Buscar

prova 2 educação e diversidade

Prévia do material em texto

O que estabelece as diferenças entre os indivíduos que constituem a sociedade são as relações de poder instaladas na mesma sociedade, bem como as disputas de poder que nela se estabelecem. Essas mesmas relações e disputas marginalizam e excluem o outro. Por isso, a sala de aula, a escola em si, é a aliada para a superação dessas diferenças, à medida que um trabalho voltado para a valorização das visões plurais e das diferentes identidades dos sujeitos, em convivência em um ambiente comum pode ser efetuado pelo professor. Tal trabalho poderia promover a desconstrução de estereótipos e rótulos já inseridos ao longo do tempo nos diferentes grupos sociais. Acerca das diferenças individuais e sua superação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para a superação das diferenças individuais, necessários são diferentes significados e identidades, além do convívio com as diferenças.
(    ) Na produção dos currículos, muitas vezes, prevalecem as relações de poder.
(    ) Os conteúdos trabalhados nas diferentes disciplinas deveriam contribuir para manter o mesmo pensamento europeu e cristão, sem criar confronto com outros modos de ver e compreender o mundo.
(    ) Importante seria confluir e encontrar as diversas vozes, desconstruir e reconstruir as representações das relações sociais e dos grupos culturais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	2.
	Imaginar uma sociedade sem conflitos é quase impossível, uma vez que eles surgem espontaneamente nos relacionamentos humanos, originários das diferenças de cada indivíduo, dos seus desejos, valores e necessidades. Por vezes, eles são até necessários para acender mudanças e melhorar a qualidade das convivências. Sobre situações de conflitos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
    
(    ) Muitos conflitos se confundem com a violência.
(    ) Os conflitos partem da divergência de opinião.
(    ) Situações de agressividade e coerção são conflitos saudáveis.
(    ) Toda flexibilidade gera grandes conflitos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	3.
	Para a superação das diferenças, o essencial é não somente o reconhecimento da diferença e dizer-se que se é tolerante a ela. Claro, sim, deveria ser que a diversidade significa também multiplicidades e diferenças. Importante também é o questionamento dos valores humanos que podem excluir o ser humano, o diferente. Portanto, não basta somente tolerar, mas compreender como a diferença está instalada no seio da sociedade e, ao mesmo tempo, ver e compreender as relações de poder, para, assim, respeitar e admirar a diferença. Acerca da diferença e sua compreensão pelos indivíduos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A diversidade é um processo que ocorre sob a égide das relações e disputas de poder.
(    ) É a própria sociedade que dita quem é o ?outro?, que é diferente de ?mim?.
(    ) Na sala de aula, é importante que o professor se volte para a valorização das visões plurais e das identidades dos diferentes sujeitos.
(    ) No ambiente escolar, constitui papel do professor a construção de estereótipos e rótulos acerca de determinados grupos sociais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	4.
	Conforme o Estatuto da criança e do Adolescente (ECA), o desafio de educar não é de responsabilidade única da escola, a educação é papel também da família e da comunidade. Nesse sentido, compete ao Estado garantir o acesso à educação, sendo que a tarefa de educar é de toda a sociedade: da escola, da família e da comunidade. Sobre o ECA e o direito à educação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Direito ao respeito dos educadores para com os alunos.
(    ) Direito a negar-se de frequentar as aulas.
(    ) Direito do acesso a uma escola próxima do local em que vive.
(    ) Direito ao Ensino Fundamental obrigatório e gratuito.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da União], Poder Legislativo, 16 jul. 1990, p. 13563. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm>. Acesso em: 11 maio 2017.
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	5.
	Quanto mais nos aproximamos do entendimento do que realmente representa a diversidade para a população brasileira, por meio dos indicadores de pesquisas atuais, melhor para conhecermos todo contexto que nos permite entender o protagonismo da educação com relação à garantia dos direitos e da cidadania. Se a educação é direito de todos, como a legislação garante esse direito? Sobre as ações que auxiliaram para garantia desses direitos, analise as opções a seguir:
I- Por meio da Convenção Americana dos Direitos Humanos.
II- O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069.
III- Convenção Internacional - 1989 - Doutrina de Proteção Integral.
IV- ECA- Estatuto do Jovem e Adulto.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção I está correta.
	 b)
	As opções I, II e IV  estão corretas.
	 c)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a opção III está correta.
	6.
	Podemos dizer que os direitos humanos possuem um caráter histórico, pois sofrem alterações através dos tempos, atendendo Às necessidades e circunstâncias específicas de cada momento. No entanto, a ideia de direitos humanos, tal como a conhecemos é recente, e traz precedentes históricos amparados pelo pensamento liberal moderno. Sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Trata dos direitos de liberdade e igualdade.
	 b)
	Trata das políticas econômicas necessárias à implantação dos direitos humanos.
	 c)
	Não se refere aos direitos culturais.
	 d)
	Faz referência aos partidos políticos e seus direitos.
	7.
	Para a superação das diferenças, dentro da sociedade, pelas vias da escola e do currículo escolar, faz-se necessário levar em consideração os saberes, os valores, os significados, as identidades étnicas, religiosas, sexuais e o convívio com as diferenças. Assim, na sala de aula, e na escola como um todo, seria de grande valia que os conteúdos já existentes nas diferentes disciplinas curriculares pudessem servir para a desestabilização do pensamento europeizante e cristão, com o intuito de criar o confronto com outras formas de conceber e compreender o mundo. Acerca das diferenças e sua superação na escola, tendo como base os currículos e as diferentes disciplinas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É importante que o professor aja no sentido de desconstruir os discursos estereotipados e romper com os rótulos.
(    ) É de grande valia, no espaço escolar, a promoção da diversidade, com o objetivo de promover a boa convivência entre os diferentes indivíduos.
(    ) Vale muito que se evite a promoção de eventos que envolvam crianças, adolescentes e jovens.
(    ) Buscar fazer com que as minorias participem de atividades culturais voltadas aos seus próprios interesses.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	8.
	Se bem analisado, o termo diversidade mantém direta relação com as palavras diferença, multiplicidade de coisas, as coisas que não se assemelham umas às outras. Na sociedade, também as pessoas são diferentes entre si,à medida que existem diferentes etnias, diferentes gêneros, diferentes classes sociais, diferentes profissões etc. Entretanto, sendo uns diferentes dos outros, é preciso que sejam tratados igualitariamente, não ocorrendo discriminação de uns com relação aos outros. E isso parte da escola, à medida que as garantias, no que concerne às crianças e adolescentes, são preconizadas no Estatuto da Criança e do Adolescente, principalmente no seu Artigo 5º, que destaca que ?nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais?. A respeito desse artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Estatuto da criança e do adolescente. Lei nº 8.069/90, atualizado com a Lei nº 12.010, de 2009. Disponível em: <https://www.tjsc.jus.br/infjuv/documentos/ECA_CEIJ/Estatuto%20da%20Crian%C3%A7a%20e%20do%20Adolescente%20editado%20pela%20CEIJ-SC%20vers%C3%A3o%20digital.pdf>. Acesso em: 24 set. 2014.
	 a)
	A diversidade, no ambiente escolar, foca-se na leitura do Estatuto da Criança e do Adolescente, de modo a garantir o que diz a lei.
	 b)
	A diversidade, no ambiente escolar, foca-se na leitura de documentos como o Projeto Político-Pedagógico, o qual, obrigatoriamente, deve tratar do assunto, com vistas ao cumprimento dos preceitos legais.
	 c)
	A diversidade, no ambiente escolar, foca-se na orientação e na organização das atividades, de modo a garantir o que diz a lei.
	 d)
	A diversidade, no ambiente escolar, foca-se no fato de que aos alunos praticantes da discriminação seja chamada a atenção pelo Serviço de Orientação Educacional, de modo a garantir o que diz a lei.
	9.
	Para que a discriminação social não se torne algo conflituoso, muito importante é que, na sala de aula, diferentes temas sejam discutidos, a exemplo de classe social, raça, gênero, habilidades físicas. Estas relações, dentro da sociedade, muitas vezes, são contraditórias e acarretam também discriminação, à medida que uns passam a receber maior atenção, quando não mais valorizados até. Exemplo disso é a relação de gênero, que muitas vezes se atém simplesmente à diferença homem/mulher, um considerado inferior e outro superior. A respeito do conceito de gênero, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Gênero diz respeito ao fato de mulheres e homens serem considerados diferentes, à medida que o homem possui maior força física que a mulher.
	 b)
	A questão do gênero diz respeito a que isso é um produto da realidade social e não uma decorrência da anatomia corporal do homem e da mulher.
	 c)
	O gênero diz respeito ao homem (ser superior) e à mulher (socialmente considerada inferior).
	 d)
	A questão de gênero relaciona-se diretamente à anatomia do corpo da mulher em relação ao corpo do homem, à medida que cada um tem já definido seu sexo.
	10.
	Pesquisas apontam duas características relevantes para entendermos a realidade da educação brasileira: uma se refere à diferença entre a média de anos de ensino de brancos e negros, e a outra que a população branca passa maior tempo na escola que a população negra. Nesse contexto, salientamos que não é suficiente ampliar o acesso à educação sem conhecer e considerar a diversidade de nossa população, principalmente no que tange às desigualdades. Sobre o reflexo da desigualdade no contexto social, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Pesquisas indicam que mulheres negras são as que mais sofrem com a desigualdade e o desemprego.
	 b)
	Pesquisas apontam que homens negros estão sujeitos ao desemprego mais do que mulheres negras.
	 c)
	Pesquisas indicam que homens brancos são os mais afetados com altos índices de desemprego.
	 d)
	Pesquisas indicam que cor/raça não tem relação com a desigualdade social.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes