A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
APOL 2

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Metodologia do Ensino da Geografia
Leia o extrato de texto a seguir:
“As iniciativas dos professores não devem ficar restritas a um tipo de texto ou de linguagem. Se o objetivo das aulas, entre outros, é ampliar a capacidade crítica do aluno, é preciso propor situações em que ele possa confrontar ideias, questionar os fatos com argumentação e, ao mesmo tempo, facilitar-lhe o acesso aos vários gêneros de textos e de linguagens”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTELLAR, S.; VILHENA, J. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2011. p. 65,66.
Tendo em vista essa afirmação e os conteúdos do livro-base Encaminhamentos metodológicos para o ensino de Geografia sobre as alternativas metodológicas no ensino de Geografia, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) As alternativas metodológicas são importantes, pois contribuem para a formação e vida em sociedade do aluno, bem como desenvolvem o raciocínio espacial e ampliam a compreensão sobre o espaço geográfico.
II. ( ) Os recursos didáticos são importantes para as aulas de Geografia, pois se caracterizam como mediadores do processo de ensino-aprendizagem no que concerne aos objetivos, conceitos e conteúdos desenvolvidos pelo professor.
III. ( ) Com relação à utilização de filmes em sala de aula, esse procedimento pode mostrar aspectos da realidade que muitas vezes o aluno desconhece, fazendo com que ele venha a perceber diferentes espaços geográficos.
IV. ( ) A música também pode ser um recurso didático importante a ser utilizado no ensino de Geografia, pois possibilita a compreensão de elementos e processos do espaço geográfico por parte do aluno.
Agora, marque a alternativa que apresenta sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	F – V – F – F
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – V – V – V
Você acertou!
Todas as alternativas são corretas. Segundo o livro-base, é necessário refletirmos sobre isso para termos mais mecanismos de avaliação de nossas práticas docentes, no sentido de propiciarmos um ensino de Geografia que realmente contribua para a formação do aluno e sua vida em sociedade. Os recursos didáticos, por se caracterizarem como mediadores do processo de ensino-aprendizagem, devem adequar-se “aos objetivos propostos, aos conceitos e conteúdos trabalhados, ao encaminhamento do trabalho desenvolvido pelo professor em sala de aula e às características da turma, do ponto de vista das representações que trazem para o interior da sala de aula. [...] Portanto, somente quando devidamente utilizados permitem melhor aproveitamento no processo de ensino-aprendizagem, além de maior participação e interação dos alunos entre si e dos mesmos com o professor” (livro-base, p. 88). O cinema, sendo uma fonte de cultura e informação, pode ser aproveitado em sala de aula para mostrar aspectos da realidade e também, se devidamente utilizado, pode evidenciar como ele traz subjacente uma série de ideias, posições e ideologias que são divulgadas mundialmente. Especificamente no ensino de Geografia,  a música tem se configurado como um importante mediador do processo de ensino-aprendizagem haja vista a ludicidade inerente a esse recurso didático e haja vista também as possibilidades de uso de uma linguagem distinta da escrita para a compreensão de elementos e processos do espaço geográfico. Sua relevância para o ensino pode ser observada, inclusive nos livros didáticos, entre os quais alguns passaram a trazer letras de músicas como meio de exemplificar certos conteúdos e enriquecer a análise (livro-base, p. 86-97).
	
	E
	V – V – V – F
Questão 2/5 - Metodologia do Ensino da Geografia
Leia o extrato de texto a seguir:
 “Os recursos didáticos são um dos elementos a serem considerados nas práticas pedagógicas, juntamente com as dimensões humana e política do ensino principalmente relacionados às novas tecnologias difundidas no século XXI”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRANDÃO, Inez de Deus N.; MELLO, Marcia Cristina de Oliveira. Recursos didáticos no ensino de Geografia: Tematizações e possibilidades de usos nas práticas pedagógicas. <https://edutec.unesp.br/publicador/content/131/attachment/Recursos%20didatico%20Geografia%20Marcia%20Mello.pdf>.  Acesso em 20 abr. 2017.
Tendo em vista essa afirmação e os conteúdos do livro-base Encaminhamentos metodológicos para o ensino de Geografia sobre a utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de Geografia, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Os recursos didáticos favorecem a prática docente e contribuem para o desenvolvimento do raciocínio espacial por parte dos alunos.
II. ( ) Além da parte textual presente nos livros didáticos, é importante que os alunos tenham contato com outros tipos de linguagem no ensino de Geografia.
III. ( ) Livros didáticos não são considerados recursos didáticos, pois são materiais que o professor utiliza diariamente no seu processo de ensino-aprendizagem.
IV. ( ) Entre vários recursos didáticos existentes, podemos citar: mapas, gráficos, músicas, fotografias, filmes, entre outros.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – F – V
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV são verdadeiras. “Há uma ampla variedade de recursos e materiais didáticos que podem ser melhor aproveitados na educação básica, favorecendo em práticas docentes que contribuam para o desenvolvimento do raciocínio espacial dos alunos e a ampliação da compreensão que os mesmos têm sobre o espaço geográfico. [...] Além do uso mais contextualizado desse material, defendemos neste texto a relevância da inserção de outros recursos no ensino de Geografia, de modo que os encaminhamentos metodológicos adotados pelo professor em sala de aula favoreçam o contato dos alunos com outros tipos de linguagem, além do textual presente nos livros didáticos. [...] Entre os vários recursos didáticos existentes, podemos citar alguns, tais como os livros didáticos e paradidáticos, mapas, fotografias aéreas, imagens de satélite, literatura, músicas, poemas, fotografias, filmes, videoclipes, jogos, jornais, revistas”. A afirmativa III é falsa: Entre os vários recursos didáticos existentes, podemos citar alguns, tais como os livros didáticos e paradidáticos (livro-base, p. 83, 87 e 88).
	
	B
	V – V – V – F
	
	C
	F – V – F – V
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	F – F – F – V
Questão 3/5 - Metodologia do Ensino da Geografia
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Enquanto na Universidade, na década de 70 do século XX, os debates se acirravam em decorrência da busca de novos paradigmas teóricos no âmbito do conhecimento em Geografia, a escola pública de primeiro e segundo graus, hoje ensino fundamental e médio, enfrentava problemas ocasionados pela Lei 5.692/71”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PONTUSCHKA, N. et al. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2009. p. 59.
Tendo em vista essa afirmação e os conteúdos do livro-base Encaminhamentos metodológicos para o ensino de Geografia sobre a Lei de Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus (Lei 5.692/71), analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. Devido a essa Lei, novas matérias escolares foram criadas tornando-as obrigatórias em todo o território nacional.
II. Os currículos de primeiro e segundo graus no Brasil deveriam conter um núcleo comum válido para todo o território brasileiro e uma parte diversificada para atender, por exemplo, às especificidades locais.
III. As especificações do núcleo comum e os objetivos de cada matéria estavam descritas na Resolução 80 do Conselho Federal de Educação.
IV. O núcleo comum deveria ser formado pelas disciplinas