Buscar

PAC 14

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIR. ADM. I - PESQUISA ACADÊMICA 14
1. (Técnico Judiciário - STJ - CESPE/2008) Quando os membros do TJDFT se reúnem para decidir questões administrativas, tem de observar apenas a respectiva lei de organização judiciária e seu regimento interno, haja vista a Lei nº 9.784/99 ser aplicável tão somente aos órgãos do Poder Executivo da União.
2. (Analista Judiciário – Administrativa – TRE/MT - CESPE/2010) Segundo previsão legal expressa na Lei nº 9.784/99, as normas básicas ali consignadas quanto ao processo administrativo aplicam-se no âmbito da União, dos Estados e dos Municípios, nas esferas dos distintos poderes.
3. (Analista Processual - MPU - CESPE/2010) A referida lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da administração pública direta e indireta, e seus preceitos também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, quando no desempenho de função administrativa.
4. (AFCE – TI - TCU - CESPE/2010) As normas previstas na Lei nº 9.784/1999, que disciplina o processo administrativo no âmbito da administração federal, são aplicáveis apenas à administração federal direta.
5. (Defensor Público - DPU - CESPE/2010) Com a publicação da Lei nº 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da administração pública federal, houve significativa melhoria na proteção dos direitos dos administrados e na execução dos fins da administração pública. Com relação aos agentes administrativos, aos direitos e deveres dos servidores públicos e ao processo administrativo, julgue os próximos itens. A lei mencionada estabelece normas básicas acerca do processo administrativo somente na administração federal e estadual direta.
6. (Defensor Público - DPU - CESPE/2010) Carlos, servidor da Justiça Federal, responde a processo administrativo nesse órgão e requereu a aplicação da Lei nº 9.784/1999 no âmbito desse processo. Nessa situação, é correto afirmar que tal aplicação é cabível.
7. (Técnico de Controle Externo – TCU – CESPE/2009) A Lei nº 9.784/99 regulamenta o processo administrativo no âmbito da União, dos estados e dos municípios, visando, entre outros aspectos, à proteção dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da administração.
8. (Agente Administrativo – MPS – CESPE/2010) O processo administrativo, na administração pública federal, visa à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da administração.
9. (Analista Judiciário – Judiciária – TRE/GO - CESPE/2008) Órgão é a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica.
10. (Técnico Administrativo - MPU - CESPE/2010) De acordo com a Lei nº 9.784/1999, entidade é a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica, enquanto autoridade é o servidor ou agente público dotado de poder de decisão.
11. (Analista Judiciário – Arquivologia – TRT 17ª Região - CESPE/2009) Órgão é a unidade de atuação integrante da estrutura da administração direta e indireta; entidade é unidade não dotada de personalidade jurídica.
12. (CESPE/2011 – IFB – Professor) Entre os princípios expressamente consignados na Lei nº 9.784/1999, inclui-se o relativo à impessoalidade.
13. (Analista Judiciário – Administrativa – STJ - CESPE/2008) Conforme determina a lei geral do processo administrativo no âmbito da União, a atuação da administração pública deve ser feita de acordo com a lei e com os atos regulamentares editados pelo Poder Executivo, não sendo considerados o entendimento doutrinário nem o jurisprudencial, pois esses são formas de interpretação estranhas ao Poder Executivo.
14. (Administrador – Correios – CESPE/2011) Os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, embora não estejam mencionados no texto constitucional, estão previstos, de forma expressa, na lei que rege o processo administrativo federal.
15. (Agente Administrativo – MPS – CESPE/2010) Nos processos administrativos busca-se a adequação entre meios e fins, até mesmo com a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público, visando à prevenção das irregularidades.
16. (Técnico em Comunicação Social – DPU – CESPE/2010) O princípio da gratuidade não se aplica ao processo administrativo, considerando-se a necessidade de cobertura das despesas decorrentes da tramitação.
17. (Analista Judiciário – Judiciária – TRE/ES - CESPE/2011) Entre os princípios que orientam a condução do processo administrativo, está o da verdade formal, segundo o qual a administração pública deve decidir a controvérsia fundamentando-se somente nas provas produzidas no processo.
18. (Analista em Ciência e Tecnologia Júnior – CNPQ - CESPE/2011) Nos processos administrativos, nova interpretação dada pela administração pública sobre determinada matéria deve ser aplicada retroativamente.
19. (Analista de Controle Externo – TCU - CESPE/2009) No âmbito do processo administrativo, não pode o administrador deixar de aplicar lei já em vigor, sob o argumento da existência de mudança de entendimento acerca da sua interpretação e aplicação. Nesse caso, a nova interpretação deve ser aplicada aos casos já analisados, sob pena de violação ao princípio constitucional da legalidade.

Outros materiais