Buscar

CONTABILIDADE BÁSICA SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Na tentativa de compreender os fenômenos sociais, Weber estabeleceu uma tipologia das ações sociais. As várias tipologias constituem um recurso que Weber chamou de “tipo ideal”.O que significa o "tipo ideal" de Weber?
Nota: 20.0
	É uma construção teórica elaborada pelo pesquisador com base em vários aspectos históricos. É utilizado como instrumento de pesquisa, possibilitando verificar se a realidade a ser estudada se aproxima ou se distancia do tio ideal construído. O tipo ideal nunca será encontrado tal e qual na realidade, sendo apenas uma construção teórica, ou seja, é um recurso metodológico.
Resposta:Tipo ideal (também chamado de tipo puro) é uma forma de análise da sociologia compreensiva que dá sentido as nossas ações. É um conceito criado servindo como guia nos fenômenos que ocorrem na realidade
Questão 2/5
Diferencie análise vertical de análise horizontal.
Nota: 20.0
	Análise vertical: é aquela por meio da qual comparamos cada um dos componentes de um grupo de contas em relação ao total deste, evidenciando a porcentagem de participação de cada conta em relação ao total do grupo.
Análise horizontal: é aquela que tem por finalidade evidenciar a evolução dos itens das demonstrações financeiras ao longo dos anos, ou seja, demonstrar se houve ou não crescimento em termos quantitativos, bem como acompanhar o desempenho de todas as contas que compõem a demonstração analisada.
Resposta:A diferença é que na horizontal nós comparamos dados ao longo do tempo e analisamos a evolução de cada conta ou grupo de contas no tempo, e na vertical comparamos apenas as contas e os tipos de contas entre sí, e isso nos permite outros tipos de análises.
Questão 3/5
O patrimônio de uma empresa é representado por meio dos bens, direitos e obrigações.Como as obrigações podem ser definidas?
Nota: 20.0
	Representam todos os valores que a empresa tem o compromisso de pagar a terceiros, provenientes de suas transações comerciais relativas a compras a prazo.
Resposta:Elas podem ser definidas a partir do passivo, ou seja, a partir de toda a parte credora.
Questão 4/5
As despesas da empresa são classificadas em dois grandes grupos: operacionais e não operacionais, segundo a ligação com o ramo de atividade da empresa. As despesas operacionais são aquelas efetuadas para o desenvolvimento das atividades diretamente ligadas à natureza da empresa.Sendo assim, conceitue o que são despesas de vendas, despesas administrativas e despesas financeiras.
Nota: 20.0
	Despesas de vendas: compreendem os gastos efetuados com a finalidade de aumentar as vendas.
Despesas administrativas: compreendem os gastos efetuados com a administração em geral.
Despesas financeiras: compreendem os gastos efetuados com o pagamento de juros por atraso no pagamento da empresa ou despesas bancárias, efetuadas para cobrança dos seus clientes.
Resposta:Despesas de vendas: Gastos com funcionários, infra-estrutura, mobiliário, etc;
Despesas administrativas: São as despesas com o processo administração e funcionamento da empresa;
Despesas financeiras: São os juros que a empresa deve pagar aos seus credores devido a empréstimos contraídos.
Questão 5/5
Dentro da realidade social em que nos inserimos, existem formas de organização social estáveis, com regras padronizadas e aceitas socialmente. Essas formas de organização são chamadas de instituições sociais e possuem cinco (05) características fundamentais.Quais são estas características?
Nota: 20.0
	Exterioridade, objetividade, conectividade, autoridade moral e historicidade.
Resposta:Exterioridade, objetividade,coercitividade, autoridade moral, historicidade.

Outros materiais