Buscar

A identidade cultural na pós modernidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A identidade cultural na pós modernidade –
Stuart Hall ,Capt 1 , pag 7-22 . Cap 3 , pag47-65
Identidade em questão
As antigas identidades que sustentavam o mundo estão declinando , fragmentando o sujeito moderno antes conhecido como sujeito unificado . Essa “crise de identidade “ esta mudando as “ bases da sociedade” .
Identidades modernas estão sendo descentradas , começou no século XX e esta fragmentando as paisagens culturais , gênero , sexualidade , etnia, raça e etc. Esse fenômeno também nos afetam , essa perda do sentido de si, se chama “ deslocamento ou descontração do sujeito “. Esse deslocamento duplo tanto do meio social e cultural quanto de si constitui uma “ crise de identidade” para o individuo . ( Stuart Hall analisa a questão , não partindo de atores maiores , mas tenta entender como o meio afeta o homem e como este afeta o meio e causa as mudanças ).
Três concepções de identidade
Sujeito do iluminismo ; B) sujeito sociológico ;C) sujeito pós-moderno
Ele vê esses como evolução um do outro .
O SUJEITO DO ILUMINISMO se baseia em um ser humano centrado, unificado cujo núcleo esta dentro de si , dotado de razão e consciência . Ao longo de sua existência continua o mesmo.
SUJEITO SOCIOLOGICO seu núcleo não é autônomo/ autossuficiente, se constrói a partir da relação com as pessoas que são importantes para ele , mas também na inteiração dele com a sociedade . O sujeito tem inicialmente um “ eu real “ , preenchendo o espaço entre o mundo individual e o publico ( O individuo antes unificado agora se fragmenta e incorpora novas identidades a sua ) , isso compromete também as estruturas e instituições , mudando o próprio processo de identificação através do qual projetamos nossa identidade cultural , gerando o outro sujeito.
O SUJEITO PÓS-MODERNO esse sujeito já ano tem uma identidade fixa , torna-se móvel pelos sistemas culturais que nós rodeiam – definido HISTORICAMENTE e não BIOLOGICAMENTE. Essas identidades são usadas dependendo de cada momento , elas rodeiam o “eu” , são usadas pelo sujeito 
O caráter na mudança na modernidade tardia
Essa questão da identidade esta relacionada ao caráter da mudança na modernidade tardia. Impacto da globalização na identidade cultural.
Sociedades modernas = sociedades de mudança constante as – tradicionais não. 
Esses fatores novos deslocam o centro do individuo e no lugar coexistem diversos centros de poder 
O que esta em jogo na questão das identidades
Exemplo de Bush, onde tentou utilizar do jogo das identidades, mas não consegui, o que revelou que a identidade não é singular e pode , mesmo conflitante , coexistir ; 
As culturas nacionais como comunidades imaginadas
Identidade particular = para ele , identidade nacional .
Segundo ele o homem só se identifica segundo sua nacionalidade ( que não esta impressa nos genes ) pois se identifica com algo mais amplo – como membro de uma sociedade, Estado , nação pois através disso ele reconhece como lar. Impor um homem sem nação é um grande desafio ao pensamento moderno, pois a nação aparece como um aspecto inerente da modernidade.
Não nascemos com essa identidade nacional , é uma coisa construída . Nação é um sistema de representação cultural cheia de símbolos , e as pessoas participam dessa ideia de nação , que tem poder para gerar um sentimento. 
Para Gelner , foi criado através do tempo o “ teto politico” do estado-nação , que substituiu a lealdade pela tribo , etnia ou grupo para a nação no sei conceito ocidental.
Narrando a nação : uma comunidade imaginada
Não apenas formada de instituições culturais, mas também de símbolos e representações.
Para manter a coerção da nação e esse sentimento em torno dela, são usados 5 elementos principais : A) Narrativa da nação ; B) Ênfase nas origens ; C) Invenção da tradição; D)Mito fundacional e E) Povo.
O discurso da cultura nacional se equilibra entre voltar às glorias do passado e o impulso de avançar para a modernidade .
Ernest Renan disse que há três coisas que constituem o espirito de unidade de uma nação : 1- rico legado de memorias ,2 –desejo de viver em conjunto e 3-vontade de passar essa herança adiante.
Uma característica das nações modernas são hibridas culturalmente.
A raça é uma categoria DISCURSIVA e não uma categoria BIOOLOGICA.
Filme made in China quando a personagem japonesa deseja o estilo de vida brasileiro e passa a se vestir como uma brasileira. ( carnaval )
OFERECER PARA AS ORIENTAIS O MELHOR DAS OCIDENTAIS ( Cazé, Regina )

Outros materiais