Buscar

QUESTIONÁRIO MEMORIA E APRENDIZAGEM (2)

Prévia do material em texto

Questionário
Disciplina Psicologia da Aprendizagem e Memória
Questionário deverá ser manuscrito (valendo 2 pontos para AV1). Entrega do questionário: no dia da AV1- horário da disciplina. 
Referências: 
Resposta para a 1º questão do questinonário ( Capítulos 3- COLL, César; MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jésus. Desenvolvimento psicológico e educação 2. Psicologia da educação escolar. Porto Alegre: Artimed, 2004 
Resposta para as questões de 2 à 13 ( Introdução e Cap. I) LA ROSA, Jorge. Psicologia da Educação: o significado do aprender. Porto Alegre: ed. Edipucrs, 2003.
Resposta para as questões de 2 à 13 -SCHMITZ, Egídio Francisco. Didática moderna. Ed. Livros Técnicos e Científicos, 1984.
Responda as questões abaixo articulando os conceitos estudados nos textos da apostila com as reflexões e os debates levantados em sala de aula. 
Quais as contribuições dos estudos psicológicos para o campo da educação? Identifique as principais temáticas estudadas e explique as concepções.
Partindo das condições humana biológica e antropológica, qual a importância da aprendizagem para a vida humana?
A aprendizagem possibilita a sobrevivência da espécie humana e a evolução do homem e do meio em que vive. Foi por meio da aprendizagem que o homem pode melhorar a comunicação com outros da sua espécie, pode perceber e fazer uso da dinâmica da natureza, pode perceber e compreender situações que poderia colocar em risco sua vida e tantos outros. 
O que se entende por aprendizagem? Explique considerando critérios que a definem e diferenciam de outros processos psicológicos. 
Em primeiro lugar é um processo bastante complexo, envolve a integração entre os domínios cognitivo, afetivo e psicomotor. A aprendizagem é o processo de aquisição e assimilação mais ou menos conscientes, de novos padrões e novas formas de perceber, ser, pensar e agir.
Comparando o processo de aprendizagem ao processo psicológico da percepção, para que a percepção aconteça necessita o uso dos órgãos dos sentidos de forma mais subjetiva.
A aprendizagem ocorre sempre num sentido positivo? Explique e justifique sua resposta. 
Não, muitas vezes o conteúdo aprendido é usado de modo prejudicial, prejudicando a própria pessoa ou aos outros. 
A pesar da aprendizagem estar relacionada a mudanças no organismo, por que nem todas as mudanças no ser humano são resultado de aprendizagem? Explique.
Existem os reflexos inatos, como por exemplo: sorrir diante de algo que o alegre, salivar para uma comida gostosa, crescer fisicamente não se aprende com os outros ou em instituições de ensino, são reações fisiológicas e também causam alterações no ser humano.
O que é aprendizagem formal e informal? Descreva, explique e exemplifique.
A aprendizagem formal é aquela que acontece por exemplo dentro das escolas e universidades, é processual e gradativa levando o individuo a aprender de acordo com seu desenvolvimento e capacidades cognitivas.
E a informal é aquela que se aprende por meio das experiências vividas , são adquiridas no dia a dia com a interação das pessoas e do meio em que vivemos.
Por que podemos afirmar que a aprendizagem é um processo pessoal e significativo? Explique e exemplifique.
Cada pessoa é única em sua essência e sendo assim embora experimente uma mesma experiência que outras pessoas já experimentaram poderá sentir e interpretar de forma diversificada pois os valores adquiridos ao longo da vida contribuem no momento da aprendizagem influenciando na forma de como se aprende e interpreta.
Quais as principais características do fenômeno da aprendizagem? 
Ela é co nt inua, se ap re nde d ura nte todo o decor rer da vida, pes soa l, 
pois cada um apre nde ao se u modo, é soc ia l, po is aco ntece e m me io as o utras 
pessoas, é impo rta nte pa ra a sobre vivê nc ia de det er minadas espéc ies, é 
mod if icadora de co mpor ta me nto.

Outros materiais