Buscar

Sistemas de Informação nas Organizações

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Organizações têm diversos tipos de sistemas de informação que coletam e processam dados, distribuem relatórios e dão suporte a domadas de decisão e processos de negócios. Dessa forma, dentro do universo de sistemas de informações existentes, quais são as três classes de sistemas?
Escolha uma:
a. SPT, DW, CMMI.
b. TI, SIG, SAD.
c. ERP, CRM, SCM.
d. SPT, SIG, SAD.
e. ERP, TI e CRM.
Feedback
A resposta correta é: SPT, SIG, SAD..
Questão 2
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A respeito da normalização de dados, podemos afirmar corretamente que:
Escolha uma:
a. O processo de normalização de dados consiste na aplicação de técnicas para execução de agrupamento de tipos de dados distintos constituindo a criação de entidades. Estas entidades distintas não podem ser relacionadas entre si, pois possuem natureza e conteúdos distintos.
b. O processo de normalização de dados consiste no agrupamento de informações contidas nos dados em entidades específicas para cada área da organização que vai fazer uso destes dados.
c. A normalização de dados realiza a identificação de padrões na utilização de dados, e para isso, analisa o que realmente será aproveitado. Os dados não importantes, ou denominados sem valor, também são armazenados para uso futuro.
d. O processo de execução da normalização de dados é utilizado na constituição de bancos de dados, que são basicamente compostos por entidades também comumente denominadas tabelas e relacionamentos que possibilitam a integridade do conteúdo das entidades.
e. A normalização de dados realiza o tratamento de dados, entretanto a análise e quantificação é de responsabilidade da área de processamento de dados.
Feedback
A resposta correta é: O processo de execução da normalização de dados é utilizado na constituição de bancos de dados, que são basicamente compostos por entidades também comumente denominadas tabelas e relacionamentos que possibilitam a integridade do conteúdo das entidades..
Questão 3
Correto
MarcadaRemover rótulo
Texto da questão
A definição de dado pode ter vários contextos. Para o nosso propósito, dado é um conjunto de caracteres quaisquer, codificados ou não, que analisados isoladamente, não transmitem nenhuma informação ou conhecimento. A respeito de dados, é incorreto afirmar que:
Escolha uma:
a. Quaisquer observações e sinais emitidos pelo ambiente, que possam ser ou não quantificados são definidos como dados.
b. Em uma organização podemos dizer que dados são o registro dos fatos que ocorrem na mesma.
c. Dado é qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz à compreensão de determinado fato ou situação.
d. Os dados podem ser facilmente ordenados e transferidos para sistemas.
e. Mesmo sendo a obtenção de dados realizada a partir de vários contextos, a fonte destes deve ser definida como limitada.
Feedback
A resposta correta é: Mesmo sendo a obtenção de dados realizada a partir de vários contextos, a fonte destes deve ser definida como limitada..
Questão 4
Correto
MarcadaRemover rótulo
Texto da questão
Dos exemplos de sistemas a seguir, selecione a alternativa que é referente a expoentes dos sistemas de processamento de transações.
Escolha uma:
a. ERP, SCM.
b. ERP, Redes neurais.
c. Redes neurais, CRM.
d. ERP, Sistemas Especialistas.
e. CRM, Data warehouse.
Feedback
A resposta correta é: ERP, SCM..
Questão 5
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Dentro de nossas atividades, somos condicionados a utilização de sistemas que executam tarefas administrativas e técnicas das organizações com a finalidade de fornecer entrada e armazenar dados. Podemos citar questões relativas ao registro de ponto de funcionários, emissão de ordens de serviço, registros de contas a pagar e receber, controle de estoque, vendas e todas as demais atividades relacionadas ao registro de dados que necessitaram de alguma forma, posteriormente, um processamento e recuperação. Tais atividades são de responsabilidade de uma classe de sistemas, denominada:
Escolha uma:
a. Sistema de processamento de transações.
b. Sistema de informação gerencial.
c. Sistemas ERP.
d. Sistema SAD.
e. Sistemas CRM.
Feedback
A resposta correta é: Sistema de processamento de transações..
Questão 6
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Falando-se em Sistemas de Processamentos de Transações, complete as lacunas do texto a seguir:
As transações, que são os ...................... executados dentro de um ...................., por exemplo, o cadastro de um cliente ou a criação de uma nota fiscal, e que tem a finalidade de atualizar ou recuperar dados podem ser classificadas em on-line ou batch. As transações .................... são executadas após a solicitação do evento, sendo que o tempo de execução irá variar de acordo com o meio utilizado para o seu tráfego, ou ainda, o tempo de processamento que a mesma possui. Já as transações .................. são realizadas em ...................., ou seja, elas são agrupadas e executadas em um momento específico, portanto, posteriormente a solicitação do evento.
Escolha a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto acima:
Escolha uma:
a. Sistema, processo, on-line, batch, grupo.
b. Processos, programa, batch, on-line, conjunto.
c. Eventos, Sistema, on-line, batch, lote.
d. Eventos, Sistema, batch, on-line, lote.
e. Processos, Sistema, lote, batch, on-line.
Feedback
A resposta correta é: Eventos, Sistema, on-line, batch, lote..
Questão 7
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Os sistemas de informação são considerados atualmente um dos componentes mais importantes dentro das organizações para possibilitarem sua competitividade perante o mercado. Aliado aos sistemas temos a informação gerencial. Identifique nas afirmações a seguir, quais estão relacionados a esse tipo de informação.
1. A informação gerencial, independente da área da organização, não deve ser utilizada como ferramenta competitiva no mercado.
2. A aquisição ou geração da informação gerencial através de sistemas de informação tendem a trazer problemas para a estrutura da organização.
3. A informação é um recurso efetivo e inexorável para as organizações, principalmente quando planejada e disponibilizada de forma personalizada, com qualidade inquestionável e preferencialmente antecipada para facilitar as decisões.
4. A seleção da informação gerencial dentro das organizações precisa ser criteriosa, principalmente devido à grande quantidade de dados e informações atualmente disponíveis.
5. Durante o processo de tomada de decisão, caso a informação gerencial selecionada não tenha o uso de forma adequado, pode ocorrer o comprometimento de toda a hierarquia de dados, informação e conhecimento.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Somente as alternativas 3 e 4 são verdadeiras.
b. As alternativas 1, 2 e 5 são verdadeiras.
c. Todas as alternativas são verdadeiras.
d. As alternativas 1 e 2 são falsas e 3, 4 e 5 são verdadeiras.
e. Somente as alternativas 3 e 5 são verdadeiras.
Feedback
A resposta correta é: As alternativas 1 e 2 são falsas e 3, 4 e 5 são verdadeiras..
Questão 8
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A maior parte das organizações possui vários tipos de SPT, variando principalmente de acordo com a atividade fim. Porém, para o gerenciamento das principais atividades administrativas os sistemas existentes são: vendas, produção (variando de acordo com a atividade fim), finanças, contabilidade e recursos humanos. As principais características do sistema de informação transacional são:
Escolha uma:
a. Sistemas de computação interativos facilmente acessíveis e operados por pessoas não especializadas em tecnologia da informação.
b. Apresentar interação com o planejamento organizacional fornecendo suporte às atividades estratégicas e operacionais, devendo incorporar dados referentes a custos, receitas e comparações de resultados
obtidos com índices definidos pelo mercado.
c. Incorpora a construção explícita de uma variedade maior ou menor de modelos de análise de dados e está estruturado para que seus usuários trabalhem diretamente em tempo real com seus resultados, podendo incluir também outros usuários que não apenas da gerência.
d. Possibilidade de criar relatórios detalhados, lista e sumário e pode ser utilizado em todos os níveis de execução da empresa por atender às necessidades do nível operacional da organização.
e. Ser dividido em subsistemas, possuir histórico de transações que irá fornecer subsídios históricos que possibilitem a previsibilidade de ocorrências.
Feedback
A resposta correta é: Possibilidade de criar relatórios detalhados, lista e sumário e pode ser utilizado em todos os níveis de execução da empresa por atender às necessidades do nível operacional da organização..
Questão 9
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Os dados podem ser facilmente ordenados e transferidos para sistemas. Entre suas características e requisitos podemos citar:
1. Um mesmo dado deve ter a característica de não poder ter mais de um valor no mesmo intervalo de tempo.
2. O dado deve ser guardado e não ser suscetível a sua violação.
3. Os dados devem ter uma vida útil, a partir da qual poderá ter uma aplicação.
4. Deve ter a capacidade de utilização em vários sistemas, sem perder seu valor ou conteúdo inicial.
Os conceitos que estão associados as quatro afirmações, em ordem são:
Escolha uma:
a. Consistência, segurança, durabilidade, portabilidade.
b. Durabilidade, segurança, consistência, portabilidade.
c. Consistência, segurança, portabilidade, durabilidade.
d. Durabilidade, segurança, portabilidade, consistência.
e. Portabilidade, segurança, consistência, durabilidade.
Feedback
A resposta correta é: Consistência, segurança, durabilidade, portabilidade..
Questão 10
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Analise as seguintes afirmações sobre:
1. Ocorre quando a informação é trabalhada de modo a agregar um valor ao seu conteúdo inicial, e isso é realizado por recursos humanos, de forma que seja possível a obtenção de oportunidades, simulações em forma de cenários ou modelos ou possibilidade de realizar uma tomada de decisão.
2. É quando ocorre a aquisição de informação com um maior valor agregado a partir da aplicação e interpretação de análises humanas ou recursos computacionais em informações iniciais.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A afirmação 1 corresponde a definição do termo conhecimento e a afirmação 2 corresponde a definição do termo dado.
b. A afirmação 2 corresponde a definição do termo conhecimento.
c. A afirmação 2 corresponde a definição de inteligência artificial.
d. As afirmações 1 e 2 são complementares e estão relacionados a tomada de decisão.
e. A afirmação 1 corresponde a definição do termo conhecimento, pois não existem outras possibilidades de criação do conhecimento a não ser através de recursos humanos.
Feedback
A resposta correta é: A afirmação 2 corresponde a definição do termo conhecimento..

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais