Buscar

DIREITO PROCESSUAL CIVIL 2 - AULA 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL CIVIL 2 – AULA 5 (13/03/2019)
5- RECONVENÇÃO (cont. Aula 4)
A reconvenção é um contra-ataque do réu contra o autor na mesma ação, a reconvenção provoca uma ampliação objetiva da demanda.
A reconvenção deve ser apresentada na própria contestação e o juízo deve ser absolutamente competente para conhecer tanto da ação originaria quanto da ação reconvencional. Deve haver ainda uma conexão entre as ações originarias e reconvencionais ou com o fundamento de defesa utilizado pelo réu.
A ação originaria e ação reconvencional são indiferentes entre si, qualquer causa que leve a extinção não impede o prosseguimento e julgamento da ação reconvencional. Portanto, em regra, as duas ações serão processadas e julgadas simultaneamente, eventualmente podendo sofre julgamentos separados.
A reconvenção pode provocar um litisconsórcio trazendo para o processo uma nova parte. A reconvenção pode ser proposta pelo réu em litisconsórcio com terceiro (art. 343, §§ 3° e 4°).
Observação: Não é possível a reconvenção nos sistemas de juizados especiais mas será possível o pedido contraposto (O pedido contraposto trata do mesmo fato enquanto a reconvenção pode tratar de fatos diversos pois é mais ampla).
REVELIA – Art. 344, CPC (aula 5)
É a ausência de contestação na forma e no prazo da lei.
EFEITOS DA REVELIA
A revelia produz efeito material de presunção de veracidade de todos os fatos narrados pelo autor na petição inicial. Esta presunção é relativa admitindo prova em contrário.
A revelia produz ainda 3 efeitos processuais: O primeiro possibilidade de julgamento antecipado (imediato) da lide. O segundo é o decurso dos prazos contra o réu revel que não tenha advogado constituído nos autos a partir da publicação de cada ato decisório no órgão oficial (art. 346). Já o terceiro é a dispensa de provas.
REVELIA SEM EFEITOS (ART. 345, CPC)
Inciso I: A contestação apresentada por um dos litisconsortes abrangerá os que não contestaram afastando todos os efeitos da revelia, desde que os fundamentos da contestação apresentada versem sobre questão indivisível, pois do contrário a contestação só valerá para o litisconsorte que apresentou e os demais sofrerão todos os efeitos da revelia.
Inciso II: O litigio versa sobre os direitos indisponíveis (confissão ficta)
Observação: Existe divergência na doutrina e na jurisprudência sobre processo que envolva a Fazenda Pública e que não haja contestação ela sofreria os efeitos da revelia. Uma primeira posição entende que a Fazenda Pública sempre cuida do interesse público portanto o direito disputado na causa seria indisponível não ocorrendo assim os efeitos da revelia. Para uma outra posição é necessário realizar uma distinção no caso concreto se a matéria discutida é de natureza de direito público ou de direito privado, caso estejamos diante de matéria de direito privado e a Fazenda Pública não oferecer contestação ela sofrerá todos os efeitos da revelia como particular qualquer.
Inciso III: Caso a petição inicial não estiver acompanhada de instrumento que a lei considere indispensável à prova do ato.
Inciso IV: As alegações de fato formuladas pelo autor forem inverossímeis ou estiverem em contradição com prova constante dos autos.
COMPARECIMENTO ESPONTÂNEO DO RÉU APÓS SUA REVELIA (ART. 346, P.U)
O revel poderá intervir no processo em qualquer fase, recebendo-o no estado em que se encontrar.
DAS PROVIDÊNCIAS PRELIMINARES (art. 347 até 352)
As providencias preliminares não são de ocorrência obrigatória devendo o juiz analisar cada caso concreto a adoção da providência necessária.
- Art. 348 –> Revelia sem efeitos = Determinar que o autor especifique provas
- Art. 349 –> Réu comparecendo em tempo poderá especificar provas
- Art. 350 –> Réu utiliza uma defesa material indireta, o juiz deverá abrir prazo de 15 dias para réplica do autor
- Art. 351 –> Réu utiliza uma defesa processual, o juiz deverá abrir prazo de 15 dias para réplica do autor
- Art. 352 –> O juiz determinará a correão de vícios sanáveis 
JULGAMENTO CONFORME O ESTADO DO PROCESSO (art. 353 e seguintes)
Cumpridas as providencias preliminares ou não havendo necessidade delas, o juiz proferirá julgamento conforme o estado do processo.
QUADROS EXEMPLIFICATIVOS DA AULA

Outros materiais