A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Atividade_1_Artes e Moviemento

Pré-visualização | Página 1 de 2

UNIDADE 1 – Arte, movimento.....
PERGUNTA 1
O patrimônio cultural pode ser classificado conforme a sua natureza material ou imaterial. Segundo o Decreto-Lei n∘ 25/1937, o patrimônio material é o conjunto de bens culturais móveis e imóveis existentes no Brasil, sendo sua conservação de interesse público, seja por sua vinculação a fatos memoráveis da história do país ou por seu valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.
BRASIL. Decreto-Lei nº 25, de 30 de novembro de 1937. Da proteção do patrimônio histórico e artístico nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 1937.
 
 Considerando essas informações acerca do patrimônio cultural e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s):
 
(  ) Os bens tombados de natureza material podem ser móveis ou imóveis.
( ) São exemplos de bens tombados de natureza material imóveis: cidades históricas, sítios arqueológicos e paisagísticos.
( ) São exemplos de bens tombados de natureza material móveis: coleções (arqueológicas,  museológicas, documentais, bibliográficos, fotográficos, cinematográficos).
( ) Os bens de natureza material podem ser ainda: as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas que as comunidades, os grupos e, em alguns casos os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.
 
A partir das afirmações apresentadas, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	F, F, V, V.
	
	
	V, V, V, F.
	
	
	V, F, F, V.
	
	
	V, V, F, V.
	
	
	F, V, F, V
PERGUNTA 2
A Convenção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural adotada em 1972 pela Organização das Nações Unidas para a Ciência e a Cultura (UNESCO) tem como objetivo incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados significativos para a humanidade. Trata-se de um esforço internacional de valorização de bens que, por sua importância como referência e identidade das nações, podem ser considerados patrimônio de todos os povos.
IPHAN. Patrimônio Mundial . Disponível em: < http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/24 >. Acesso em: 09 abr. 2019.
 
Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, analise as asserções a seguir e associe-as com suas respectivas características:
I. Patrimônio Material.
II. Patrimônio Imaterial.
III. Patrimônio Cultural.
IV. Patrimônio Natural.
 
(  ) O patrimônio composto pelas práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas (com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados) que as comunidades, os grupos e, em alguns casos os indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.
(  ) É formado por monumentos naturais constituídos por formações físicas e biológicas, formações geológicas e fisiográficas, além de sítios naturais. Nele, a proteção ao ambiente, do patrimônio arqueológico, o respeito à diversidade cultural e às populações tradicionais são objeto de atenção especial. 
(  ) O conjunto de bens culturais móveis e imóveis existentes no país cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.
(  ) É o patrimônio de um povo que é formado pelo conjunto dos saberes, fazeres, expressões, práticas e seus produtos que remetem à história, à memória e à identidade desse povo.
 
A partir das relações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	IV, III, I, II.
	
	
	I, III, II, VI.
	
	
	
	
	
	II, IV, I, III.
	
	
	III, II, IV, I.
PERGUNTA 3
Leia o trecho a seguir:
 “O Decreto de 1937 estabelece como patrimônio ‘o conjunto de bens móveis e imóveis existentes no País e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico’. O Artigo 216 da Constituição conceitua patrimônio cultural como sendo os bens ‘de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira’”. 
IPHAN. Patrimônio Cultural . Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/218>. Acesso em: 09 abr. 2019.
 
Considerando essas informações acerca do patrimônio cultural brasileiro e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s):
 
( ) Patrimônio cultural brasileiro são os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.
(  ) São exemplos de patrimônios culturais brasileiros a capoeira, o Teatro Amazonas e o flamenco.
(  ) O patrimônio cultural pode ser classificado quanto à sua natureza, que pode ser regional, nacional e mundial.
(  ) O patrimônio cultural é formado pelo conjunto dos saberes, fazeres, expressões, práticas e seus produtos, que remetem à história, à memória e à identidade desse povo.
A partir das associações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	V, F, V, F.
	
	
	F, F, V, V.
	
	
	F, V, F, V.
	
	
	V, F, F, V.
	
	
	V, V, F, V.
PERGUNTA 4
Leia o trecho a seguir:
"Em 1988, com a promulgação da Constituição, iniciam-se as discussões sobre a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que seria sancionada apenas em 20 de dezembro de 1996. Convictos da importância de acesso escolar dos alunos de ensino básico também à área de Arte, houveram manifestações e protestos de inúmeros educadores contrários a uma das versões da referida lei, que retirava a obrigatoriedade da área. Com a Lei n. 9.394/96, revogam-se as disposições anteriores e Arte é considerada obrigatória na educação básica: “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”.
 
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais : Arte / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf>. Acesso em: 09 abr. 2019.
 
De acordo com o texto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
 
I. O apoio do Movimento Arte Educação foi fundamental para a alteração da LDB que, em 1996, passou por uma nova alteração: a atividade de educação artística é substituída pelo ensino da arte por meio da Lei n o 
9.394, garantindo a obrigatoriedade do ensino da arte nas escolas nos diversos níveis da educação básica.
Porque:
II. Segundo a Lei n o 9.394 em seu artigo 26, §2 o , o ensino da arte constituirá componente curricular não obrigatório nos diversos níveis da educação básica.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
	
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
PERGUNTA 5
Os Parâmetros curriculares nacionais: Arte é organizado em duas partes. Na primeira parte, é realizada uma caracterização da área e a segunda parte destaca as quatro linguagens artísticas que serão tratadas ao longo do texto.
 
Ainda sobre o documento, analise as afirmações a seguir:
 
O texto fala sobre os objetivos gerais da Arte, sem se relacionar com os conceitos relativos à natureza do conhecimento artístico.
A primeira parte do documento trata da história do ensino