Buscar

Sindrome de Cornélia de Lange Congresso (Ruchelly Almeida) (Renata Nunes) 22

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DA INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO PORTADOR DA SÍNDROME DE CORNÉLIA DE LANGE
 Ruchelly da Silva Almeida ¹; Lhara Jordanna Batista Ribeiro ¹; Hugo Borba Diniz Rezende ¹;  Ma. Renata Sousa Nunes ²  ; Esp. Murilo Marques Costa  ³
1 Discentes do curso de Fisioterapia da Faculdade Evangélica de Ceres.
2 Docente da Faculdade Evangélica de Ceres – Mestre em Ciências Ambientais.
³ Docente da Faculdade Evangélica de Ceres – Especialista em Controladoria e Finanças. 
INTRODUÇÃO
OBJETIVO
METODOLOGIA
RESULTADOS
CONCLUSÃO
O quadro clínico da paciente é bastante característico, sendo demonstrado pelo diagnóstico médico e Fisioterápico, estando concatenado aos sinais de atraso na linguagem, anomalias cardíacas, intestinais, ósseas, dificuldades na alimentação e déficit na sensibilidade à dor ou tátil. A intervenção Fisioterapêutica foi realizada de maneira individual, respeitando o grau de desenvolvimento da paciente sendo trabalhado a estimulação sensorial, coordenação motora, tonificação muscular e propriocepção. 
Os portadores da Síndrome Cornélia de Lange apresentam atraso de crescimento e do desenvolvimento psicomotor, assim como malformações (PARISI, et.,al 2015).
As múltiplas alterações afetam a nível fisiológico,  psicológico e comportamental (BOYLE, et., al 2015). A intervenção fisioterapêutica  do estudo de caso foi  voltada aos sintomas, devido sua gama de alterações do desenvolvimento.(MARTIN, 2014). 
Conhecer a Síndrome de Cornélia de Lange em seus aspectos clínicos, demonstrando na prática, como o fisioterapeuta é fundamental para esses pacientes, apresentando relato de caso, de uma paciente acompanhada pelo (CER) Centro Especializado em Reabilitação de Ceres –GO. .   
A pesquisa se configura no modo qualitativo, descritivo e exploratório. Sendo o instrumento para coleta de dados o acompanhamento da paciente, entrevista com a mãe e a Fisioterapeuta responsável. O cenário para o campo da consulta foi o CER, em que obteve-se a autorização e assinatura do TCLE para a busca de dados da pesquisa, e a autorização de imagens, sendo usado o contexto como revisão sistemática de artigos, bibliográfica descritiva. 
Acredita –se que para uma melhor efetividade no tratamento seja necessário um período de tempo e quantidade de sessões prolongados , para que os resultados sejam progressivos, além da interdisciplinaridade como fim de que a intervenção se torne mais eficiente. Portanto é fundamental as interações funcionais entre indivíduos associada ao meio ambiente (MARTIN, 2014; SACCANI, 2007).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BOYLE,et.al. Cornélia de Lange syndrome 2015 . Clinical Genetics.88(1):1-12 
MARTIN, R.  Caracterização clínica e motora em pacientes comsíndrome de cornélia de lange. 2014.
SACCANI, Raquel.Avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor emcrianças de um bairro da periferia de Porto Alegre.Scientia Medica, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 130-137, jul./set. 2007

Continue navegando