sentido que o objeto propõe [...] visando desenvolver, por meio da observação e da fruição, a capacidade de construção de sentido, reconhecimento, análise e identificação de obras de arte e de seus produtores; Reflexão — considerado tanto no fazer artístico como na apreciação [...] no contato com suas próprias produções e as dos artistas".
 
BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil . vol. 3. Brasília: MEC/SEF, 1998.
 
Com base na informação apresentada, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I. O RCN - Educação Infantil apresenta o ensino da arte a partir de três pilares: o fazer artístico, a apreciação e a reflexão,
Porque 
II. Suas ideias estão fundamentadas na Abordagem Triangular do ensino da arte.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
PERGUNTA 8
Leia o trecho a seguir:
"Os PCN – Arte, em seu conjunto, é um documento que valoriza o ensino de arte na escola como uma área do campo do conhecimento tão importante como as demais. São indicações que auxiliam na orientação para o trabalho pedagógico com objetivos, conteúdos, processo de avaliação e orientações didático-pedagógicas. Sendo assim, é um referencial para a prática do professor e não propriamente uma proposta metodológica.”.
BATALHA, L. S.; SANTOS, T. dos. A educação e as artes .  Londrina: Educacional S.A., 2018.
A partir da ideia apresentada, avalie as seguintes afirmações:
Dança, música, teatro e artes visuais são áreas que devem ser compreendidas como produto cultural e de apreciação estética.
Artes visuais, dança, música e teatro são conteúdos obrigatórios que compõem o ensino de arte.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) orientam as escolas, mas não têm relação com a elaboração dos currículos, tendo em vista a sua concepção destinada para outro fim.
A ideia do reconhecimento da Arte como campo do conhecimento e disciplina curricular é conflitante com a ideia norteadora do PCN de Arte.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	
	I e III.
	
	
	II, III e IV.
	
	
	I e II.
	
	
	I, III e IV.
	
	
	I, II e IV.
PERGUNTA 9
Sobre o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998):
 
“Este documento constitui-se em um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas de qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças brasileiras”. 
 
BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil . vol. 1. Brasília: MEC/SEF, 1998.
 
Considerando essas informações acerca do documento, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s):
 
I.( ) O documento busca garantir o respeito à dignidade e os direitos das crianças.
II.( ) Defende o direito de brincar como forma de expressão, pensamento, interação e comunicação.
III.( ) Combate a socialização da criança nas mais diversas práticas sociais.
IV. ( ) Busca assegurar os cuidados essenciais à sobrevivência e ao desenvolvimento da identidade da criança.
 
A partir das afirmações apresentadas, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	V, V, V, F.
	
	
	V, F, V, F.
	
	
	F, F, F, V.
	
	
	F, V, F, V.
	
	
	V, V, F, V.
0,25 pontos  
PERGUNTA 10
Leia o trecho a seguir:
"A introdução da Educação Artística no currículo escolar foi um avanço, principalmente se considerar que houve um entendimento em relação à arte na formação dos indivíduos, seguindo os ditames de um pensamento renovador. No entanto, o resultado dessa proposição foi contraditório e paradoxal. Muitos professores não estavam habilitados e, menos ainda, preparados para o domínio de várias linguagens, que deveriam ser incluídas no conjunto das atividades artísticas (Artes Plásticas, Educação Musical, Artes Cênicas). Para agravar a situação, durante os anos 70-80, tratou-se dessa formação de maneira indefinida: ‘não é uma matéria, mas uma área bastante generosa e sem contornos fixos, flutuando ao sabor das tendências e dos interesses’. A Educação Artística demonstrava, em sua concepção e desenrolar, que o sistema educacional vigente estava enfrentando dificuldades de base na relação entre teoria e prática." 
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais : Arte / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf>. Acesso em: 09 abr. 2019.
 
Sob a perspectiva do texto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1971, incluiu a arte no currículo escolar com o título de educação artística.
              PORQUE
A arte era considerada uma atividade educativa e não uma disciplina.
 
A respeito das asserções, assinale a opção correta:
	
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Outros materiais

Outros materiais