Buscar

Avaliação II - Individual Semipresencial

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Sistemas e Aplicações Distribuídas (GTI04)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:447142) ( peso.:1,50)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os Sistemas Operacionais estão sujeitos a um fenômeno denominado deadlock, situação em que ocorre um impasse e dois ou mais processos ficam impedidos de continuar suas execuções, ou seja, ficam bloqueados. Acerca do fenômeno do deadlock, analise as afirmativas a seguir:
I- Para a ocorrência de um deadlock, é necessário que algumas condições sejam atendidas, a falha de alguma delas ensejará em sua inexecução.
II- As situações de deadlock podem ser tratadas pelo sistema operacional através de três estratégias: detecção e recuperação, evitar deadlock e prevenção.
III- Com a utilização de sistemas operacionais multiprogramas, as situações de deadlock não poderão ser evitadas, haja vista a grande quantidade de processos em execução.
IV- O deadlock pode ocorrer mesmo que haja somente um processo no sistema operacional.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	2.
	Um processo pode criar outros processos, que podem, por sua vez, criar também outros processos de maneira hierárquica. Quando um processo (processo pai) cria outro processo, chamamos este de subprocesso ou processo filho, gerando, desta forma, uma árvore hierárquica de processos. Com base nesse contexto e na figura a seguir, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ao finalizar o processo 4, somente os processos 6 e 7 serão finalizados.
(    ) O processo 5 é hierarquicamente inferior ao processo 2.
(    ) Somente os processos 6, 7 e 8 trabalham concomitantemente.
(    ) Para gerenciar os processos, será necessária a criação da estrutura denominada Bloco de Controle do Processo.
(    ) O processo 1 é definido como pai dos demais processos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	 a)
	F - V - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - V - V.
	3.
	As instruções de um processo eram executadas uma de cada vez nos primeiros sistemas operacionais. Já nos sistemas atuais, um processo pode dar início a um ou mais subprocessos, que são executados em paralelo ou de forma concorrente. Com base nisso, analise as afirmativas a seguir:
I- Para cada processo criado, o sistema operacional cria uma estrutura chamada Bloco de Controle do Processo (PCB), com o objetivo de realizar o gerenciamento dos contextos do processo.
II- O contexto de software especifica características do processo que influem na execução do mesmo, tais como: quantidade de arquivos abertos, prioridade, entre outros.
III- O subprocesso apresenta as mesmas características e particularidades de um processo qualquer, no tocante a contexto e fluxo de controle, diferenciando-se pelo fato de estarem relacionados a uma hierarquia.
IV- Para que um processo possa ser escalado para execução, precisa estar no estado novo.
V- O processo, estando no estado de espera, passa para o estado de novo assim que tiver sua solicitação de recurso atendida pelo sistema.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas III, IV e V estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e V estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	4.
	Para que um programa possa ser executado num computador, é necessário que o sistema operacional esteja em funcionamento, podendo executar diversos processos ou subprocessos, muitos deles nem percebidos pelo usuário. Ao executar um browser, como o Internet Explorer, um subprocesso será executado e gerenciado para cada aba aberta. Acerca dos processos e subprocessos computacionais, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Um processo pode criar outros processos, e assim por diante, sendo que o processo criado por outro processo é chamado de processo nativo.
	 b)
	A thread compartilha com o programa ou processo principal a mesma região de dados, obtendo uma economia no uso de recursos do sistema computacional, sendo basicamente um subprocesso.
	 c)
	Todas as informações referentes aos processos que estão em execução num sistema computacional são mantidas pelos controladores de dispositivos.
	 d)
	Quando um processo é criado pelo sistema operacional, este não precisa alocar recursos de software, hardware ou endereçamento, já que serão alocados posteriormente.
	5.
	O Device Driver é composto por um conjunto de funções e de estruturas de dados que controlam um ou mais periféricos, tais como discos rígidos, teclados, mouses, monitores, interfaces de redes etc. Cada driver interage com as diferentes partes do sistema operacional através de uma interface de programação. Diante disso, quanto ao Device Driver, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Device Driver é responsável por enviar as instruções para o controlador de entrada e saída.
(    ) Diante da inviabilidade de o Sistema Operacional ter conhecimento sobre todos os dispositivos disponíveis, cada fabricante desenvolve o Device Driver de seu dispositivo.
(    ) Para cada Sistema Operacional é desenvolvido um Device Driver específico.
(    ) O Device Driver permitiu que os Sistemas operacionais se tornassem mais genéricos, permitindo, assim, a instalação de novos dispositivos sem grandes complicações.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	6.
	O sistema operacional pode fazer uso de diversos tipos de algoritmos de escalonamento, sendo que cada um deles é recomendado para situações distintas, submetendo-se a alguns critérios. Acerca dos critérios de escalonamento, analise as sentenças a seguir:
I- A taxa de utilização do processador é um dos critérios que deve ser analisado pelo escalonador do sistema operacional, sendo desejável que o processador permaneça a maior parte do tempo em estado de ocupado. 
II- A fim de otimizar o processo de escalonamento, busca-se maximizar o turnaround, o qual estabelece o número de processos que foram completados em determinado espaço de tempo.
III- O tempo de espera é resultado do intervalo entre o início do processo e a geração da primeira resposta.
IV- Um escalonamento eficiente é resultado máximo do uso do processador e throughput, com a minimização dos tempos de processador, resposta e espera.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	7.
	Diante dos diversos tipos de sistemas operacionais disponíveis no mercado, destaca-se o sistema embarcado, que tem por objetivo realizar um conjunto de tarefas predefinidas, geralmente com requisitos específicos, como, por exemplo, o sistema de navegação de uma aeronave e o controle do espaço aéreo. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o melhor tipo de escalonamento de processos para o sistema descrito:
	 a)
	Escalonamento cooperativo.
	 b)
	Escalonamento por prioridades.
	 c)
	Escalonamento First-in-first-out.
	 d)
	Escalonamento de tempo real crítico.
	8.
	Cada dispositivo de hardware possui um controlador responsável por acessar suas operações mais elementares, através de linguagem de máquina. Ocorre que, muitas vezes, esses dispositivos são mais lentos que a memória RAM e os barramentos, gerando, desta forma, redução de desempenho. Com o objetivo de minimizar este problema,foi desenvolvida uma tecnologia nos controladores que evita que as solicitações de entrada e saída sejam realizadas diretamente nos dispositivos físicos. Com base nisso, assinale a alternativa CORRETA que identifica esta tecnologia:
	 a)
	Buffer.
	 b)
	Device Driver.
	 c)
	Reader / Writer.
	 d)
	System call.
	9.
	A interrupção é um sinal de dispositivo que usualmente resultará na troca de contexto, em que o processador para de executar um processo para atender ao dispositivo que pediu a interrupção. Acerca do tema de interrupção, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Qualquer dispositivo poderá disparar uma interrupção com o objetivo de informar ao sistema operacional que concluiu uma tarefa ou para retornar dados para o sistema operacional.
(    ) As IRQs (Interrupt Request ? Requisição de Interrupção) são 16 canais enumerados de 1 a 16, os quais os dispositivos podem utilizar para chamar a atenção da memória RAM.
(    ) A implementação da preempção por tempo tem como base as interrupções geradas pelo PIT (Programable Interrupt Timer).
(    ) A ISR (Interrupt Service Routine ? Rotina do Serviço de Interrupções) é a instrução executada quando ocorre uma interrupção, havendo apenas uma instrução predefinida para todos os tipos de interrupção.
(    ) O PIC (Programable Interrupt Controller) é o responsável pelo encaminhamento das interrupções dos periféricos para o processador.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F - F.
	 b)
	F - V - F - V - V.
	 c)
	F - F - F - V - F.
	 d)
	V - F - V - F - V.
	10.
	Os sistemas multitarefas conseguem executar vários programas ou processos ao mesmo tempo, através de mecanismos que controlam os diversos processos. Estes possuem estados que identificam a situação em que se encontram. Qual é a transição de estado realizada pelo escalonador conforme a política de escalonamento definida no sistema operacional?
	 a)
	Espera - Pronto.
	 b)
	Executando - Terminado.
	 c)
	Novo - Pronto.
	 d)
	Pronto - Executando.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes