Buscar

Consumidores e cidadãos 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Consumidores e cidadãos
CANCLINI, Néstor García. Introdução
Para Canclini a globalização é um processo de fracionamento articulado do mundo e recomposição de suas partes. Não apenas um mero processo de homogeneização, mas de reordenamento das diferenças e desigualdades.
Da o exemplo da América Latina, que era dominada pela Europa e agora pelos EUA, mas isso significa uma mudança também na estrutura desses países. Para ele a Europa nos vez cidadãos, mas os EUA nos transformou em consumidores. 
A relação do ser cidadão /consumidor faz com que as identidades se organizem a partir do consumo e cada vez menos nos símbolos nacionais. A noção de politica e cidadania se expandem ao incluir direito a habitação, saúde e principalmente apropriação de outros bens, logo o CONSUMO: não seria apenas gastos, mas um espaço para pensar.
Uma disputa cultural que marca o século é a disputa pelo audiovisual – 
Entre EUA, Europa, A.L .
Multiculturalidades 
Na América Latina a multiculturalidade é conhecida como parte da nação, já nos EUA significa separatismo(falta de uma politica que veja as diferenças como algo positivo- ex : nos EUA o que era pra ser uma orquestra é na verdade uma cacofonia).
Sujeitos

Outros materiais